+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cash Full no Mikrotik - Ajuda por favor!!!

    Salve a grande comunidade Under-linux.org!!! Estou mais uma vez pedindo a ajuda da galera para uma missão que para mim, sem o forum, pode ser impossível.
    A situação é a seguinte: tenho 2 routerboard mikrotiks em operação o 1º (192.168.254.8) faz uma ponte (5.8 GHz) entre o meu link de internet (192.168.254.254) para o 2º Mk (192.168.254.4). O segundo mikrotik é quem distribui o sinal para meus 10 clientes (por enquanto) através da interface wlan1 (10.6.1.1). os clientes se conectam a internet através de hotspot, o controle de usuários e banda é feita através do software radius manager, numa outra cidade (é feita uma conexão L2TP-lout com o rádius) até aí tudo bem. Agora acabei de montar um terceiro mk(no PC) com 2 placas de rede ethernet com a intenção de fazer o cache full. Alguém poderia me orientar de como fazer o tão falado Cache Full sem precisar mexer na estrutura que tenho?

    Desde já agradeço a todos!

  2. #2

    Padrão Chache Aqui Esta Tudo O Que Precisa

    Boa noite amigo neste post https://under-linux.org/forums/mikro...-exemplos.html tem tudo que precisa para seu cache funcionar redondo , pode confiar ele foi postado por um dos membros que possui um alto nivel de conhecimento no assunto e graças a este consegui fazer funcionar o meu aqui .

    ps se sua rede for funcionar wirelles nao aconselho que deixe seu cache full existe uma regra que vc libera o cache mas os usuarios baixam de acordo com a velocidade de cada um sem sair do link e sim do seu cache . abraço e qualquer coisa estamos a disposiçao

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Cache full para wireless não é recomendável.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterduvida Ver Post
    ...
    A situação é a seguinte: tenho 2 routerboard mikrotiks em operação o 1º (192.168.254.8) faz uma ponte (5.8 GHz) entre o meu link de internet (192.168.254.254) para o 2º Mk (192.168.254.4). O segundo mikrotik é quem distribui o sinal para meus 10 clientes (por enquanto) através da interface wlan1 (10.6.1.1). os clientes se conectam a internet através de hotspot, o controle de usuários e banda é feita através do software radius manager, numa outra cidade (é feita uma conexão L2TP-lout com o rádius) até aí tudo bem. Agora acabei de montar um terceiro mk(no PC) com 2 placas de rede ethernet com a intenção de fazer o cache full. Alguém poderia me orientar de como fazer o tão falado Cache Full sem precisar mexer na estrutura que tenho?
    ...
    Você terá que controlar a velocidade do cachefull de acordo com o tráfego real de sua rede wireless. Não é recomendável usar o limite de sua rede wireless no cachefull, tipo: se você tem um tráfego real na rede wireless, pode-se usar de 1 a 2 megas para limitar o cache. Isto é para que mantenha uma qualidade melhor na prestação dos seus serviços.

    Em relação a fazer o cache funcionar, há duas formas:
    1ª - fazer a marcação de pacotes de toda a rede e setar o valor;
    2ª - fazer a marcação de pacotes por ip.

    Note: Para que o seu cache full funcione direitinho, veja nos status do web-proxy se o HITs estão sendo contados.