+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Antena Omni muito alta, será que me atende?

    Pessoal,

    estou implementando uma antena omni para atender a alguns clientes que os meus paineis não pegam.

    Mas estou com dúvida pois a torre é muito alta em relação aos clientes e não sei se irei conseguir sinal.

    Alguem pode me ajudar?

    Estarei utilizando uma omni da Ideal 15dbi. Fiz um esboço para demonstrar as distâncias.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto omni.jpg
Visualizações:	442
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	2486  

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Pessoal,

    estou implementando uma antena omni para atender a alguns clientes que os meus paineis não pegam.

    Mas estou com dúvida pois a torre é muito alta em relação aos clientes e não sei se irei conseguir sinal.

    Alguem pode me ajudar?

    Estarei utilizando uma omni da Ideal 15dbi. Fiz um esboço para demonstrar as distâncias.

    Abraços
    Amigo.... WIRELESSS, so funciona 100% bem se tiver VISADA... se vc jogo a omini para que haja visada nos clientes, blz mano, funciona bem.. e no modelo q se fez ai, é bom, q o sinal dela vai se propagar longe, alcançando uma distancia longa com visada, funciona blz. amigo.

  3. #3

    Padrão

    a minha dúvida é relativo as especificações dela:
    Ângulo de 1/2 potência elevação: 4º

    O que isso significa então??
    Eu pensava que era a abertura dela, estava com medo de o sinal passar por cima dos clientes...

  4. #4

    Padrão

    Faça uma conta trigonometrica simples, que pode lhe ajudar a definir se o sinal chegará lá...

  5. #5

    Padrão

    a conta já fiz, mas queria confirmar se realmente é isso...

    não dá... só iria ter sinal com com aproximadamente 2600 metros (usando 3º de abertura)...

    alguem confirma minha lógica?

    abraços

  6. #6

    Padrão

    Como diz o ditado: "Teoria é uma coisa, na prática é outra!".

    Por experiência, te falo que funcionará se realmente tiver visada limpa, mesmo com os clientes teoricamente fora do ângulo de abertura vertical da omni.
    Na prática, a irradiação de sinal não é uma ciência "exata", pois N fatores e elementos da atmosfera, interferem(seja para o bem ou mal) na difusão do sinal, bem como também as antenas não funcionam exatamente como diz no manual.
    E vc só realmente saberá testando na PRÁTICA.
    Última edição por kryseck; 16-07-2008 às 02:35.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Pessoal,
    estou implementando uma antena omni para atender a alguns clientes que os meus paineis não pegam.
    Mas estou com dúvida pois a torre é muito alta em relação aos clientes e não sei se irei conseguir sinal.
    Alguem pode me ajudar?
    Estarei utilizando uma omni da Ideal 15dbi. Fiz um esboço para demonstrar as distâncias.
    Abraços
    Tem que obedecer a abertura vertical da antena, que nesse caso por estar muito alta pode ser um problema, me parece mais adequado usar 2 ou mais setoriais, calculando a correta inclinação.

    Experimentando o Radio Mobile, a medida que aumentava a altura da antena (e consequentemente a diferença de "altitude" entre o servidor e o cliente) ia piorando o enlace.

  8. #8

    Padrão

    é, vou montar a omni para testes, mas já se preparando pra botar 2 paineis...

    agradeço a todos pela ajuda!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    é, vou montar a omni para testes, mas já se preparando pra botar 2 paineis...

    agradeço a todos pela ajuda!
    Sempre lembrando que omini com pouco ganho tem ângulo vertical maior, assim facilitando clientes perto.

  10. #10

    Padrão

    Amigo, como os clientes estão perto e vc quer colcar uma omni, aconselho que vc coloque uma antena com maior abertura, uma antena de 9 ou 8 dbi, dê uma olhada no lobulo de radiação da mesma em 3D isso ajudará muito tomar uma decisão.

  11. #11

    Padrão

    agradeço a todos...

    é que queria aproveitar uma omni ideal de 15 q tenho aqui...

    como não vai dar, vou colocar 2 paineis ideal 12dbi que também estão sobrando...

    abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    agradeço a todos...

    é que queria aproveitar uma omni ideal de 15 q tenho aqui...

    como não vai dar, vou colocar 2 paineis ideal 12dbi que também estão sobrando...

    abraços
    Então está mais fácil. Já que tem eles, tem mais é que aproveitar mesmo. O resultado será muito melhor.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    agradeço a todos...

    é que queria aproveitar uma omni ideal de 15 q tenho aqui...

    como não vai dar, vou colocar 2 paineis ideal 12dbi que também estão sobrando...

    abraços
    Painel de 9 DBI para até 3km da e sobra e o ideal vc usar polarização Horizontal , ja que seu problema é altura relação Cliente vs Ponto de acesso, nem perde tempo com esta homini, vai passar reto o sinal.. chegar até 10km menos nos seus clientes

  14. #14

    Padrão

    eu uso uma omni de 5 dbi, moro num morro, e jogo sinal pra cliente a uns 500m e uns 100m abaixo da minha antena, ja tem mais de ano isso. Eu acho que no teu caso vai funcionar sim.

  15. #15

    Padrão

    vlw galera...

    era como eu tava pensando mesmo... só com 2.7km o sinal ficou bom... mais perto da torre o sinal é baixo, inviabilizando o seu uso... abraços a todos!