+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik + bonding

    ola pessoal estou com uma duvida...
    vejo em interfaces.. uma opcao chamada bonding.. que tem varias opcoes entre balancear link de modos diferentes.. alguem pode explicar em mais detalhes.. sobre essa opcao ?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Ola alexando, vi as configurações, vo mexe nelas pra ve como ficam, so queria uma dica sua.. se ja usou bondinG?? ficaria bom isso, ou é melhor usar o sistema de balanceamento normal, usando um balanceador, ou o proprio mikrotik pra isso... to interessado nesse bonding.

  4. #4

    Padrão

    ja usei "bonding" em switches cisco...

    so funciona se nas duas pontas forem feito o bonding..

  5. #5

    Padrão

    hmmm, blz... aqui, utilizo 1 link embratel 4 megas, e 1 link brt 2 megas... chegando no mikrotik por placas separadas... so eu monta o bonding dentro dele q ele juntas elas, dando no total uma saida de 6megas isso...

  6. #6

    Padrão

    nao tem como fazer isso.. (somente possuindo um numero ASN)

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    hmmm, blz... aqui, utilizo 1 link embratel 4 megas, e 1 link brt 2 megas... chegando no mikrotik por placas separadas... so eu monta o bonding dentro dele q ele juntas elas, dando no total uma saida de 6megas isso...

  7. #7

    Padrão

    Alexandre, desculpe a ignorancia.. mas o q é numero ASN??
    Pra solucionar aki, eu uso o balanceamento NTH... mas queria ver esse Bonding. se dava.
    Última edição por aka2005; 18-06-2008 às 12:25.

  8. #8

    Padrão

    ASN = Autonomous System Number .. é um processo que voce recebe um numero (ASN) e voce faz troca de rotas (bgp) com os seus upstreams .. tendo um ASN voce vai ter seu proprio bloco de ip independente das operadoras...

    www.registro.br tem mais detalhes...


    sobre o bonding.. é usado para juntar caminhos iguais, dobrando a velocidade..

  9. #9

    Padrão

    Obrigado pelo esclarecimento.

  10. #10

    Padrão

    aka2005, amigo por favor, me faça um breve relato de como está funcionando esse seu balanceamento com nth, tipo assim, vc teve problemas com sites seguros, bancos, ou msn ?? precisou fazer algumas regras de firewall pra resolver algum tipo de problema provocado por esse tipo de balanceamento ?? quais ??

    Estou fazendo estas perguntas pois pretendo mudar meu LB pra nth, não estou muito satisfeito com meu LB atual...
    Se puder me dar os detalhes lhe ficarei muito grato.

    Abçs,

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    aka2005, amigo por favor, me faça um breve relato de como está funcionando esse seu balanceamento com nth, tipo assim, vc teve problemas com sites seguros, bancos, ou msn ?? precisou fazer algumas regras de firewall pra resolver algum tipo de problema provocado por esse tipo de balanceamento ?? quais ??

    Estou fazendo estas perguntas pois pretendo mudar meu LB pra nth, não estou muito satisfeito com meu LB atual...
    Se puder me dar os detalhes lhe ficarei muito grato.

    Abçs,
    Opa amigo aki tenho problema com sites seguros nao...
    uso 2 links e mais 2 adsl... jogo tudo no Balanceamento NTH... ai o q faço de diferente é o site de bancos jogo no link dedicado.. direto pelas rotas.. o script q usei foi esse.. https://under-linux.org/forums/mikro...pt-pronto.html da uma olhada ai...

  12. #12

    Padrão

    Aka, valeu amigo, grato pelas info, vou testar por aki e qualquer novidade, posto novamente.

    Abç,