+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb 6 Perguntas... Mikrotik+Debian????

    Peço desculpas antecipadamente caso já tenham postado algo desse tipo antes, mas procurei e não achei uma resposta.

    Em um dos posts que li, cita o Mikrotik como um Web-proxy fraco, e aconselha a utilização do Debian em uma máquina separada para fazer o trabalho.

    Estou configurando o Mk 2.9.27(já estou cheio de Hematomas de tanto apanhar) num Semprom 2 GHz com 2 placas Realtek (sendo uma on-bord), 80 Gb de HD e 512Mb DDR2.
    Eu tenho aqui também um Intel 1.0 GHz, 40 de Hd e 128 de memória e 1 placa de rede on-board. Sendo que este micro nao aceita expansão.

    OBS.: Tenho somente 6 clientes por enquanto e uma conexão de 2Mbits/s (DSL) para dividir.
    OBS2.: Nunca usei o Debian.

    Perguntas:
    1) Eu Faria boa coisa utilizando o segundo PC para o Debian?
    2) A primeira máquina citada está de bom tamanho para o MK
    3) Até qual velocidade eu poderia liberar para cada um dos 6 usuários, com certa tranqüilidade?
    4) Até quantos usuários acessando a 300Kbits/s eu poderia ter ?
    5) O Web-Proxy do Mikrotik realmente não é eficaz?
    6) Até quanto, aproximadamente, um Web-Proxy poderia liberar da minha banda?

    Se tiver algo que eu não tenha perguntado e que achem que eu deva saber podem mandar..

    Agradeço antecipadamente
    Xevit
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xevit Ver Post
    Peço desculpas antecipadamente caso já tenham postado algo desse tipo antes, mas procurei e não achei uma resposta.

    Em um dos posts que li, cita o Mikrotik como um Web-proxy fraco, e aconselha a utilização do Debian em uma máquina separada para fazer o trabalho.

    Estou configurando o Mk 2.9.27(já estou cheio de Hematomas de tanto apanhar) num Semprom 2 GHz com 2 placas Realtek (sendo uma on-bord), 80 Gb de HD e 512Mb DDR2.
    Eu tenho aqui também um Intel 1.0 GHz, 40 de Hd e 128 de memória e 1 placa de rede on-board. Sendo que este micro nao aceita expansão.

    OBS.: Tenho somente 6 clientes por enquanto e uma conexão de 2Mbits/s (DSL) para dividir.
    OBS2.: Nunca usei o Debian.

    Perguntas:
    1) Eu Faria boa coisa utilizando o segundo PC para o Debian?
    2) A primeira máquina citada está de bom tamanho para o MK
    3) Até qual velocidade eu poderia liberar para cada um dos 6 usuários, com certa tranqüilidade?
    4) Até quantos usuários acessando a 300Kbits/s eu poderia ter ?
    5) O Web-Proxy do Mikrotik realmente não é eficaz?
    6) Até quanto, aproximadamente, um Web-Proxy poderia liberar da minha banda?

    Se tiver algo que eu não tenha perguntado e que achem que eu deva saber podem mandar..

    Agradeço antecipadamente
    Xevit
    [email protected]
    A máquina tá boa para o mikrotik. Em relação ao proxy do mikrotik se é ruim, não, é que ele não tem o mesmo ganho que um do linux. Uso apenas o do mikrotik num
    Asus Celeron D 2.6 HD 80 Mem 1 GB 1 Realtek e 1 3com link de 1MB via rádio e o funcionamento tá uma maravilha.

    Você pode colocar o mikrotik com proxy paralelo no linux, tem um post aqui no forum que mostra como funcionar.
    Quanto a velocidade para os clientes, é bom que deixe folga de link de uns 64k no mikrotik.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,


    máquina para cache, deve ter uma boa quantidade de memória. Acho 128 muito pouco, por outro lado acho que como são poucos clientes, você não tem necessidade de usar um proxy separado. Acredito que no seu caso só o mk ta de bom tamanho.
    Citação Postado originalmente por Xevit Ver Post
    Peço desculpas antecipadamente caso já tenham postado algo desse tipo antes, mas procurei e não achei uma resposta.

    Em um dos posts que li, cita o Mikrotik como um Web-proxy fraco, e aconselha a utilização do Debian em uma máquina separada para fazer o trabalho.

    Estou configurando o Mk 2.9.27(já estou cheio de Hematomas de tanto apanhar) num Semprom 2 GHz com 2 placas Realtek (sendo uma on-bord), 80 Gb de HD e 512Mb DDR2.
    Eu tenho aqui também um Intel 1.0 GHz, 40 de Hd e 128 de memória e 1 placa de rede on-board. Sendo que este micro nao aceita expansão.

    OBS.: Tenho somente 6 clientes por enquanto e uma conexão de 2Mbits/s (DSL) para dividir.
    OBS2.: Nunca usei o Debian.

    Perguntas:
    1) Eu Faria boa coisa utilizando o segundo PC para o Debian?
    2) A primeira máquina citada está de bom tamanho para o MK
    3) Até qual velocidade eu poderia liberar para cada um dos 6 usuários, com certa tranqüilidade?
    4) Até quantos usuários acessando a 300Kbits/s eu poderia ter ?
    5) O Web-Proxy do Mikrotik realmente não é eficaz?
    6) Até quanto, aproximadamente, um Web-Proxy poderia liberar da minha banda?

    Se tiver algo que eu não tenha perguntado e que achem que eu deva saber podem mandar..

    Agradeço antecipadamente
    Xevit
    [email protected]

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Perguntas:
    1) Eu Faria boa coisa utilizando o segundo PC para o Debian?
    Não, de forma alguma,
    O Ideal é 1GB de ram a cada 20GB de Cache, com isso você calcula o tanto de cache você quer por.
    40GB = 2GB 80= 4GB 160GB = 8
    o concerteza uma DDR2. ou a DDR3

    2) A primeira máquina citada está de bom tamanho para o MK
    Sim, usando o MK puro sem webproxy só pra controle,
    qualquer computador 1.0ghz 512mb de ram e um hd bom é apto a "manipular" muitos usuarios.


    3) Até qual velocidade eu poderia liberar para cada um dos 6 usuários, com certa tranqüilidade?
    Depende, se os 2Mbps forem FULL , você faz a conta do tanto que Garante, ou seja, se você garante 64k você divide 2048k = 32 clientes há 300 kbps.. (por exemplo) sendo que eles pode ficar com 64k ou 300k por determinado tempo.

    4) Até quantos usuários acessando a 300Kbits/s eu poderia ter ?
    Depende, fazendo download e usando a banda toda?
    você poderia ter : 2048k dividido por 300k = 7 !
    mas se for só navegando (como utiliza pouco e é só usa na hora de dar load na pagina) acredito que muitos.


    5) O Web-Proxy do Mikrotik realmente não é eficaz?
    é Eficaz, até 18GB de cache! (com maquina com 1gb de ram) , mas se tu colocar muito cache ( deixar o HD inxer) a maquina começa a dar uns pau, comeda a dar
    "Mikrotik HTTP ERRO" e etc..

    6) Até quanto, aproximadamente, um Web-Proxy poderia liberar da minha banda?
    Web-proxy do Mikrotik no meu caso ajudou em 25% com 20gb de cache.
    Mas no seu iria ajudar uns 15%.

    mas um Debian com Squid e uma maquina por exemplo com 4gb de ram e um Sata2 com 80gb
    ajudaria você em 45% ..
    pode variar, mas seria muito mais eficiente.

  5. #5

    Padrão Obrigado mais uma vez...

    Valew mesmo galera, obrigado pelas respostas..

    tendo mais dicas podem postsr
    Xevit
    [email protected]