Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [movido] Omni x Setoriais - Help!!!

    Pessoal, gostaria que vocês opinassem a respeito:

    Tenho um ponto de acesso com um rádio de 100 mW ligado a uma Omni vertical da Hyperlink de 15 dbi. Se eu substituir essa omni por 3 setoriais de 120 graus e ligá-las ao mesmo rádio através de um multidivisor, eu vou ganhar ou perder potência?

    Alguém já passou por essa experiência?

  2. #2

    Padrão

    cara...

    se formos levar em consideração o nome do equipamento, veremos que ele divide, então no caso ele irá dividir a potência entre as saídas..

    serão 100mW divididos por 3..

    mas... é preciso verificar as especificações do equipamento, vai que ele pega o sinal de entrada de 100mW e manda 100mW em cada saída.. como nunca usei este tipo de equipamento não tenho como afirmar..

  3. #3

    Padrão

    caro _AGM_, ajude a manter o forum organizado, poste sua duvida no local correto, topico movido para

    wireless -> antenas

  4. #4

    Padrão

    Caro Luciano, acho que você não me entendeu: o rádio tem 1 saída apenas, eu usaria um multidivisor para dividir em três antenas o sinal de 1 saída do rádio...

  5. #5

    Padrão

    quote=_AGM_;297915]Caro Luciano, acho que você não me entendeu: o rádio tem 1 saída apenas, eu usaria um multidivisor para dividir em três antenas o sinal de 1 saída do rádio...[/quote]

    Vai dividir, como o Luciano falou. Não tem como fazer mágica. Moto-continuo é o sonho de todo mundo, mas até agora ninguem conseguiu. Além de dividir, vai ter as percas inerentes a cada cabo e conector.

    Se fosse para dividir com 3 antenas de angulo mais fechado, até que poderia conseguir alguma coisa, tipo antena de grade, mas na setorial com 120, vai ficar a mesma coisa.

    Coloca então 3 rádios e 3 setoriais, Aí sim.

  6. #6

    Padrão

    a melhor coisa mesmo é colocar cada antena com seu radio mesmo..

  7. #7

    Padrão

    Mas vcs acham que o alcance do sinal irá piorar, ou, na pior das hipóteses, ficar na mesma? Creio que deve-se levar em consideração de que uma antena Omni irradia em 360 graus, enquanto que a abertura do feixe da setorial seria de apenas 120 graus...

  8. #8

    Padrão

    cara..

    vai piorar, pois vai dividir o sinal..

    veja bem, a omni de 15 dBi irradia nos seus 360 graus uma potência de 1995mW, você não disse qual a potência das setoriais, mas supondo que seja a mesma potência da omni 15dBi, cada setorial irá irradiar 631mW.

    quando usa-se setoriais, é justamente para colocar cada setorial em um rádio, não tem sentido você colocar as setoriais em um único rádio, dessa forma é melhor usar a omni mesmo.

  9. #9

    Padrão

    precisa ver se o divisor da hyperlink divide o sinal.. ou se sai o mesmo para cada antena.. JA ESCUTEI que ele NAO divide... mas que sai o mesmo pra cada painel ... mas NUNCA vi.. nem fui atras disso.. precisa montar e testar

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    precisa ver se o divisor da hyperlink divide o sinal.. ou se sai o mesmo para cada antena.. JA ESCUTEI que ele NAO divide... mas que sai o mesmo pra cada painel ... mas NUNCA vi.. nem fui atras disso.. precisa montar e testar
    Boa noite.. amigo AGM;
    Se seu problema e apetência, coloque um amplificador de 1w ou 500mw com um divisor simples de 80 reais que ai ele vai dividir sua saída seja 1w(1000mw) ou 500mw vai aumenta sua potencia mais seu radio vai continuar com a mesma carga de usuário.. ou seja para vc ter um serviço melhor o melhor e vc colocar os 3 setoriais um com cada radio. assim vc triplica a carga de usuário...
    Boa sorte.
    === Produtos pra provedor www.shturbo.com.br/loja

  11. #11

    Padrão

    amplificador?

    além de não ser permitido pela Anatel amplificador estoura o espectro da onda.. FODENDO, além do sinal de quem usa divisor, o sinal de outras pessoas também..

  12. #12

    Padrão

    pelo amor de deus. esquece amplificador...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    amplificador?

    além de não ser permitido pela Anatel amplificador estoura o espectro da onda.. FODENDO, além do sinal de quem usa divisor, o sinal de outras pessoas também..
    Brow Luciano;
    1º Amplificador até 1w é permitido sim, usamos e ta no nosso projeto de instalação entregue a anatel ha muito tempo.
    2º Como disse ao amigo na questão dele precisar de potencia. Mais leia meu post novamente e dai vc questione... acho que vc não o leu corretamente.

  14. #14

    Padrão

    nao é permitido nao.. acha no site la a homologação dele !!! nao existe !!

  15. #15

    Padrão

    cara to testando os paineis da TSM aqui o painel homolagado 12,5 de 90H-10v e o Patch 9.5 90H-50V


    ambos paineis sao para uma distancia nao maior que 2KM

    a bolha (obulo de irradiação) é realmente o que dis o DIAGRAMA deles


    painel ideal para ser usado numa altura nao mais de 40 MTS


    a respeito da homini:

    vai troca ele pra que por falta de cobertura? ou por sinal baixo?

    se vc usar 4 painel para 1 radio é lógico que nao vai ficar redondo o painel diferente da onimi serve para concentrar um sinal por região e nao jogar para traz dele


    ex um torre que cobre 4 setores e estes setores temuito fluxo e só 1 radio ja nao da mais conta, entao precisamos setorizar a região e dividir o processamento, solucao

    4 painel 4 radio

    bom depois disso tem a escolha do painel certo:

    distancia do ultimo cliente que vc possa ter x altura que vai ficar este painel = Painel ganho DBI que cubra Vertical e Horizontal o seu lóbulo
    Última edição por Pirigoso; 20-01-2008 às 05:37.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Brow Luciano;
    Mais leia meu post novamente e dai vc questione... acho que vc não o leu corretamente.
    Eu li sua resposta perfeitamente, justamente por isso respondi sobre ela.

  17. #17

    Padrão Omni x Setoriais


    Meus caros qualq/ tipo de rádio transceptor com antenas direcionais (yagi, painel, parábola, guia de onda, etc...) apontadas p/ o mesmo ângulo soma-se, ângulos diferentes divide-se, quanto à omni 15 dBi embora tenha 360º plano H, somente 3° plano E, devido isto é que se usam as setoriais que variam em até 180º plano H e dependendo do ganho chegam em até 30º ou mais no plano E, quando do uso três setoriais em um só rádio pode ser de até 120º no plano H, mas quando usar um rádio p/ cada antena no máximo de 90º plano H devido à interação que pode ocorrer nos transceptores.
    josias

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    cara to testando os paineis da TSM aqui o painel homolagado 12,5 de 90H-10v e o Patch 9.5 90H-50V


    ambos paineis sao para uma distancia nao maior que 2KM

    a bolha (obulo de irradiação) é realmente o que dis o DIAGRAMA deles


    painel ideal para ser usado numa altura nao mais de 40 MTS


    a respeito da homini:

    vai troca ele pra que por falta de cobertura? ou por sinal baixo?

    se vc usar 4 painel para 1 radio é lógico que nao vai ficar redondo o painel diferente da onimi serve para concentrar um sinal por região e nao jogar para traz dele


    ex um torre que cobre 4 setores e estes setores temuito fluxo e só 1 radio ja nao da mais conta, entao precisamos setorizar a região e dividir o processamento, solucao

    4 painel 4 radio

    bom depois disso tem a escolha do painel certo:

    distancia do ultimo cliente que vc possa ter x altura que vai ficar este painel = Painel ganho DBI que cubra Vertical e Horizontal o seu lóbulo
    Bom dia amigo... os paineis setorias da TSM funcionan muito bem na sua estação , porem o tempo de vida da estrutura dele dura em media 2 anos depois disso ele resseca.. procure colocar hyperlink ou aquarius de 12db 90º são otimos e são de fibra iguais os hyperlinks www.shturbo.com.br/loja
    Última edição por Shturbo Internet; 20-01-2008 às 11:22.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao é permitido nao.. acha no site la a homologação dele !!! nao existe !!
    Caro amigo.. a anatel não homologa nenhum tipo de amplificador nem por isso ela proibi o uso... se vc procurar por amplificador na anatel vc não vai achar nenhum nem pra 2.4 , 900, 5.8 , 10.5, FM , AM nenhum homologado...
    ele estipula o uso Maximo por freqüência como limitação que no caso da freqüência 2.4 é no Maximo 2watt.
    Cada freqüência tem sua limitação basta procurar justo anatel para saber o quanto vc pode usar.
    Espero ter esclarecido.

  20. #20

    Padrão

    Volta a questão da homologação.
    Realmente a lei fala sobre o limite máximo de potência, mas também sobre a necessidade de usar equipamentos homologados.
    A falta de homologação por si só já exclui o amplificador.

    Conta para nós como você consegue registrar a estação com o amplificador junto.
    Tudo numa boa, documentado certinho?
    Mostra para nós o caminho.