+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Potencia Antena + Radio

    Hj recebi uma notificacao de denuncia, alegando que trabalho sem licenca e com equipamentos sem homologacao.

    Tenho parceria de licenca apenas no endereco onde se encontra o link, nao tenho das torres. Isso é um assunto bem discutido aqui no forum, eu mesmo levantei essa questao tempos atras.

    Bem, hoje liguei la na anatel pra tirar informacoes.

    Me informaram que eu estou totalmente ilegal. Preciso de licenca de radio frequencia e licenca SCM.

    Perguntei o pq, sendo que a minha cidade possui 40k de habi.

    O atendente perguntou entao qual o alcance da minha rede. Eu informei uns 2km, o que realmente é.

    Ele disse que a essa distancia, eu estou usando mais de 400mw de potencia. Na verdade eu uso potencia default, 17dbm no mk com antena de 12dbi. Como é feito esse calculo? Seria a soma 17+12?

    Levantei a questao tambem da licenca pra cada torre. Ele afirmou que é preciso. Eu refutei, dizendo que varios oficios, como uns aqui do site, onde varias autoridades da anatel assinaram, respondendo essa questao, dizendo que nao precisa de licenca nas torres em cidades com menos de 500k de hab, e 400mw de potencia. Ele me disse pra responder a denuncia com copia dos documentos, mesmo nao sendo respondido a minha empresa, o atendente disse: "o que serve para uma, serve para todas". Eu perguntei entao, que se essa resposta estiver errada, eu estou ilegal inocentemente, confiando num documento assinado e registrado na anatel. Ele me disse pra ficar tranquilo, e manter copia desse documento, e aguardar a resposta deles da minha defesa. Se a fiscalizacao vier, devo apresentar esses documentos, onde eles nao vao interromper meu sinal.

    Agora a duvida ficou na potencia dos equipamentos + antena. Alguem sabe me dizer com que potencia estou trabalhando realmente?
    Antena 12dBi + mk em 17dBm

  2. #2

    Padrão

    a potencia final é a medida pelo watimetro deles ou seja RADIO+ , -CABOS -CONECTORES ,+ANTENA = maximo 26dbm

    veja quanto de SNR esta emitindo seu AP
    165


    vc pode saber quantos mw usando o netstumbler ex: radio 64mw - 18dbm + 12,5dbm - perdas tem que ficar entre 26 a 30

    agora nao sei se é o calculo de 400mw é o transmissor ou o conjunto entendeu

    use este aqui para calcular

    mW to dBm Calculator

    http://www.juliano.com.br/artigos/te...uloDePotencia/
    Última edição por Pirigoso; 25-06-2008 às 01:00.

  3. #3

    Padrão

    onde você conseguiu estes oficios assinados da anatel?

  4. #4

    Padrão

    Esta questão dos 400mW e 500.000 hab parece que está meio confusa.

    Pelo texto diz: 400mW e 500.000 hab. As duas condições tem que ser satisfeitas.
    Se dissesse: 400mW ou 500.000 hab. É uma ou outra condição.

    Na prática como é mesmo?

    Agora quanto a potencia é 400mW EIRP. Ou seja o conjunto.

  5. #5

    Padrão

    Bom dia!
    Onde voce conseguiu esse documento?
    Onde eu vejo esses calculos de Hob x Pot.?

  6. #6

    Padrão

    O infortúnio do nosso amigo damacenoneto pode ser uma grande oportunidade de se estabelecer melhores critérios e informações.

    damacenoneto, se for possível, mantenha uma resenha do andamento do processo.

    Os tais documentos, que também já li referencia em outros tópicos, poderiam ser escaneados e colocados para consulta.

    Um pequeno banco de dados com essas informações, pode servir de base para vários recursos junto a Anatel, pois acaba por criar uma "jurisprudência" junto a esse órgão.

  7. #7

    Padrão

    esse doc esta scaneado aki mesmo no forum, nao lembro o topico, mas é um recente. Esta em nome da LocalNet se nao me engano.

    No doc tem o numero do oficio registrado na anatel.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    esse doc esta scaneado aki mesmo no forum, nao lembro o topico, mas é um recente. Esta em nome da LocalNet se nao me engano.
    No doc tem o numero do oficio registrado na anatel.

    A sugestão é pensando em um tópico fixo ou wiki, ou seja, não sujeito a ser apagado e de fácil localização, centralizando esse tipo de documentação.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta questão dos 400mW e 500.000 hab parece que está meio confusa.

    Pelo texto diz: 400mW e 500.000 hab. As duas condições tem que ser satisfeitas.
    Se dissesse: 400mW ou 500.000 hab. É uma ou outra condição.

    Na prática como é mesmo?

    Agora quanto a potencia é 400mW EIRP. Ou seja o conjunto.
    Realmente, esse assunto volta e meia retorna.
    Se sua cidade tem MENOS de 500 mil habitantes, você pode utilizar potência eirp de até 36 dbm no conjunto rádio+antena (máximo de 30 dbm do rádio + máximo de 6 dbi da antena) na faixa de 2,4 GHz, sem precisar licenciar a estação (rádio + antena).
    Se por exemplo o rádio tiver 20 dbm de saída, pode-se usar uma omni de até 16 dbm.

    Usando antena direcional essa potência eirp pode ser muito maior, utilizando-se o cálculo que permite aumentar o ganho da antena em 3 dbi além dos 6 dbi, para cada 1 dbm diminuido na saida do transmissor.
    Exemplo: para usar uma antena de 24 dbi, o máximo de potência de saída permitida no rádio é de 24 dbm.

    Se a cidade tiver MAIS de 500 mil hab., isso tudo acima vale, só que vc vai ter que registrar a estação na Anatel.
    Se não quiser gastar $$$$, o conjunto rádio+antena não pode passar de 400 mW (26 dbm), independente do tipo de antena utilizada.
    Última edição por ryiades; 25-06-2008 às 12:47.

  10. #10

    Question

    Citação Postado originalmente por ryiades Ver Post
    Realmente, esse assunto volta e meia retorna.
    Se sua cidade tem MENOS de 500 mil habitantes, você pode utilizar potência eirp de até 36 dbm no conjunto rádio+antena (máximo de 30 dbm do rádio + máximo de 6 dbi da antena) na faixa de 2,4 GHz, sem precisar licenciar a estação (rádio + antena).
    Se por exemplo o rádio tiver 20 dbm de saída, pode-se usar uma omni de até 16 dbm.

    Usando antena direcional essa potência eirp pode ser muito maior, utilizando-se o cálculo que permite aumentar o ganho da antena em 3 dbi além dos 6 dbi, para cada 1 dbm diminuido na saida do transmissor.
    Exemplo: para usar uma antena de 24 dbi, o máximo de potência de saída permitida no rádio é de 24 dbm.

    Se a cidade tiver MAIS de 500 mil hab., isso tudo acima vale, só que vc vai ter que registrar a estação na Anatel.
    Se não quiser gastar $$$$, o conjunto rádio+antena não pode passar de 400 mW (26 dbm), independente do tipo de antena utilizada.

    Lendo esse tópico fiquei com uma dúvida...

    Se eu tenho...

    No ponto emissor: 1 rádio em 24dbm + 1 Antena direcional de 24dbi,
    No ponto receptor: 1 rádio em 24dbm + 1 Antena direcional de 24dbi e
    No repetidor: 1 rádio em 24dbm + 1 Antena de omni de 12dbi

    Obs.: Receptor e Repetidor estão no mesmo lugar.

    Estou livre de taxas da ANATEL ?? Visto que o Link é somente para o meu uso

    edson22

  11. #11

    Padrão

    Agora consegui compreender.
    Mas poderia existir um topico fixo com essas leis aqui no forum, para ter um acesso facil.