+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge MK AP + MK com Proxy

    Bom dia.

    Estou com uma pequena duvida de como fazer a configuração do meu MK que vou subir para a torre nessa semana.
    Ela está com 5 wireless e uma ether. Mintei tudo em uma placa mãe convencional e vou ligar 4 paineis setoriais de 90º em 2.4 e mais uma antena direcional para um cliente em especifico em 5.8. Nao estou utilizando HD, somente um cartão de 1 GB com um adaptador IDE funcionando perfeitamente.
    A duvida surge agora. Quero utilizar esse computador lah na torre somente como AP, pq tenho aqui embaixo um server rodando MK com controle de mac + simple queue, que envia pro meu radio que está lá encima (a intenção é que esse pc q eu montei substitua esse radio que tem lá hoje). Queria configurar do mesmo jeito, para o pc somente funcionar como um AP e o controle ficar todo no MK que está aqui embaixo.
    Vale a pena fazer isso? Ou indicariam fazer um proxy externo em linux? Tenho uma gama bem grande de duvidas de como fazer proxy + cache em linux,por isso optei por manter meu server atual em mikrotik aqui embaixo também.

    Agradecido.

    Rafael

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por horusosbourne Ver Post
    Bom dia.

    Estou com uma pequena duvida de como fazer a configuração do meu MK que vou subir para a torre nessa semana.
    Ela está com 5 wireless e uma ether. Mintei tudo em uma placa mãe convencional e vou ligar 4 paineis setoriais de 90º em 2.4 e mais uma antena direcional para um cliente em especifico em 5.8. Nao estou utilizando HD, somente um cartão de 1 GB com um adaptador IDE funcionando perfeitamente.
    A duvida surge agora. Quero utilizar esse computador lah na torre somente como AP, pq tenho aqui embaixo um server rodando MK com controle de mac + simple queue, que envia pro meu radio que está lá encima (a intenção é que esse pc q eu montei substitua esse radio que tem lá hoje). Queria configurar do mesmo jeito, para o pc somente funcionar como um AP e o controle ficar todo no MK que está aqui embaixo.
    Vale a pena fazer isso? Ou indicariam fazer um proxy externo em linux? Tenho uma gama bem grande de duvidas de como fazer proxy + cache em linux,por isso optei por manter meu server atual em mikrotik aqui embaixo também.

    Agradecido.

    Rafael
    Use o ap brigde que dá para fazer isto.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Use o ap brigde que dá para fazer isto.
    Faz uma bridge com todas as placas (wireless e rede) usando a mesma classe de IP que eu tenho no MK q está no chão e coloco lah encima?
    Nao preciso regostrar nada na tabela ARP nao neh?
    Obrigado

  4. #4

    Padrão Criando bridge...

    opa, seguinte brother tambem estou atras disso, encontrei a seguinte explicação: deixar os cartões em AP-Bridge, pós isso va no MENU Bridge e crie uma Bridge,até ai ok.Nessa Bridge deve se colocar o nome da bridge(um nome qualquer eu imagino "wlan01" ) e depois deve-se colocar o MAC do cartão nessa bridge???. Após criada a bridge va na aba Ports e selecione Interface: ether1 e em Bridge: (o nome da bridge criada anteriormente).

    Bora lah,imagino que atraves desse seu topico ,vamos acabar com essa duvida que ronda a todos que utilizam esse sistema de PC-AP

    " MR. RG, teria como vc nos dar uma explicação mais detalhada dessa ligação??? !

    flows brother...
    Última edição por datalinenet; 22-08-2008 às 11:56.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    opa, seguinte brother tambem estou atras disso, encontrei a seguinte explicação: deixar os cartões em AP-Bridge, pós isso va no MENU Bridge e crie uma Bridge,até ai ok.Nessa Bridge deve se colocar o nome da bridge(um nome qualquer eu imagino "wlan01" ) e depois deve-se colocar o MAC do cartão nessa bridge???. Após criada a bridge va na aba Ports e selecione Interface: ether1 e em Bridge: (o nome da bridge criada anteriormente).

    Bora lah,imagino que atraves desse seu topico ,vamos acabar com essa duvida que ronda a todos que utilizam esse sistema de PC-AP

    " MR. RG, teria como vc nos dar uma explicação mais detalhada dessa ligação??? !

    flows brother...
    Eu fiz isso ae mesmo que vc disse, só tá faltando fazer o teste. Vou tentar hoje na hora do almoço e passo um feedback de tudo pra ver se funcionou ou não.

  6. #6

    Padrão Opa , 100% agora...

    Fiz exatamente como mencionei, esta 100% agora, o PC-AP com os cartões em AP-Brigde e o Servidor la de baixo controlando tudo 100%... So falta um pequeno detalhe, onde configuro pra ter controle de acesso dos MACs que poderão conetcar-se aos cartões???


    Vlw Galera!!!

  7. #7
    eidt2008
    Visitante

    Padrão

    Bom dia,

    Em wireless/ access list, ali vc cadastra os mac que terão acesso ao seu MK.

  8. #8

    Padrão

    sou novo com mk e fiz um ap-bridge...o status do web-proxy mostra...running...porem quando 0 em clients, o que será q estou fazendo de errado?
    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 400096KiB
    cache-drive: secondary-master
    max-cache-size: unlimited
    max-ram-cache-size: unlimited
    status: running
    reserved-for-cache: 33005568KiB
    reserved-for-ram-cache: 7168KiB

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roots Ver Post
    sou novo com mk e fiz um ap-bridge...o status do web-proxy mostra...running...porem quando 0 em clients, o que será q estou fazendo de errado?
    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 400096KiB
    cache-drive: secondary-master
    max-cache-size: unlimited
    max-ram-cache-size: unlimited
    status: running
    reserved-for-cache: 33005568KiB
    reserved-for-ram-cache: 7168KiB

    Na guia access do webproxy, coloque sua rede com a action=accept
    E nada de unlimited, set um valor para:

    max-cache-size: unlimited
    max-ram-cache-size: unlimited

  10. #10

    Padrão

    Outra coisa também é o redirecionamento.

  11. #11

    Padrão

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 400096KiB
    cache-drive: secondary-master
    max-cache-size: 30000000KiB
    max-ram-cache-size: 500000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 29999104KiB
    reserved-for-ram-cache: 53248KiB

    desculpa a minha ignorância...até parece q vai dar um nó na minha cabeça...rsss..onde eu coloco essa rede? em src ou dst? e o redirecionamento eu coloco na mesma aba? ou no 3 menu? com o nome direct? estou usando 29.51 mk....e estou pegando a rede do meu ap...dlink...192.168.2.1/24, outra coisa...nao criei ip address no winbox, eu poss criar tipo uma sub-rede...? tipo assim recebo pela placa de rede ether 1 meu dlink 192.168.2.1..e sai em um cartao xr2...a mesma rede (criei uma bridge) Gostaria q saisse no meu xr2 10.0.0.1/24...o lance do limite da banda ta funfando legal...to fazendo os testes com o note...to navegando com ele...nesse exato momento.. :-) mas gostaria de colocar o web proxy pra funcionar...e criar a sub rede...10.0.0.1, mister rg me dar um help !

  12. #12

    Padrão

    Primeiro vamos vê como anda o status do seu cache:

    /ip web-proxy monitor

    Poste o resultado para analisarmos.

  13. #13

    Padrão

    Pode ser que esta regra não esteje funcionando blz:

    /ip firewall nat add chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Pode ser que esta regra não esteje funcionando blz:

    /ip firewall nat add chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    status: running
    uptime: 18m19s
    clients: 0
    requests: 0
    hits: 0
    cache-size: 0KiB
    ram-storage-size: 100KiB
    received-from-servers: 0KiB
    sent-to-clients: 0KiB
    hits-sent-to-clients: 0KiB

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roots Ver Post
    status: running
    uptime: 18m19s
    clients: 0
    requests: 0
    hits: 0
    cache-size: 0KiB
    ram-storage-size: 100KiB
    received-from-servers: 0KiB
    sent-to-clients: 0KiB
    hits-sent-to-clients: 0KiB
    estou pensando em tirar essa versao 29.51 e colocar a 3.13 o que vc acha?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roots Ver Post
    status: running
    uptime: 18m19s
    clients: 0
    requests: 0
    hits: 0
    cache-size: 0KiB
    ram-storage-size: 100KiB
    received-from-servers: 0KiB
    sent-to-clients: 0KiB
    hits-sent-to-clients: 0KiB
    Posta suas regras de redirecionamento e uma imagem da mesma.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    opa, seguinte brother tambem estou atras disso, encontrei a seguinte explicação: deixar os cartões em AP-Bridge, pós isso va no MENU Bridge e crie uma Bridge,até ai ok.Nessa Bridge deve se colocar o nome da bridge(um nome qualquer eu imagino "wlan01" ) e depois deve-se colocar o MAC do cartão nessa bridge???. Após criada a bridge va na aba Ports e selecione Interface: ether1 e em Bridge: (o nome da bridge criada anteriormente).

    Bora lah,imagino que atraves desse seu topico ,vamos acabar com essa duvida que ronda a todos que utilizam esse sistema de PC-AP

    " MR. RG, teria como vc nos dar uma explicação mais detalhada dessa ligação??? !

    flows brother...
    Retomando o topico no assunto original
    MR. RG, seria soh fazer uma unica bridge como mencionou o colega e nao colocar IP em nenhuma interface eh isso? ou teria que criar duas interfaces como descrito acima?

    Teria como vc explanar um pouco melhor o post anterior com vc mencionando que basta vc fazer um bridge?
    abraço e obrigado!

  18. #18

    Padrão

    PS.:
    Meu interesse real era montar um proxy aqui embaixo em linux numa distro qualquer, fazendo cache e dns, aih eu usaria o pc lah encima com MKT soh pra controlar mac e banda.
    Procurei no forum mas nao achei nenhum tutorial especifico explicando como configurar o squid para isso.
    Comentaram que a distro ideal pra fazer isso seria a slackware.

    Poderia explanar algo sobre isso ou indicar alguma "receita de bolo" para fazer o proxy externo em linux?


    Abraço!