+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Não consigo mais acessar

    Pessoal, eu já tinha configurado meu mikrotik em hotspot. Tudo bonitinho. Navegando beleza.
    Como ainda estou em fase de teste, deixei o provedor na instalação antiga e fui viajar.

    Quando voltei, testei e estava funcionando. A tela de login eu já tinha personalizado. Era só sorrisos.

    No dia seguinte não houve jeito de fazer entrar o sistema. Tentei entrar via cabo de rede e winbox mas também não consegui.

    No console está funcionando, porque eu digito: "interface ethernet print" e aparece as duas placas de rede como habilitadas.
    Desconfiei da placa de rede e troquei, mas não adiantou.

    No winbox, quando vou conectar dá imediatamente a mensagem de "time out".
    E na tela inicial do winbox, não aparece os MACs das placas de rede, quando clico na caixa com os 3 pontinhos.
    Na verdade nunca apareceu, mas como estava funcionando eu não levei isto em conta.

    Para complicar, eu conheço pouquissimo de comandos para tentar resolver via console.

    Ah! mais um detalhe. Este tipo de problema já havia acontecido logo no início quando fui instalar o mikrotik, e sem mais nem menos, depois de alguns dias em volta "da coisa" ele entrou, sem me dar maiores explicações.
    Típico de mal contado ou cabo avariado. Mas testei o cabo e está perfeito.

    Minha instalação é com os APs na torre e o mikrotik no PC aqui em baixo.

  2. #2

    Padrão Host post

    1929 e o seguinte pegue um cabo direto do seu pc para placa de rede ou seja pela intreface que entra o link da internet do seu mikrotik e tenta acessar pelo winbox aqui ja aconteceu assim e resolvi desta maneira.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wbrunos Ver Post
    1929 e o seguinte pegue um cabo direto do seu pc para placa de rede ou seja pela intreface que entra o link da internet do seu mikrotik e tenta acessar pelo winbox aqui ja aconteceu assim e resolvi desta maneira.
    Eu já usei um cabo de rede para a conexão e não entrava pelo winbox. Ontem acabou entrando novamente. É um problema que surge aleatoriamente, pois o cabo é o mesmo, a configuração ídem. Como eu estou ainda testando o mikrotik, eu não deixo ele permanentemente ligado.
    Hoje liguei e funcionou bem. Amanhã pode ser que ao ligar apareça o problema de novo.
    Eu estou preocupado, porque no fim deste mês devo receber meu link full e aí então é que vou divulgar o provedor. E então estes problemas não poderão ocorrer mais. E como o mikrotik é extenso em configuração eu não posso perder tempo para estudar o que for preciso.
    Enquanto isso estou usando outra instalação com AP c/wappro.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wbrunos Ver Post
    1929 e o seguinte pegue um cabo direto do seu pc para placa de rede ou seja pela intreface que entra o link da internet do seu mikrotik e tenta acessar pelo winbox aqui ja aconteceu assim e resolvi desta maneira.
    Olá, relendo sua resposta surgiu uma dúvida.

    No servidor eu tenho 1 entrada de rede on-board e duas placas off-board.

    Na on-board entra o cabo que vem do modem.
    Numa off-board entra o cabo que vem do swicht onde conectam os APs.
    Na outra off-board eu tenho um cabo de rede do meu PC até o servidor.

    O problema é que às vezes entra e outras não. É alguma coisa relacionada com tempo pois dá a mensagem de "timed out".
    Já tentei alterar estes tempos no perfil mas não resolveu.

    O que voce sugere é que eu use o cabo de rede do meu PC na placa on-board onde entra o link da internet? E aí eu faço o link entrar na placa off-board? Ou seja, inverto a posição dos cabos?

  6. #6

    Wink

    faz o seguinte coloca o cabo do teu pc junto ao swicht com os aps, e no winbox em "connect to:" em vez de você clicar nos 3 pontinhos e colocar o mac coloca o primeiro ip da sua faixa de clientes, no meu caso minha rede começa com 192.168.2.1. aqui parou os problemas quando fiz assim, no caso quando estou mexendo em configurações de hostpost as vezes nao entra mesmo, dai coloco o cabo do meu pc na placa do link de internet do mikrotik clico nos tres pontinhos dai ele entra sem problema depois volto tudo ao normal. tambem sou iniciante no mikrotik mas apanhando aqui ali agente chega lá hehehe!!! se alguem do forum tiver uma sugestão melhor estamos ai para aprender.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wbrunos Ver Post
    faz o seguinte coloca o cabo do teu pc junto ao swicht com os aps, e no winbox em "connect to:" em vez de você clicar nos 3 pontinhos e colocar o mac coloca o primeiro ip da sua faixa de clientes, no meu caso minha rede começa com 192.168.2.1. aqui parou os problemas quando fiz assim, no caso quando estou mexendo em configurações de hostpost as vezes nao entra mesmo, dai coloco o cabo do meu pc na placa do link de internet do mikrotik clico nos tres pontinhos dai ele entra sem problema depois volto tudo ao normal. tambem sou iniciante no mikrotik mas apanhando aqui ali agente chega lá hehehe!!! se alguem do forum tiver uma sugestão melhor estamos ai para aprender.
    Pois é, tem ficado instável.
    Se for para fazer todas estas manobras a cada vêz que der problemas, vai ficar difícil.
    Vou continuar usando firmware do próprio AP até me sentir seguro.
    Eu já postei dois tópicos sobre este assunto e você e mais um colega foram os únicos que opinaram.

  8. #8

    Padrão

    Quando voce clica nos 3 pontinhos, aparece mais de uma interface?
    Para mim só aparece uma das interfaces habilitadas no servidor. E assim mesmo demora para aparecer.

    Fiz como você disse: Inverti os cabos entre uma das placas off com a placa onboard onde entra o link da internet.

    Aí eu consigo novamente entrar no winbox. Mas logo desconecta aparecendo a mensagem " router has been disconected".

    Daí em diante só aparece a mensagem "timed out".

    Se eu desligo tudo, PC e servidor e espero um tempo, quando volto consigo entrar no winbox. Indo então em interfaces vejo que estão todas funcionando porque fica mostrando atividade.

    Ao entrar pelo navegador aparece normalmente a pag. de login. Dá mensagem de logado. Mas quando tento abrir uma página trava e vou ver está desconectado. Aí começa tudo de novo. Não entra mais no winbox.

    Já refiz várias vêzes pelo tutorial.

    A única coisa que tive que fazer diferente do tutorial foi cadastrar os APs em IPBinding, seguindo uma sugestão de outro colega. Senão não navegava.

    Você cadastrou os APs lá em IPBinding?

    E o mais interessante é que no sábado pela manhã ficou cerca de 2 horas funcionando tudo normal. Depois voltou a complicar.
    Já revisei todos os cabos.

    O meu mikrotik é craqueado. Pode ser isso?

  9. #9

    Padrão timed out

    Acredito que por se crakeado não tenha nada a ver, mas realmente e um misterio este teu problema, ta virando desafio, o meu sistema de rede aqui e diferente do seu não tenho ap mikrotik o meu ap na torre e um edimax em bridge e o meu mk so tem duas interface cliente e link internet, vamos esperar alguem da uma força ai tem muito fera aqui no under.linux, se caso vc descobrir posta ai no forum to pesquisando por aqui.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wbrunos Ver Post
    Acredito que por se crakeado não tenha nada a ver, mas realmente e um misterio este teu problema, ta virando desafio, o meu sistema de rede aqui e diferente do seu não tenho ap mikrotik o meu ap na torre e um edimax em bridge e o meu mk so tem duas interface cliente e link internet, vamos esperar alguem da uma força ai tem muito fera aqui no under.linux, se caso vc descobrir posta ai no forum to pesquisando por aqui.
    Então é o mesmo sistema.
    Tenho AP na torre e mikrotik como servidor aqui em baixo.

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    qual a configuraçao do servidor que vc ta usando ?
    quantos ap ta usando ligado no switch?
    os ap recebem ip do mk ou estao com ip fixo?
    e se voce colocar o ap direto na placa de rede?
    ja tentou usar ipxmac so pra testar??

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    qual a configuraçao do servidor que vc ta usando ?
    quantos ap ta usando ligado no switch?
    os ap recebem ip do mk ou estao com ip fixo?
    e se voce colocar o ap direto na placa de rede?
    ja tentou usar ipxmac so pra testar??
    Quero configurar em hotspot
    No servidor tenho 3 placas de rede.
    Uma onboard com cabo de rede até o modem configurado em bridge e discando PPoe. e as outras duas off board.

    Como estou em testes tenho só um AP configurado em bridge, ligado ao switch.
    Do switch sai cabo de rede até placa de rede off no servidor.

    O AP tem Ip fixo. O meu PC conecta com o servidor via cabo de rede ou por wireless e nos dois casos recebe o IP pois configurei as placas do meu pc para obter IP automático . Então em principio o roteador está funcionando.

    Se eu colocar o AP direto na placa de rede do meu PC eu entro pelo IP dele no firmware dele normalmente.

    Hoje já instalei mais de 5 vezes o mikrotik. Faço toda a configuração normalmente mas as vezes quando termino de configurar o hotspot e não dá nem tempo de cadastrar usuários e ele dá mensagem de desconectando e aí não entra mais.
    Dái em diante dá mensagem "timed out".
    Mas se eu mandar reparar as conexões no PC ele renova o IP certinho.Mas não entra no servidor

    Em outras vezes eu consigo terminar o hotspot e cadastrar os usuários e seus perfis.
    Aí consigo até entrar pelo navegador na página de login e loga mas não navega. Vou verificar e vejo que ele foi desconectado e aí não entra mais nem pelo winbox e não adianta colocar o IP do servidor.
    Só desinstalando o mikrotik.

    Não sei se tem alguma configuração diferente quando o servidor não tem placa wireless internamente e acessa pelo Ap lá em cima. Os tutoriais que tenho todos se referem a configurar quando tem placa wireless no servidor.

    Sábado passado, seguindo o mesmo passo a passo eu consegui fazer funcionar tudo direitinho por cerca de 2 horas e depois travou. De lá para cá só ficou pior.
    Pela forma aleatória como o erro aparece dá a impressão que o mikrotik tem bug ou é incompatível com a configuração do servidor.
    É um celeron 1.2 Placa mãe ECS P6stmt, HD de 80 Samsung, 512 ram
    Mikrotik craqueado

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    tenta baixar o mk de novo pode ser algum arquivo corrompido, aki eu tambem usa a versao 2.9.27 e nunca deu erro nao creio que seja por ele ser crackeado, no winbox em vez de vc colocar o ip do servidor coloca o endereço mac da sua placa de rede e tenta, se der certo ve se aparece alguma coisa no log de erro, pode ser alguma configuraçao do ip das placa de rede, no winbox la nos 3 pontinhos so aparece uma interface mesmo pelo menos no meu é assim, vai la no status da sua placa de rede e ve qual ip ta do gateway padrao pra ver se bate com o ip que vc configurou, akeles tutoriais servem para como voce esta fazendo tambem, so coloca o ip do ap pra nao autenticar no hotspot la em ip Bindings e deixa como bypassed, depois posta ai pra gente ver
    falow abraços

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    tenta baixar o mk de novo pode ser algum arquivo corrompido, aki eu tambem usa a versao 2.9.27 e nunca deu erro nao creio que seja por ele ser crackeado, no winbox em vez de vc colocar o ip do servidor coloca o endereço mac da sua placa de rede e tenta, se der certo ve se aparece alguma coisa no log de erro, pode ser alguma configuraçao do ip das placa de rede, no winbox la nos 3 pontinhos so aparece uma interface mesmo pelo menos no meu é assim, vai la no status da sua placa de rede e ve qual ip ta do gateway padrao pra ver se bate com o ip que vc configurou, akeles tutoriais servem para como voce esta fazendo tambem, so coloca o ip do ap pra nao autenticar no hotspot la em ip Bindings e deixa como bypassed, depois posta ai pra gente ver
    falow abraços
    Grande Rocha!

    Gostei da mensagem abaixo nos seus posts. " Ninguem sai da vida vivo".
    Aí é que mora o perigo. Do jeito que o mikrotik está me torturando eu tenho medo de satisfazer a condição para sair da vida.

    Agradeço sua atenção ao meu problema, assim como aos colegas que têm tentado me ajudar.

    Mas vamos lá:

    - Tenta baixar o MK ; eu tenho dois CDs de procedencias diferentes com o MK e nos dois dá o mesmo erro. Por isso eu descartei esta possibilidade.

    - Tenta colocar o MAC : Se eu entro pelo MAC dá a mensagem de "timed out". Se entro pelo IP ele abre uma tela e fica esperando uma transferencia mas não vai para a frente.

    - gateway padrao: O gateway é o Ip do servidor? Se for então está certo. As minhas placas de rede local e wireless no PC, recebem o ip atribuido pelo servidor.
    Se vou no DOS e acesso a tabela arp em arp -a, aparece o IP do servidor e o MAC da placa de rede do servidor. Sinal que está conectando.

    - IP do AP: cadastrei em IPbindings como bypassed

    Então todas estas possibilidades estão também esgotadas.

    Quando eu fazia programação em Clipper eu sabia que quando um erro aparece, pela mensagem se chega ao bug. E o erro aparece sempre no mesmo ponto ao rodar o programa.
    Agora aqui no MK este princípio de que o erro sempre se repete no mesmo ponto, não está acontecendo. Há momentos em que eu configuro e consigo ir até depois do login no navegador, e outros momentos que configuro e não passo da criação do hotspot. Nâo dá nem tempo de cadastrar usuários e sou desconectado.
    Mas com as mesmas configurações eu já acessei normalmente a internet. Sábado passado, por mais de duas horas e depois voltou tudo.

    Mas seguindo o principio tradicional de achar o bug pela mensagem, eu gostaria de saber quais são os motivos pelo qual pode aparecer esta mensagem " timed out".
    Já fiz dois post sobre isto, mas ninguém me ajudou a entender o porquê desta mensagem.
    Eu penso que perseguindo cada uma destas possibilidade chegaremos ao erro.
    Porque "Timed out"?

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Calma nao precisa se desesperar é melhor voce continuar vivo, rsrsrrsrs
    Ok timeout pq o servidor nao respondeu a requisiçao do winbox ou, eu acho que funciona assim, e o winbox vc ja baixou de outro lugar? talvez seja ele, vc ja tentou instalar esse mk em outro pc??
    e pingar vc conseguer pingar o servidor??