Postado originalmente por
1929
É possível montar uma omini na horizontal? Nas frequencias baixas de HF ísto é muito usado. Na verdade uma dipolo horizontal é a mais usada em radioamadorismo. Mas não sei como se comportaria em 2.4 ghz. Como diria meu professor de física: Nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão) tudo é previsível, mas quando se altera um dos fatores o produto final pode ser inesperado.
Eu pergunto porque gostaria de mudar a polarização para horizontal para escapar um pouco das interferências de outras estações. Eu acho as setoriais muito caras e no caso das homologadas o angulo máximo de cobertura é 90º. Assim precisaria de 4 setoriais.
No caso da dipolo horizontal, se ela estiver orientada de norte a sul, os lóbulos principais serão de leste/oeste. Assim, com duas omini na horizontal, hipoteticamente teria uma cobertura de 360º.
Outro aspecto a considerar seria o angulo de abertura . Se na vertical ele for estreito, ao colocar na horizontal ela poderia tornar-se uma direcional para frente e para tráz, e aí duas não daria uma cobertura de 360º.
O que acham? É loucura ou dá para pensar?