Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes lentos, com link sobrando

    Boa noite a todos, sou novo aqui no forum e gostaria de abrir uma discussão sobre um assunto que talvez possa interessar para mais alguém.

    Recentemente abri um provedor, fiz o pedido de um link da Embratel já fazem quase 4 meses e por enquanto nada, consegui assinar o contrato deles só na última sexta-feira e acho que agora vai, bom, como não podia aguardar a boa vontade da operadora para começar a trabalhar, fui obrigado a apelar para o link ADSL mesmo, até aí tudo normal. O problema:
    Meu link ADSL é de 2Mbps, e sempre que peço pra fazer um download com o link todo livre, ele alcança os 2Mbps contratados, em qualquer horário, todavia, quando coloco o MK com os clientes no link, o tráfego não passa de 600 Kbps e deixa os clientes todos lentos, quando tem poucos clientes, todos navegam tranquilamente, mas quando exige-se um pouco mais de capacidade do link, fica tudo uma lentidão só, e se eu tirar o MK e for medir o link, ele está com os 2 Mbps, isso é no mínimo curioso. Quem configurou o MK pra mim aqui foi uma pessoa experiente, inclusive membro do forum, e ele disse que não tem absolutamente nada de errado com o servidor. Alguém já passou por algo assim? Podem me dar uma luz? Caso possam me ajudar e julgar essa ajuda como um serviço prestado, favor me comunicar para combinarmos sobre, o que mais preciso agora é resolver o meu problema.

    Desde já agradeço a atenção e a paciencia de todos.

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Boa noite a todos, sou novo aqui no forum e gostaria de abrir uma discussão sobre um assunto que talvez possa interessar para mais alguém.

    Recentemente abri um provedor, fiz o pedido de um link da Embratel já fazem quase 4 meses e por enquanto nada, consegui assinar o contrato deles só na última sexta-feira e acho que agora vai, bom, como não podia aguardar a boa vontade da operadora para começar a trabalhar, fui obrigado a apelar para o link ADSL mesmo, até aí tudo normal. O problema:
    Meu link ADSL é de 2Mbps, e sempre que peço pra fazer um download com o link todo livre, ele alcança os 2Mbps contratados, em qualquer horário, todavia, quando coloco o MK com os clientes no link, o tráfego não passa de 600 Kbps e deixa os clientes todos lentos, quando tem poucos clientes, todos navegam tranquilamente, mas quando exige-se um pouco mais de capacidade do link, fica tudo uma lentidão só, e se eu tirar o MK e for medir o link, ele está com os 2 Mbps, isso é no mínimo curioso. Quem configurou o MK pra mim aqui foi uma pessoa experiente, inclusive membro do forum, e ele disse que não tem absolutamente nada de errado com o servidor. Alguém já passou por algo assim? Podem me dar uma luz? Caso possam me ajudar e julgar essa ajuda como um serviço prestado, favor me comunicar para combinarmos sobre, o que mais preciso agora é resolver o meu problema.

    Desde já agradeço a atenção e a paciencia de todos.

    Muito Obrigado.

    Bem partindo do principio que não existe nada com o seu servidor, se vc distribui o sinal via wireless a 600k para cada cliente, fica realmente complicado porque para atingir um throughput alto em 2,4 é realmente bem díficil nas condições de hoje.

    No entanto verfique se realmente está tudo ok com seu server, até os mais experientes erram ou deixam passar despercebido alguma coisa de vez enquanto. Que tal postar as regras do firewall aki pra gente dar uma avaliada?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Bem partindo do principio que não existe nada com o seu servidor, se vc distribui o sinal via wireless a 600k para cada cliente, fica realmente complicado porque para atingir um throughput alto em 2,4 é realmente bem díficil nas condições de hoje.

    No entanto verfique se realmente está tudo ok com seu server, até os mais experientes erram ou deixam passar despercebido alguma coisa de vez enquanto. Que tal postar as regras do firewall aki pra gente dar uma avaliada?
    Olá JHONNE, primeiramente obrigado pela resposta. Eu coloquei velocidades de 120 Kbps por cliente pra ver se ficava blz, e deu na mesma, por exemplo, eu tinha um link de 1Mbps antes, e agora coloquei o de 2, mas o tráfego geral não subiu.... continua na faixa dos 400 à 600 Kbps no máximo. Estou achando muito estranho.

    O problema é que como não entendo bem de MK, não sei como posso postar as regras do firewall aqui.

  4. #4

    Red face

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Olá JHONNE, primeiramente obrigado pela resposta. Eu coloquei velocidades de 120 Kbps por cliente pra ver se ficava blz, e deu na mesma, por exemplo, eu tinha um link de 1Mbps antes, e agora coloquei o de 2, mas o tráfego geral não subiu.... continua na faixa dos 400 à 600 Kbps no máximo. Estou achando muito estranho.

    O problema é que como não entendo bem de MK, não sei como posso postar as regras do firewall aqui.
    user o winbox, clique em new terminal

    digite /ip firewall filter print e de enter; isso deve ser postado
    digite /ip firewall nat print + enter; também deve ser postado
    digite /ip firewall mangle print + enter; tambem deve ser postado

    se preferir depois de cada comando use o comando expor file nome_do_arquivo que o mikrotik criara o arquivo no diretorio raiz, aí é só ir em files no winbox e arrastá-lo para tela para poder postar aki.

  5. #5

    Padrão

    Não sei de que operadora é seu ADSL, porém não uso ADSL em meus clientes trabalho 100% link dedicado, imagino que vc possa ta estouranto o número de seções tcp do seu link ADSL, ai ele começa a dropar pacotes e consequentemente não atinge a velocidade nominal do circuito.

  6. #6

    Padrão

    JHONNE, estou colocando em anexo os scripts do firewall. São meio grandinhos.

    Michael, primeiramente obrigado pela atenção concedida nesse post. Bom, a questão é que eu quero usar o link dedicado, todavia, fiz o pedido de um link de 2Mbps a embratel 2 meses antes de começar a trabalhar e eles ficaram me enrolando o máximo que conseguiram, aí na última sexta-feira me mandaram o contrato pra eu assinar, e vai mais 45 dias pra instalar o link, e já fazem 2 meses que eu estou trabalhando, a única saída que encontrei foi começar a trabalhar com um link ADSL mesmo, só pra não deixar o pessoal que já tinha pedido internet na mão.

    A ADSL que uso é da Brasil Telecom, essa questão dos pacotes TCP eu não sabia que existia, realmente pode ser algo neste sentido sim. Existe alguma forma de solucionar isso? Alguma configuração ou equipamento que reduza ou unifique as sessões tcp na entrada de link do MK?
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    JHONNE, estou colocando em anexo os scripts do firewall. São meio grandinhos.

    Michael, primeiramente obrigado pela atenção concedida nesse post. Bom, a questão é que eu quero usar o link dedicado, todavia, fiz o pedido de um link de 2Mbps a embratel 2 meses antes de começar a trabalhar e eles ficaram me enrolando o máximo que conseguiram, aí na última sexta-feira me mandaram o contrato pra eu assinar, e vai mais 45 dias pra instalar o link, e já fazem 2 meses que eu estou trabalhando, a única saída que encontrei foi começar a trabalhar com um link ADSL mesmo, só pra não deixar o pessoal que já tinha pedido internet na mão.

    A ADSL que uso é da Brasil Telecom, essa questão dos pacotes TCP eu não sabia que existia, realmente pode ser algo neste sentido sim. Existe alguma forma de solucionar isso? Alguma configuração ou equipamento que reduza ou unifique as sessões tcp na entrada de link do MK?
    cara vou dar uma olhada nas regras do firewall. Quanto a questao que vc colocou, apesar de não ter sido pra mim, procure aqui no forum sobre limitar conexões simultaneas, tem muito sobre o assunto.

  8. #8

    Padrão

    Cara,

    Seu firewall temdirecionando da porta 80 para a 3128 de qualquer interface, isso cria uma abertura do proxy para a rede externa;

    na seguinte regra

    add chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 dst-address-list=!semproxy \
    action=redirect to-ports=3128 comment="PROXY-WEB" disabled=no

    negue a interface do link; selecione a em input e marque a caixainha com uma exclamação;
    Última edição por JHONNE; 06-07-2008 às 17:30.

  9. #9

    Padrão

    Amigo, com todo o respeito, mas o problema mesmo é seu link! ADSL não aguenta... vc vai ver qnd receber o link dedicado a diferença que é...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    JHONNE, estou colocando em anexo os scripts do firewall. São meio grandinhos.

    Michael, primeiramente obrigado pela atenção concedida nesse post. Bom, a questão é que eu quero usar o link dedicado, todavia, fiz o pedido de um link de 2Mbps a embratel 2 meses antes de começar a trabalhar e eles ficaram me enrolando o máximo que conseguiram, aí na última sexta-feira me mandaram o contrato pra eu assinar, e vai mais 45 dias pra instalar o link, e já fazem 2 meses que eu estou trabalhando, a única saída que encontrei foi começar a trabalhar com um link ADSL mesmo, só pra não deixar o pessoal que já tinha pedido internet na mão.

    A ADSL que uso é da Brasil Telecom, essa questão dos pacotes TCP eu não sabia que existia, realmente pode ser algo neste sentido sim. Existe alguma forma de solucionar isso? Alguma configuração ou equipamento que reduza ou unifique as sessões tcp na entrada de link do MK?
    Não sei se ira resolver, mas vc pode amenizar isso limitando as seções TCP dos seus clientes tbm, aqui mesmo no fórum vc encontra informações de como fazer.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Michael Ver Post
    Não sei se ira resolver, mas vc pode amenizar isso limitando as seções TCP dos seus clientes tbm, aqui mesmo no fórum vc encontra informações de como fazer.
    se observar o arquivo de firewall dele verá que já existe a limitação de conexões simultaneas

  12. #12

    Padrão

    Agradeço a atenção de todos pessoal, mas creio que o problema realmente seja o link ADSL, a única solução é aguardar a boa vontade da Embratel mesmo.

    Até lá vou penar muito com reclamações, sem falar que vou ter que parar as instalações. Mas fazer o que, somos praticamente subordinados às grandes teles.

  13. #13

    Padrão

    Nao li os scrips de firewall, mais vc ja testou o que o jhonne falou?

    Ja vi muita gente com este problema, tem maquinas em busca por proxy´s abertos e escravisao ele, tente olhar no seu proxy quantos clientes estao conectados, va em

    "IP -> Web Proxy" botao "Settings" clique na aba "status",

    e de uma olhada se nao tem gente demais usando seu proxy, ja vi cliente pagando 5k de trafego extra pra provedor via satelite porque o squid tava aberto... isso acontece tambem em linux. da uma conferida, o jhonne parece saber o que ta falando!


    []´s

  14. #14

    Padrão

    realmente na config o proxy tava aberto, mas também acho que seu problema é de link, de qualquer forma, feche a brecha no proxy da forma que postei anteriormente

  15. #15

    Padrão

    Sim, a alteração que o JHONNE me passou, eu já realizei. Mas ainda assim continuo com os problemas, sem dúvida estão sendo causados mesmo pelo link. Vamos aguardar mais né, fazer o q?!?!

    Obrigado pessoal pela atenção de todos, eu posto aqui quando o link chegar pra informar se deu tudo certo.

    E por falar nisso, alguém conhece algum consultor da Embratel que atende o MT e que possa me ajudar de verdade? Pq hoje liguei para saber se o contrato tinha chego pra eles, e sabe o que me informaram? Que o vendedor que me atendia saiu de férias... dá pra crer?!?! Já estou entrando em pânico, não sei mais o que fazer.

  16. #16

    Padrão

    cara....to com o mesmo problema aki =(

    link de 6mb adsl numa routerboard rb153 com mikrotik, e só meu NB conectado via wireless....resultado.....velocidade variando de 400k a 2.5mb ( link de 6mb alimentando o MK ).

    uso um servidor proxy externo ( BrazilFW ) e o MKT somente como AP-Bridge....e ja nao sei mais oq fazer......meu provedor menor com apzinho da edmax funciona mil vez melhor hj do q esse MKT aki =(

  17. #17

    Padrão

    Gasques, eu creio que sua rede aí não esteja legal cara, recomendo que consulte um profissional para que ele dê uma olhada pra vc. Aqui o meu MK funciona muito bem, o meu problema aqui é o link mesmo.

    Aqui tenho 2 RB 333, cada uma com 2 MINI-Cards Engenius, usando-as só como AP, e tenho um servidor MK central que faz as autenticações PPPoE, controle de firewall, banda e tudo mais.

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Gasques, eu creio que sua rede aí não esteja legal cara, recomendo que consulte um profissional para que ele dê uma olhada pra vc. Aqui o meu MK funciona muito bem, o meu problema aqui é o link mesmo.

    Aqui tenho 2 RB 333, cada uma com 2 MINI-Cards Engenius, usando-as só como AP, e tenho um servidor MK central que faz as autenticações PPPoE, controle de firewall, banda e tudo mais.

    Abraços

    entaum...ai q ta!

    fazendo o teste direto no servidor assim:

    modem adsl > servidor proxy bfw > hub 8 portas pra teste > Mikrotik
    NB Ligado aki

    ae com o NB ligado no hub eu tenho os 6mb cravados e lindos :P mas qdo uso pelo MKT via Wireless....eskece....nao passa de 2.5mb e com variaçãos de 800k a 3mb....horrivel !

    to super arrependido de gastar quase 3k com esse aparato todo e o pior.....qdo a gente encontra alguem q sabe resolver eles logam pensam e nos arrancar os olhos......affff

    qq ajuda vai ser uma benção !

  19. #19

    Padrão

    Mas vc está trafegando 2,5Mbps em apenas 1 canal do rádio do MK, se eu não estou enganado este é um bom tráfego para um sinal de rádio, ainda mais com a poluição do 2,4. Me corrijam se eu estiver errado, mas está tudo normal com seu equipamento, vc não vai conseguir passar 6Mbps em frequencia 2,4 com equipamentos baratos, ou dispositivo wireless do notebook.

    Grande abraço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Mas vc está trafegando 2,5Mbps em apenas 1 canal do rádio do MK, se eu não estou enganado este é um bom tráfego para um sinal de rádio, ainda mais com a poluição do 2,4. Me corrijam se eu estiver errado, mas está tudo normal com seu equipamento, vc não vai conseguir passar 6Mbps em frequencia 2,4 com equipamentos baratos, ou dispositivo wireless do notebook.

    Grande abraço


    serio?

    mas isso nao quer dizer q vou ter banda total a ser dividida pros meus clientes de no maximo 2,5mb nao né?

    ou seja..os 6mb vao estar sendo utilizados pelos 3 cartões divididos entre eles ou só vou poder contar com 2,5mb ( como c fosse o link maximo de entrada no mk ).


    obrigado pela resposta....ja to ficando aliviado