Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 133 + EnGenius 8602 Plus-S

    Boa noite galera. Comprei uma RB133 com 3 cartoes EnGenius EMP-8602 PLUS-S, pra tentar usar como AP.

    Pra quem usa esse material, ou ja usou, segue as duvidas:

    1º Como fixou numa caixa hermetica, visto que tem cartao dos dois lados?

    2º Quantos clientes simultaneos esses cartoes aceitam?

    3º É normal sair uns "tec tec tec tec" beixinhos mas continuos, nao sei se é da router ou dos cartoes?

    4º Esses cartoes esquentam muito mesmo ou os meus estao com problemas? Visto que apenas liguei e deixei 30 minutos ligados, sem nda de clientes, trafego etc, apenas ele ligado, e esquentou bastante.

    pra quem ajudar.... agradeco............

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    que combinação perigosa meu jovem: RB + cartões mini-PCI senao 8602. Se for para fazer ponto a ponto até que vai bem. Para distribuir sinal a clientes acho que só ficará até 15 clientes por cartão. Depois disso latência alta e até reinicializações.

    Quanto ao aquecimento até que é normal, desde que não esteja "fritando ovos". Se estiver aquecendo demais alguma coisa pode estar em curto. Verifique se os cartões não estão mal encaixados ou, por um milagre, você não pôs algum deles ao contrário. Estranho né??? Mas já vi cartões inseridos ao contrário. Ficam mal encaixados, meio atravessados. Barulho? Está vindo da fonte ou da RB?

  3. #3

    Smile

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Boa noite galera. Comprei uma RB133 com 3 cartoes EnGenius EMP-8602 PLUS-S, pra tentar usar como AP.

    Pra quem usa esse material, ou ja usou, segue as duvidas:

    1º Como fixou numa caixa hermetica, visto que tem cartao dos dois lados?

    2º Quantos clientes simultaneos esses cartoes aceitam?

    3º É normal sair uns "tec tec tec tec" beixinhos mas continuos, nao sei se é da router ou dos cartoes?

    4º Esses cartoes esquentam muito mesmo ou os meus estao com problemas? Visto que apenas liguei e deixei 30 minutos ligados, sem nda de clientes, trafego etc, apenas ele ligado, e esquentou bastante.

    pra quem ajudar.... agradeco............

    Cara tenho uma rb133 com 3 cartoes EMP-8602 PLUS-S ligados em 3 Hyperlink de 17dbi em modo bridge, ja vi cada um cartão com uns 25 clientes em media, nao vi aumento de temperatura e nem tec,tec,tec.
    A fonte que veio nela é de 24V/2A, mandei fazer uma de 24V/5A, coloquei ela numa caixa hermetrica com refrigeração e até hj nao tive problemas..
    Última edição por willianrcn; 05-04-2008 às 20:56.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por willianrcn Ver Post
    Cara tenho uma rb133 com 3 cartoes EMP-8602 PLUS-S ligados em 3 Hyperlink de 17dbi ligados em bridge, ja vi cada um cartão com uns 25 clientes em media, nao vi aumento de temperatura e nem tec,tec,tec.
    A fonte que veio nela é de 24V/2A, mandei fazer uma de 24V/5A, coloquei ela numa caixa hermetrica com refrigeração e até hj nao tive problemas..
    Putz!!

    Então tem que dar razão para o Shturbo! Eu já estava achando que ele já estava neurótico com esse negócio de fonte. Quase todos os post ele cita fonte.

  5. #5

    Padrão

    Há muito tempo que eu falo do problema de fontes em Routerbord. Para ser sincero não indico para distribuição de sinal a clientes. É muito gasto e muitas dores de cabeça para pouco clientes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Há muito tempo que eu falo do problema de fontes em Routerbord. Para ser sincero não indico para distribuição de sinal a clientes. É muito gasto e muitas dores de cabeça para pouco clientes.
    Perdão Marcelo, eu havia esquecido, mas você também bate bastante nesta tecla.

  7. #7

    Padrão

    Não acho gasto colocar uma router na torre para distribuição, fica mais em conta que um pc, sem contar que um pc tem mais riscos de ter uma pane!, sobre as fontes... como to usando 3 cartoes EnGenius 8602 Plus-S em 2,4 (600mw) tenho que ter uma fonte boa pra empurrar eles, ja tive muitos problemas com fonte e aconselho sempre usar energia de sobra, os cartoes na minha opnião são de 1º e aconselho!

  8. #8

    Padrão

    Discordo,

    não há nada melhor do que um Mikrotik PC AP bem configurado com 256MB de RAM. Imbatível!!!
    Mal configurado qualquer sistema é ruim.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Dá tudo na mesma bereba..
    PC-AP bem montado é luxo, com hardware BOM daqueles que não dão problema.. fica OK..

    RB é mais simples e se der alguma manutenção é mais fácil..

    mas tudo funciona..

    só não aconselho ao caro colega colocar uma RB133,
    pois o processamento é muito fraco e pra que 600mw?
    porque não colocar 100mw.. ou 63mw ?

    use RB600 acho que ai ser melhor pro seu caso.

  10. #10

    Smile

    Falando nesse cartão se vc for investir mais use cartões prism tem 1 senao MIniPCI homologado muito bom...Aconselho ele para distriuição ele ñ tem essas frescura de ACK e é mais robusto.
    tive 1 almento de trafefo de 25% em relação aos
    EnGenius

    ...


  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por talesarconet Ver Post
    Falando nesse cartão se vc for investir mais use cartões prism tem 1 senao MIniPCI homologado muito bom...Aconselho ele para distriuição ele ñ tem essas frescura de ACK e é mais robusto.
    tive 1 almento de trafefo de 25% em relação aos
    EnGenius

    ...

    Certo,

    que cartão é esse mesmo?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Certo,

    que cartão é esse mesmo?


    Esse é o Modelo Mini PCI Prism B 200mW NL2511MP


  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Discordo,

    não há nada melhor do que um Mikrotik PC AP bem configurado com 256MB de RAM. Imbatível!!!
    Mal configurado qualquer sistema é ruim.
    Vc discorda que uma placa mae, um pente de memoria, um processador, uma fonte com cooler ligado 24hrs, um cartão flash(se nao usar hd), um cooler do processador ligado 24hrs, sem contar com a temperatura da caixa que tem que ser de até no maximo 32ºCelsius pra o processador nao travar seja la qual for(BEM CONFIGURADO) não é inferior que uma Routerboard?, que dispensa um pente de memoria, uma fonte com um cooler, um hd, mais um cooler no processador, conta com processador Nand que nao trava, digo pq tenho 7 routerboards em torres e nunca voltei nem pra fazer manutençao preventiva.
    e outra coisa importantissima nao tem como esquecer da pilha da bios que ja tive muitos problemas com chuva, tive que descer a caixa pra configurar de novo a bios se nao a placa nao dava boot!

    Bom... na minha opnião a depender so serviço a ser prestado na torre nao trocaria uma router por um pc nunca! sem falar que as routerboards sao indicadas pela propria mikrotik!

    Agora se vc for fazer um cache ou algo que consuma mais processador ai sim aconselho pra qualquer um pc.

  14. #14

    Padrão

    Prefiro cartão EnGenius 8602 Plus pelo fato de ser mais potente(600mw) e homologado sem falar que o chip é atheros, atendo varios clientes com notbooks blz e é quase o mesmo preço do prism que é de 200mw , ja vi mais de 35 clientes conectados nele sem problemas.
    Amanha posto a foto dos clientes conectado nele.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por talesarconet Ver Post
    Esse é o Modelo Mini PCI Prism B 200mW NL2511MP

    Não achei a homologação dele. Confere?

  16. #16
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Sabem qual o problema de montar rádio com pc ou routerboard?
    É o uso de cartões, pci, mini pci que foram projetados para uso domestico.
    Só conheço 1 empresa que fabrica mini-pci para rádios robustos, é a Ubiquiti, o resto é dor de cabeça, não adianta dizer que o fulano usa marca y e não tem problema, se não tem logo terá! em uma rede pequena até funciona mas são cartões que não tem sequer projeto anti interferência de torres de celular, isso as Ubiquiti top tem é só aterrar os cartões.

  17. #17

    Padrão Fonte para Routerboard

    Tenho um Amigo engenheiro, que fabrica fontes entrada de 90 a 240 volt(AC) saida até 14 volt (DC) e aclopado a um carregador automatico de Bateria, faltou luz entra as baterias, e tem mais vc coloca junto de trafo isolador, ai então seu router estar protegido dos raios via rede.


    Caramba

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Sabem qual o problema de montar rádio com pc ou routerboard?
    É o uso de cartões, pci, mini pci que foram projetados para uso domestico.
    Só conheço 1 empresa que fabrica mini-pci para rádios robustos, é a Ubiquiti, o resto é dor de cabeça, não adianta dizer que o fulano usa marca y e não tem problema, se não tem logo terá! em uma rede pequena até funciona mas são cartões que não tem sequer projeto anti interferência de torres de celular, isso as Ubiquiti top tem é só aterrar os cartões.
    O problema do Ubiquiti é a falta de homologação.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Sabem qual o problema de montar rádio com pc ou routerboard?
    É o uso de cartões, pci, mini pci que foram projetados para uso domestico.
    Só conheço 1 empresa que fabrica mini-pci para rádios robustos, é a Ubiquiti, o resto é dor de cabeça, não adianta dizer que o fulano usa marca y e não tem problema, se não tem logo terá! em uma rede pequena até funciona mas são cartões que não tem sequer projeto anti interferência de torres de celular, isso as Ubiquiti top tem é só aterrar os cartões.
    Karo! e pq os Ubiquiti num são homologados??????? ja que são tão robustos..

  20. #20

    Padrão

    PC ap da um show em desenpenho emcima das routerboard, agora logicamente precisa se muito em montado.