+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RESOLVIDO - IP amarrado com MAC

    Galera, ja fiz muitos teste aki para tentar amarrar um ip a um determinado Mac mas nao funciona, poderiam me ajudar? O que ja fiz:

    IP - ARP - + - coloqueio o ip casando com o mac desejado, ecolhi minha wan1

    INTERFACES - Wan1 - GENERAL mudei o ARP para reply-only, ainda para garantir fui em

    IP - DHCP servidor, leases e removi todos ips emprestados pelo DHCP aí depois conectei no wireless e nada de pegar o IP que determinei para minha rede wireless.

    AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇAO DE TODOS, UM ABRAÇO
    Última edição por welllinux; 09-07-2008 às 20:39. Razão: RESOLVIDO

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Galera, ja fiz muitos teste aki para tentar amarrar um ip a um determinado Mac mas nao funciona, poderiam me ajudar? O que ja fiz:

    IP - ARP - + - coloqueio o ip casando com o mac desejado, ecolhi minha wan1

    INTERFACES - Wan1 - GENERAL mudei o ARP para reply-only, ainda para garantir fui em

    IP - DHCP servidor, leases e removi todos ips emprestados pelo DHCP aí depois conectei no wireless e nada de pegar o IP que determinei para minha rede wireless.

    AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇAO DE TODOS, UM ABRAÇO
    Amigo...
    acho q vc entendeu meio q errado..
    quando ele quiz dizer "amarrar", é q somente akele IP . com akele MAC conseguira acesso.. por exemplo se eu tenho o mac A e uso o ip 192.168.10.1 o mac B nao conseguira acesso com esse ip, somente terá acesso ao seu roteador os IP cadastrados na tabela ARP. Eu utilizo aki da seguinte forma. deixo preso o meu DHCP dar ip normalmente mais só navega qm tiver cadastrado no ARP.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    ...nada de pegar o IP que determinei para minha rede wireless.
    ...

    Olá amigo,
    Ao atrelar ip x mac, não significa que a placa wireless vai receber o ip que está na tabela arp e sim o que foi colocado na leases do dhcp server, lembrando que o dhcp tem que está configurado para a interface onde a wireless vai conectar-se.

    Você também pode adicionar entradas dinâmicas na tabela arp quando um ip conectar por dhcp, basta configurar no servidor dhcp.
    Última edição por Raniel; 08-07-2008 às 22:06.

  4. #4

    Padrão Fafadinho e MR.RG

    Fafadinho, isso que vc fez no seu Mikrotik é o que eu quero fazer, liberar acesso somente aos mac cadastrados e ainda de quebra fixar um ip por MAC, poderia nos passar como ficou sua configuração?

    MR.RG, então quer dizer que não basta somente fixar uma tabela ARP? Tenho que tambem Configurar o Leases do DHCP para que isso possa acontecer?

    Agradeço a ajuda de vocês e desculpe pela falta de informação minha heheh!!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    ...
    MR.RG, então quer dizer que não basta somente fixar uma tabela ARP? Tenho que tambem Configurar o Leases do DHCP para que isso possa acontecer?
    ...
    Para a interface pegar o ip que você quer, tem que colocar o ip x mac no leases.

    Faça o seguinte:
    Deixe o seu servidor como ip static e add os ips no leases, assim ele vai atribuir o ip sem problema algum.

    Lembrando que você pode deixar a sua tabela arp limpa e em reply-only e configurar o seu servidor dhcp para add os ip à tabela arp de forma dinâmica.

  6. #6

    Padrão Mr.rg

    Ok MR, realmente deu certo, agora para finalizar este asunto restou apenas duas dulvidas.

    1- Se consigo casar o ip com omc aqui no dhcp para que serve a tabela ARP

    2- Como faço para os pcs cadastrados na tabela leases não expirem seu tempo de conexão e fiquem definidos definitivamente?

    Valeu

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    ...dulvidas.

    1- Se consigo casar o ip com omc aqui no dhcp para que serve a tabela ARP...
    A tabela arp serve para evitar que um cliente mude de ip para fugir do controle e/ou de outra pessoal usar os seus serviços*.

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    ...dulvidas.
    2- Como faço para os pcs cadastrados na tabela leases não expirem seu tempo de conexão e fiquem definidos definitivamente?
    Deixe o lease time em 00:00:00

  8. #8

    Padrão Mr.rg

    Bem meu amigo, felizmente deu certo, do jeito que eu precisava, o unico detalhe é que quando coloco o leases em 00:00:00 ele não conectada nem uma de minhas maquinas então emprestei os ips para elas por longos anos no leases hehe, aí ficou beleza, obrigado pela ajuda, um abraço!!!

  9. #9

    Padrão

    Alguem poderia me indicar alguma documentação completa sobre configuração de DHCP server no Mikrotik?

    Aguardo, obrigado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Alguem poderia me indicar alguma documentação completa sobre configuração de DHCP server no Mikrotik?

    Aguardo, obrigado.
    O correto seria postar sua necessidade quanto ao dhcp e a partir disso lhe indicaríamos a maneira a se tomar, mas pode fazer uma busca aqui:

    4shared.com - file sharing network - free file search - mikrotik

  11. #11

    Padrão

    Gosto muito de resolver meus problemas e duvidas sozinho, só incomodo os outros quando não ha relatos do que busco.
    Obrigado pela ajuda.