Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 8 painéis no mesmo POP

    boa tarde amigos,


    estou com uma dúvida, e queria compartilhar com os amigos do fórum;


    tenho um POP (no alto de um prédio de +ou- 50m) onde já tenho 4 painéis, 2 de 12 e 2 de 17, gostaria de usar mais 4 painéis, e saber se posso usar 4 painéis em baixo desses 4 ae já instalados...ficaria uma separação de 1 a 2m na veritical entre os painéis, e colocaria 4 painéis de 12 em baixo e 4 de 17 na parte de cima...

    alguma sugestão ?

    OBS: já estamos contruindos outros POPs pela região, porém esse POP é muito estratégico.

    obrigado a qq sugestão.

    t+

  2. #2

    Padrão

    amigo nao tem problema nenhum, pelo contrario pelo visto vc se preocupa com qualidade... so procure nao usar os mesmos canais...

  3. #3

    Padrão

    Bom na verdade é bom vc manter pelo menos uma distancia de 1 a 2m de um para o outro(tanto de costa, lateral e altura), depedendo da potencia dos seus radio(cartões) quanto maior a pontecia mais deve ser a distancia.

  4. #4

    Padrão

    Caros amgios, infelizmente tenho que discordar da opinião do amigo schramm pois na verdade pelo pouco conhecimento que tenho, embora tenhamos 11 canais legais + 3 ("ilegais", 12-14) no total de 14, a distancia mínima entre canais, para que não gerem interferencia um no outro seria de 3 canais, ou seja, possíveis canais = 1,4,7,10,13 tenho um pop com 4 paineis de 90º nesta configuração e estou pensando seriamente em reduzir para 3 paineis de 120º pois tenho notado que quando desligo qualque um dos 4, o painel visinho fica mais forte de sinal. Portanto colocar + 4 paineis seria suicidio. Qual o motivo para colocar + 4???

  5. #5

    Padrão

    amigo se vc for olhar por esse lado da sobreposiçao dos canais, sa podera usar tres canais e ainda tera q pedir para todos na cidade desligarem os radios, nao tem problema nenhum em sobrepor canais, pois se fosse assim ninguem trabalharia, oq deve ser feito sim é uma analize sobre seu expectro para ver quais canais tem menos trafego,,,,

    mas como dizer, cada um tem sua opniao

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Caros amgios, infelizmente tenho que discordar da opinião do amigo schramm pois na verdade pelo pouco conhecimento que tenho, embora tenhamos 11 canais legais + 3 ("ilegais", 12-14) no total de 14, a distancia mínima entre canais, para que não gerem interferencia um no outro seria de 3 canais, ou seja, possíveis canais = 1,4,7,10,13 tenho um pop com 4 paineis de 90º nesta configuração e estou pensando seriamente em reduzir para 3 paineis de 120º pois tenho notado que quando desligo qualque um dos 4, o painel visinho fica mais forte de sinal. Portanto colocar + 4 paineis seria suicidio. Qual o motivo para colocar + 4???
    Caro amigo se forem sertorias da Hyperlink de 90º pode deixar apenas 3 que eles fecham os 360º pode testar eles dão mais de 120º cada. se vc colocar 3 de 120 vc vais estar praticamente trabalhando com uma omni ou seja continuara com muita interferencia, com 2 de 120º vc fecha 300º pode testa.. a uma distancia media de 8 a 14km.

    Acrecentando oque o amigo schramm disse... vale mais não adianta vc verificar o canal menos usado se vc deixa-lo proximo a outro painel um interferira no outro, vale lembra que quanto mais potencia mais proprio a interferencia.
    Última edição por Shturbo Internet; 07-01-2008 às 18:23.

  7. #7

    Padrão 8 painéis no mesmo POP

    Enfim,

    Qual o procedimento que deve ser feito?

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, vc vai ter problemas, porque o lóbulo de irradiação de uma vai interferir na outra. Mesmo em canais diferentes e afastadas 2 ou 3 metros vai gerar muito ruído e batimento.

  9. #9

    Padrão

    bom pensei em fazer assim,..;.

    tenho hj:

    figura em anexo (atual.jpg)

    ficaria assim:

    figura em anexo (futuro.jpg)


    esta seria a vista olhando vamos dizer por cima do prédio (Google Earth)...

    mais alguma sugestão...só reforçando como disse antes, o ponto é muito estratégico e já tenho outros POPs em construção na região...
    obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         atual.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	5,7 KB
ID:      	1576   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         futuro.JPG
Visualizações:	132
Tamanho: 	9,8 KB
ID:      	1577  


  10. #10

    Padrão opa...

    Utilizo 3 hyperlink17 de 120° fecha bem o enlace, o nivel de sobrepósiçao nao chega a uns 10% e olha q pra traz delas nao vaza nem 100,metros.....ja testei! , agora para o amigo acima, seguinte se vc tem predio se vc usa as paredes dele, isole-as contra as paredes tirandoa relaçao costas.... se vc usa torre useas em alturas diferentes aparencia nao e tdo estar alinhadinhas,..... e sim uma nao refletir ao foco da outra.....uso 3 na torre espaçamento em volta de uns 1,5metros ... agora estou montando outra com uns 1,2 maximo 1,5 tb, com as de 14db e aparentemente nao tive perda alguma. tenho amigos com umas 16 setor em predios isolam tdo nas paredes ou seja, qm tem altura so atribuem fixador se vc tem torre, procure desviar elas....
    Última edição por edevaldo; 08-01-2008 às 12:17.

  11. #11

    Padrão

    melhor seria usar a polarizacao contraria e esconder eas das outras a uma distancia maior que 5mts, que o sinal entre elas seja maior que -80

  12. #12

    Padrão

    blz amigos..obrigado pelas respostas, vou colocar 1 painel de 12 apenas pra teste, fixado na parede, qq coisa volto a postar a vcs...

    t+

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Caro amigo se forem sertorias da Hyperlink de 90º pode deixar apenas 3 que eles fecham os 360º pode testar eles dão mais de 120º cada. se vc colocar 3 de 120 vc vais estar praticamente trabalhando com uma omni ou seja continuara com muita interferencia, com 2 de 120º vc fecha 300º pode testa.. a uma distancia media de 8 a 14km.

    Acrecentando oque o amigo schramm disse... vale mais não adianta vc verificar o canal menos usado se vc deixa-lo proximo a outro painel um interferira no outro, vale lembra que quanto mais potencia mais proprio a interferencia.
    Olá amigo... vc acha entao que 3 paineis 90º hyperlink funciona melhor que 4 ?
    Obrigado...

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    3 paineis de 120 graus, funcionam melhor que 4 de 90 graus.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    3 paineis de 120 graus, funcionam melhor que 4 de 90 graus.
    Esta é a sua opiniao?

    Pelo que entendi nosso amigo shturbo diz q 3 paineis de 90 graus funcionam melhor q 4... e que 3 paineis de 120 graus funcionam como uma omni, ou seja, mta interferencia....

    Qto a 3 paineis de 120 ser melhor q 4 de 90 eu nao acredito... pois com os 4 eu posso distribuir melhor a carga nas 4 interfaces... nao eh isso?

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Esta é a sua opiniao?

    Pelo que entendi nosso amigo shturbo diz q 3 paineis de 90 graus funcionam melhor q 4... e que 3 paineis de 120 graus funcionam como uma omni, ou seja, mta interferencia....

    Qto a 3 paineis de 120 ser melhor q 4 de 90 eu nao acredito... pois com os 4 eu posso distribuir melhor a carga nas 4 interfaces... nao eh isso?

    Abraços
    Opa! boa Noite Froyer;
    O que disse foi para ele usar 3 paineis de 90º da hyperlink pois os mesmo, realmente ultrapassam os 90º com isso ele diminui sua proprio interferencia, pois quanto mais antenas proxima pior para o POP

  17. #17

    Padrão

    Eu acho que o shturbo quer dizer é que o painel de 90º da hyperlink cobre mais de 90º, chegando aos 120º.
    Assim com 3 paineis cobriria os 360º.
    Então seria só colocar um rádio para cada painel que fica balanceado igual.
    Pelo que eu entendi, ele diz que colocar 4 paineis de 90º vai haver uma sobreposição dos lóbulos de irradiação o que causaria uma certa interferência.

    Quem já está usando a hyperlink de 90º está convidado a relatar o que observou. Fecha com a observação do shturbo?

    Mesmo que os lóbulos se completem em uma distância curta, será que numa distância maior não vai ficar uma zona morta, já que o desenho do lóbulo sempre tem uma forma arredondada,
    Quando se observa desenhos de lóbulos a idéia é que o alcance máximo é dado sempre em uma posição perpendicular ao painel, ou seja na parte mais central do lóbulo? Já nas laterais eu penso que a irradiação tem menos potência, especialmente nas distâncias maiores.

    Ou será que eu estou "viajando".

  18. #18

    Padrão

    Taí a explicação dele. Enquanto eu escrevia a resposta ele já estava postando.
    Resta ver se na prática é real.

  19. #19

    Padrão

    Eu tenho 4 paineis hyper 90 graus 17db pol vertical... mas infelizmente nao tenho como fazer este teste... levaria mto tempo para dispor as antenas em triangulo e depois voltar...
    Mas tem uma coisa estranha... tem clientes que fica bem no meio, digamos assim, da area projetada da minha setorial A, e no entanto, o sinal da setorial B fica melhor...
    serah q eh pq a minha setorial A estah um pouco acima, digamos, uns 40cm da setorial B?

    Abraços a todos

  20. #20

    Padrão

    A outra coisa.... numa altura de 55 metros... qual seria a inclinação ideal desta minha setorial para atender melhor clientes a no maximo 3 km?
    Outra... uso nessa setorial placas ag530 e clientes q estao a 2,5 km ficam com o sinal em -75db... isso eh normal? nao eh mto pouco?
    Tenho um cliente a 163 metros da torre q o sinal fica em -82db... o q posso fazer pra melhorar isso?
    Abs