+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DNS

    Pessoal eu ando tendo problemas com meu fornecedor do Link... volta e meia o servidor de DNS dele pára ... eu queria saber se eh uma boa eu montar um ... se alguém ai usa e se eh viavel pra mim ... pq eu tenho um servidor webproxy e nele eu poderia colocar um de dns tb ... e queria saber tb o principio de funcionamento...

  2. #2

    Padrão

    Amigo, provisoriamente pode usar Open DNS, caso não queira implementar um Servidor Linux para cache DNS. Se já possui um servidor Linux, colocar ele pra Cache DNS nele é mais fácil que roubar doce de criança. Se quiser me manda seu e-mail que passo um tutorial... A vantage de se ter um DNS dentro da sua rede, é a resposta à pesquisa. Funciona assim... qdo vc abre o browser e digita um endereço, ele vai tentar resolver pelo DNS Cache local da máquina, caso não encontre ele vai buscar no DNS primário a resposta, e se esse DNS está dentro da sua rede a resposta será menor que 30ms... caso esteja fora vai dar uns 200ms.. que é muito pouco, pois DNS usa protocolo udp, que é muito rápido.
    Se quiser usar DNS livre, uma boa opção são: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
    []´s

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    faz um DNS cache seu ai em um Linux..
    como o amigo disse..
    ai nos clientes você poem IP "do linux" no dns ,
    exemplo :192.168.0.254

    eu preferiria fazer um servidor "extra" só pra cache DNS , com 1ghz e 512mb de ram, fora do web-proxy.. pois aí você pode paralizar o servidor web-proxy sem fazer os clientes pararem de navegar (fazendo assim aumentar seu UPTIME) .. sem contar que qualquer coisa você pode fazer um "dns cache" no seu mikrotik pra qunado for desligar o pc dns, esse MK entra como secundario e assumir o que caiu..



  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    faz um DNS cache seu ai em um Linux..
    como o amigo disse..
    ai nos clientes você poem IP "do linux" no dns ,
    exemplo :192.168.0.254

    eu preferiria fazer um servidor "extra" só pra cache DNS , com 1ghz e 512mb de ram, fora do web-proxy.. pois aí você pode paralizar o servidor web-proxy sem fazer os clientes pararem de navegar (fazendo assim aumentar seu UPTIME) .. sem contar que qualquer coisa você pode fazer um "dns cache" no seu mikrotik pra qunado for desligar o pc dns, esse MK entra como secundario e assumir o que caiu..
    luizbe e outros
    Poderiam exemplificar como ficariam as configurações no mikrotik, servidor de cache dns e firewall para esse caso?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Amigo, provisoriamente pode usar Open DNS, caso não queira implementar um Servidor Linux para cache DNS. Se já possui um servidor Linux, colocar ele pra Cache DNS nele é mais fácil que roubar doce de criança. Se quiser me manda seu e-mail que passo um tutorial... A vantage de se ter um DNS dentro da sua rede, é a resposta à pesquisa. Funciona assim... qdo vc abre o browser e digita um endereço, ele vai tentar resolver pelo DNS Cache local da máquina, caso não encontre ele vai buscar no DNS primário a resposta, e se esse DNS está dentro da sua rede a resposta será menor que 30ms... caso esteja fora vai dar uns 200ms.. que é muito pouco, pois DNS usa protocolo udp, que é muito rápido.
    Se quiser usar DNS livre, uma boa opção são: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
    []´s
    ola amigo..

    gostei da sua resposta, fiquei muito interessado no tutorial..
    tem como mandar para mim? o meu e-mail é elias[arroba]fenixconex[ponto]com

    obrigado..

  6. #6

    Padrão

    o mikrotik nao faz isso?

    eu tenho um mikrotik fazendo cache e o ip dele eh 10.1.1.1, no ip dns coloquei 10.1.1.1 (no caso ele proprio)
    e ta funcionando.

  7. #7

    Padrão

    mas o teu mk ta pegando o dns do teu modem.
    se vc montar um server dnds, ele nao vai depender do dns da sua operadora


    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o mikrotik nao faz isso?

    eu tenho um mikrotik fazendo cache e o ip dele eh 10.1.1.1, no ip dns coloquei 10.1.1.1 (no caso ele proprio)
    e ta funcionando.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    mas o teu mk ta pegando o dns do teu modem.
    se vc montar um server dnds, ele nao vai depender do dns da sua operadora


    mas olha o meu link eh dedicado, e nao serve dns
    eu estava usando o 201.10.1.2 e parou de funcionar
    dai coloque o proprio, e ta funfando, sei la

  9. #9

    Padrão

    Olá

    monte 2 servidorees de DNS, em linux, dentro de sua rede, que acabará com todos os problemas de pesquisa de DNS. Tenho varios links dedicados, e onde instalo um link pra provedor, jah faço a inclusão de 2 servidores DNS.
    Melhora a resposta na pesquisa, e outra, vc é o proprio administrador, se der problema, vc jah fica sabendo.

  10. #10

    Padrão manda o tuto pra mim tb??!

    po manda esse tutorial pra mim tb, alias eu suso uma routerboar rb 333 e como ela ñ tem hd tava pensando em montar outro servidor separada pra trabalhar em conjunto com ela so pra cache, web-proxy etc,...

    [email protected]

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    mas o teu mk ta pegando o dns do teu modem.
    se vc montar um server dnds, ele nao vai depender do dns da sua operadora


    Como não? Ao fazer o cache de DNS as solicitações são enviadas primeiramente ao cache de DNS (local) não havendo resposta ele pedirá a quem?

  12. #12

    Padrão

    Me desculpem, mais usar em provedor link ADSL ja é um erro!!!