Olá pessoal,
Sou novo em rede wireless em malha, só tomei ciência da sua existência no final de 2007, em dezembro, e fiquei encantado com a proposta da tecnologia. Tratei de ir correndo no mesmo dia comprar algum material e tentar montar uma MESH. Saquei dos Zinwell G120 com aproute 6.1, e fiz os testes iniciais no escritório. Inicialmente queria ver um conversando com o outro, sem saber por onde começar, virei a noite toda e não consegui nada. Normal
Mas, no dia seguinte com a cabeça fria, tive o primeiro sucesso com eles, pingavam entre si e trocavam suas tabelas de roteamento numa boa, só que quando tinham que acessar a LAN em um dois rádios não conseguia, foi então que testei várias combinações dos modos disponíveis nos rádios, chegando a essa configuração: para Gateway (o nó que vaí dá acesso a Internet
) use o modo Roteador Wan e para rádio que vai ter clientes pendurados nele, o velho Cliente ISP, dessa forma funcionou 100%.
Continuando minha missão, tentei fazer meu notebook se conectar a eles. Para isso, instalei o OLSRD para windows que pode ser baixado em olsr.org e fiz a configuração adequada (aproveite e dá uma olhada no arquivo de configuração Default, peguei uns macetes nele). Pense numa coisa legal, saí com dois notes conectados em um dos rádios equipados antenas de 5 dbi cada um, e consegui acesso normal até uns 100mts (o rádio ficou em um primeiro andar de uma casa) daí em diante, tipo cinco metros a mais, caiu a conexão dos dois notebooks. Sendo assim, voltei ao ponto onde conseguia ficar conectado e mandei a pessoa com o outro notebook ir mais adiante, ele automaticamente passou a se conectar ao primero notebook e foi 100 metros a frente conectado, beleza!
Nesse momento, a empolgação bateu, e fui além. Coloquei uma omni que tenho em cima de um prédio em modo ad-hoc e configurei para MESH e colequei um cliente com uma direcional acessando ele, funciona perfeitamente.
Daí resolvi comprar mais duas omnis de 12dbi ( só comprei por que no dia só tinha essas para pronta entrega, o bacana são as 8dbi) e mais dois Zinwell g120, o g220 não rolou não (todos com aproute 6.1).
Coloquei uma omni 12dbi em uma casa de primeiro andar a cerca de 600mts do prédio de 9 andares, e a segunda a mais 600mts da casa de primeiro andar, em uma casa de três andares, e para finalizar mais um Zinwell G120 (Gw Internet) no escritório a 100 metros da primeira casa. Tudo configurado e funcionando, mas é claro que os problemas vinheram, vamos a eles.
Antes de falar sobre os problemas, vou postar as configurações de cada equipamento.