+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de um cabo JTAG (COMPRO)

    Olá, pessoal tenho aqui em meu poder alguns ovislink 5460 totalmente mortos apos atualização de firmware, já peguei varios tutoriais de como fazer estes cabos porem sempre não acho as peças para fazer o meu e tambem me falta um pouco de conhecimento para fazer então gostaria de pedir se alguem sabe fazer este cabo e pode me vender uma unidade deste cabos por favor deixar contato quero para usar nos seguintes aps, ovislink 5460 e 5000 e edimax 7209.

  2. #2

    Padrão

    ja tentou via tftp ?!?!

    liga o aparelho com o reset pressionado por 10 segundos

    coloquei o ip 192.168.1.10 na sua maquina

    e no DOS digite:

    tftp -i 192.168.1.6 PUT firmware.bin

    onde o firmware.bin eh o firmware original

  3. #3

    Padrão

    estes ovislink estão sem bootloader foram aparelhos que deram erro na aatualização ou algo do tipo, não entram em modo tftp nem crachmod, estão sem sistema de inicialização mesmo. mas mesmo assim obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Estou com um problema parecido. Tenho um ovislink com a Lan1 estragada. Pelo que andei lendo, a atualização via tftp só pode ser feita pela LAN1 (estou errado?).
    O bootloader dele está bom.
    Fiz então o cabo serial rs232 e estou conseguindo acessá-lo via hyper terminal no windows.

    Quando ligo o rádio aparece uma longa lista de endereços com a mensagem:

    Unable to handle kernel paging request at virtual address 1000b558

    Interrompi o boot e setei o ip:

    ---------------------------------------
    UART1 output test ok
    Uart init
    mfid=000000c2 devid=00002249
    Found 1 x 2M flash memory

    ---RealTek(RTL8186)at 2006.02.16-18:47+0800 version 1.4 [16bit](180MHz)
    no sys signature at 00010000!

    ---Escape booting by user
    \>ipconfig 192.168.1.6
    Now your Target IP is 192.168.1.6
    \>
    ---------------------------------------
    Configurei ip da máquina pra 192.168.1.10, depois disso tentei mandar o firmware pelo tftp tanto na LAN1 quanto na LAN2 mas não dá certo.
    Sempre dá tempo limite esgotado.

    Gostaria de saber se tem um jeito de mandar esse firmware pela porta serial (já que a ethernet não funciona) ou se a única maneira é pelo cabo JTAG.

    Caso sim, poderia me mandar um esquema pra fazer esse cabo?

    Citação Postado originalmente por JAMFS Ver Post
    estes ovislink estão sem bootloader foram aparelhos que deram erro na aatualização ou algo do tipo, não entram em modo tftp nem crachmod, estão sem sistema de inicialização mesmo. mas mesmo assim obrigado.

  5. #5

    Padrão cabo jtag

    Marlosab, uma duvida vc fez o cabo jtag com ou sem o chip max232 ???

    Sobre a mudanca de ip, nao e preciso setar o ip do ap, se fizer isto o comando vai dar errado.

    Fiz um cabo jtag com o max232, o esquema estah no site abaixo, resolveu todos os meus problemas com os ovislink.

    web.euodeio.net - MAX232 serial howto
    Última edição por amaia; 14-02-2008 às 13:38.

  6. #6

    Padrão

    este mesmo cabo vai servir para ovislink 5460 pq ali fala em 1120.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Marlosab, uma duvida vc fez o cabo jtag com ou sem o chip max232 ???

    Sobre a mudanca de ip, nao e preciso setar o ip do ap, se fizer isto o comando vai dar errado.

    Fiz um cabo jtag com o max232, o esquema estah no site abaixo, resolveu todos os meus problemas com os ovislink.

    web.euodeio.net - MAX232 serial howto
    meu amigo, o chip max232 serve para serial e nao para JTAG !

    Lee

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JAMFS Ver Post
    Olá, pessoal tenho aqui em meu poder alguns ovislink 5460 totalmente mortos apos atualização de firmware, já peguei varios tutoriais de como fazer estes cabos porem sempre não acho as peças para fazer o meu e tambem me falta um pouco de conhecimento para fazer então gostaria de pedir se alguem sabe fazer este cabo e pode me vender uma unidade deste cabos por favor deixar contato quero para usar nos seguintes aps, ovislink 5460 e 5000 e edimax 7209.
    no ebay tem cabos jtag.

    jtag, Industrial Electrical Test, Satellite, Cable TV items on eBay.com

    Lee

  9. #9

    Padrão cabo jtag

    Existe uma duvida comum quanto ao tipo de cabo, se eh um cabo jtag ou se eh um cabo serial. O cabo jtag e soldado diretamente no processador jah que o ovislink e um soc ( system on chip ). O cabo feito com o chip max232 e um cabo serial e eh ligado ao conetor com quatro pinos vizinho ao processador. Via cabo jtag nao se tem acesso ao console de boot do chip, mas voce pode mandar o setor de boot do chip ou uma imagem de um sistema completo ( boot + firmware ). Via cabo serial tem acesso ao console, com o acesso vc pode interromper o boot e mandar um novo firmware, atraves dos comandos citados nos posts anteriores. Mas se o setor de boot do chip estiver com problemas, soh eh possivel recuperar o ovislink com o cabo jtag.

    Existe no Mercado Livre uma pessoa que vende o chip
    MercadoLivre: MAX232 conversor TTL-RS232 ideal Microcontrolador PIC ATMEL - R$ 3.50

    Voce pode entrar em contato com ele para saber se ele faz o cabo para vc a partir do esquema.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Existe uma duvida comum quanto ao tipo de cabo, se eh um cabo jtag ou se eh um cabo serial. O cabo jtag e soldado diretamente no processador jah que o ovislink e um soc ( system on chip ). O cabo feito com o chip max232 e um cabo serial e eh ligado ao conetor com quatro pinos vizinho ao processador. Via cabo jtag nao se tem acesso ao console de boot do chip, mas voce pode mandar o setor de boot do chip ou uma imagem de um sistema completo ( boot + firmware ). Via cabo serial tem acesso ao console, com o acesso vc pode interromper o boot e mandar um novo firmware, atraves dos comandos citados nos posts anteriores. Mas se o setor de boot do chip estiver com problemas, soh eh possivel recuperar o ovislink com o cabo jtag.

    Existe no Mercado Livre uma pessoa que vende o chip
    MercadoLivre: MAX232 conversor TTL-RS232 ideal Microcontrolador PIC ATMEL - R$ 3.50

    Voce pode entrar em contato com ele para saber se ele faz o cabo para vc a partir do esquema.
    bom achei em minha cidade todos os itens para fazer este cabo com o max232 e já mandei para um tec. em eletronica para confeccionar o cabo para mim, porem estou em duvida agora esta cabo com o max232 vai recuperar meu ovislink 5460 que não tem bootloader ?

  11. #11

    Padrão

    Caro amaia,

    tenho um ovislink 5460 e até onde pesquisei, não é possível enviar o firmware pela serial (me corrija se eu estiver errado), somente pela LAN1 (usando tftp).

    A porta LAN1 do meu 5460 não está funcionando e até agora não descobri um jeito de enviar o firmware pela serial. Acredito que vou ter que confeccionar o cabo JTAG. Alguém tem um diagrama do cabo pra me passar?

    PS. Pra quem ainda está na dúvida... O cabo serial é fácil de fazer. Comprei o max232, uma plaquinha pra chip 16 pinos já com os pontos de solda e os capacitores. Tudo ficou em torno de 3 reais. Se for comprar o ferro de solda e o estanho acrescente mais 15 reais.

    Usei o conector de um mouse serial antigo e o cabo USB de um mp4 estragado. O diagrama que peguei na net ensina a usar um conector molex (pra ligar direto na fonte do PC) mas como o chip requer baixa amperagem, resolvi usar a alimentação via USB (que também é 5V) pra não precisar ficar abrindo o PC. Ficou muito legal.


    Abraços!




    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Existe uma duvida comum quanto ao tipo de cabo, se eh um cabo jtag ou se eh um cabo serial. O cabo jtag e soldado diretamente no processador jah que o ovislink e um soc ( system on chip ). O cabo feito com o chip max232 e um cabo serial e eh ligado ao conetor com quatro pinos vizinho ao processador. Via cabo jtag nao se tem acesso ao console de boot do chip, mas voce pode mandar o setor de boot do chip ou uma imagem de um sistema completo ( boot + firmware ). Via cabo serial tem acesso ao console, com o acesso vc pode interromper o boot e mandar um novo firmware, atraves dos comandos citados nos posts anteriores. Mas se o setor de boot do chip estiver com problemas, soh eh possivel recuperar o ovislink com o cabo jtag.

    Existe no Mercado Livre uma pessoa que vende o chip
    MercadoLivre: MAX232 conversor TTL-RS232 ideal Microcontrolador PIC ATMEL - R$ 3.50

    Voce pode entrar em contato com ele para saber se ele faz o cabo para vc a partir do esquema.

  12. #12

    Padrão cabo jtag

    Marlosab,


    Maquina com o sistema operacional Windows:
    Conecte o cabo serial no ovislink e no seu computador
    conecte via hiperterminal e ligue o ap e interrompa o boot


    Citando o Alexandre Correia:
    coloque o ip 192.168.1.10 na sua maquina

    e no DOS digite:

    tftp -i 192.168.1.6 PUT firmware.bin



    Maquina com o Linux:

    Conecte o cabo serial no ovislink e no seu computador
    conecte via minicom em um terminal ligue o ap e interrompa o boot. Em outro terminal digite os seguintes comandos como root:

    ifconfig eth0 192.168.1.10 netmask 255.255.255.0
    tftp 192.168.1.6
    binary
    rexmt 60
    put firmware.bin


    onde o firmware.bin eh o firmware original

  13. #13

    Padrão

    Caro amaia,

    obrigado pela atenção mas, conforme havia dito no post anterior, a porta LAN1 do meu 5460 não está funcionando. Desta forma, o envio via tftp não funciona, sempre dá tempo limite esgotado. A minha interface de rede indica "cabo da rede desconectado". Logo, preciso encontrar outra forma de enviar o firmware.

    Já tentei pela LAN1 e LAN2, nenhuma dá certo.

    Dá forma que você citou, firmware não é enviado pela serial, mas sim pela porta LAN1. Existe alguma forma de enviar o firmware pela serial?


    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Marlosab,


    Maquina com o sistema operacional Windows:
    Conecte o cabo serial no ovislink e no seu computador
    conecte via hiperterminal e ligue o ap e interrompa o boot


    Citando o Alexandre Correia:
    coloque o ip 192.168.1.10 na sua maquina

    e no DOS digite:

    tftp -i 192.168.1.6 PUT firmware.bin



    Maquina com o Linux:

    Conecte o cabo serial no ovislink e no seu computador
    conecte via minicom em um terminal ligue o ap e interrompa o boot. Em outro terminal digite os seguintes comandos como root:

    ifconfig eth0 192.168.1.10 netmask 255.255.255.0
    tftp 192.168.1.6
    binary
    rexmt 60
    put firmware.bin


    onde o firmware.bin eh o firmware original

  14. #14
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post

    esse cabo é para hackeiar receptor de satellite, montar cabo JTAG sem buffer é facil, só q vc precisa asegurar com q drive vai ser usado.. se vc nao tem jeito com electronica recomendo comprar o cabo feito, más olho com q driver vai ser usado q varia tipo de cabo JTAG.

    reprogramar um flash com JTAG demora como 6 horas só para ler e + de 6 horas para gravar.

    ABraços
    Lee

  16. #16
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Você teria o esquema do cabo e o driver?

    Assim poderia perdi um amigo para fazer o cabo.

  17. #17

    Padrão cabo jtag

    Para quem quiser ter uma ideia do que eh um cabo jtag para o ovislink 5460 ou para o ovislink 1120 basta acessar os sites abaixo:

    Realtek SOC - LinuxMIPS

    Uma vez neste site acesse este outro site:

    RTL8181 JTAG

    Obs: todos os sites estao em ingles.
    Cabo jtag em ovislink eh soldado direto no processador do ap, cabo serial eh ligado em um conector de quatro pinos proximo ao processador.
    Aqui mesmo no forum tem um post mais completo sobre o assunto, eh soh procurar por rtl8186 e jtga
    Última edição por amaia; 05-03-2008 às 14:12.