Amigos,
Estive pensando.. qual a melhor maneira de reiniciar um serviço remotamente...
assim... ontem eu mexendo no iptables de um servidor q fica a 300km fisicamente de mim.. fiz alguma merda.. q agora nao tenho mais acesso..
estou esperando chegar amanha.. segunda.. pra pedir alguem q reboot o mesmo...
entao pensei.. seria bom se nós admins.. criassemos um script q consertasse isso de alguma forma inteligente...
a maneira mais rude q pensei.. foi criar um agendamenteo (Cron) para q em tanto tempo 5 min por exemplo.. rodasse o iptables correto para garantir o acesso remoto de volta...
mas aih.. pensei isso.. ateh fiz o script shell.. mas nao agendei.. e aih jah sabem... estou sem acesso.
aih resolvi chegar ateh aki para pensarmos juntos em algo mais inteligente.. com por exemplo... um ping infinito em algum servidor 34 horas.. tipo globo.com e caso falhasse.. rodasse o tal script de socorro..
algo do tipo.. alguem tem alguma ideia boa?
Aproveitando.. (acho q assisti filmes demais - ontem assisti a 1a temporada de prison break)
pensei tb: tem como eu rodar um serviço/script/bin/qquer coisa executavel, caso eu pingasse uma porta especifica no meu server?
claro q isso nao tem nada a ver com o assunto de cima.. mas queria fazer algo q nao sei ainda.. e acho q isso deve server... por exemplo.. pingar a porta 9876 no server e ele dispara um evento ou programa..??
alguem doido por aih??
grato,
Eugenio