+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Adaptando Tecnologias, pode funcionar ?

    Olá a todos, este é meu 1º post, pois bem procurei no forum mais não achei nada relacionado! se tiver me desculpem.

    Gostaria de saber tem alguma possibilidade de se usar um Mini-Modem 3G como cliente de um Mikrotik funcionando como AP a 900mhz ?
    Tem alguns modellos de mini-modem USB desbloqueados a venda no MercadoLivre, mais como nunca mexi com as configuraçoes internas do mesmo não faço ideia se isso pode funcionar, o objetivo é montar uma rede semelhante a 3G das operadoras de Celular, Lembrado que sei das retrições perante a Tia ANA, mais onde pretendo implantar este sistema o celular mais proximo fica a 65km e o fixo a 50km, mando um ponto a ponto para lá com MK a 900mhz e queria atigir outras fazendas e os Notes dos funcionarios por 900mhz pois tem Muitas bareiras e a rede atual de 2.4 não é eficiente.

    Grato pela atenção de vcs..

  2. #2

    Padrão

    Sem chance, os algoritmos de transmissão de dados são totalmente diferentes. Cada um usa uma tecnologia diferente.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sem chance, os algoritmos de transmissão de dados são totalmente diferentes. Cada um usa uma tecnologia diferente.
    Então tem alguma forma de instalar kit clientes por Placa PCI Ou PCMCI de 900mhz ??
    Pq usar um MK em cada casa fica com custo meio alto e sem mobilidade!

  4. #4

    Padrão

    A tecnologia da faixa dos 900MHz ainda é muito cara, tanto pra o provedor quanto pra o usuario final.

    As solucoes são poucas... o Wi-Max é uma delas, mas também é proibitiva e somente as grandes operadoras são autorizadas a usar.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sem chance, os algoritmos de transmissão de dados são totalmente diferentes. Cada um usa uma tecnologia diferente.
    Pois é isso que me deixa indignado Pedro!

    Porque nós temos que ficar limitados ao protocolo 802.11 enquanto eles podem usar estes modenzinhos e cobrir uma área grande com uma só base, enquanto nós sofremos instalando repetidora bem perto umas das outras para obter mobilidade na área.
    Vivo usa nos 850 e Claro e Tim nos 1900 mhz. Inclusive nestas frequencias, o mapa de distribuição de frequencias brasileiro não prevê transmissão de dados nestas frequencias. Em 900 sim, e depois em 2.4 e 5.8. Li e reli a regulamentação e para mim não poderia haver internet nestas frequencias.
    Entendo que está havendo uma convergencia de tecnologias e este argumento meu vai na contra-mão do desenvolvimento tecnológico. Mas pela legislação.....
    Não surge nada novo na área para nós beneficiar em termos de mobilidade no wireless. A grande maioria dos provedores está ainda atrelada a wireless fixo.

  6. #6

    Padrão

    É amigos, realmente isso é verdade!
    Os pequenos ainda sofrem muito, por tecnologia com menos desenvolvimento.

  7. #7

    Padrão

    Bom dia,

    realmente as grandes operadoras têm encontrado brechas nas leis de telecomunicações para "bancarem" provedores de serviços internet, pois a priori uma empresa que tem apenas licença de exploração de serviço telefonia móvel ou telefonia fixa comutada não podem atuar como provedores de serviços. Se houvesse uma união de provedores esse ponto poderia ser questionado na justiça.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    realmente as grandes operadoras têm encontrado brechas nas leis de telecomunicações para "bancarem" provedores de serviços internet, pois a priori uma empresa que tem apenas licença de exploração de serviço telefonia móvel ou telefonia fixa comutada não podem atuar como provedores de serviços. Se houvesse uma união de provedores esse ponto poderia ser questionado na justiça.
    Fico contente em saber que você compartilha a mesma opinião. Algum tempo atrás levantei esta questão aqui e quase apanhei.
    Sei que você é um dos que estão bem atualizados em wireless. Mas uma pressão assim poderia partir de associações como a Abramult ou Abusar. Pena que ainda não tenho SCM para poder me filiar a elas e pressionar.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fico contente em saber que você compartilha a mesma opinião. Algum tempo atrás levantei esta questão aqui e quase apanhei.
    Sei que você é um dos que estão bem atualizados em wireless. Mas uma pressão assim poderia partir de associações como a Abramult ou Abusar. Pena que ainda não tenho SCM para poder me filiar a elas e pressionar.


    Verdade,e eu estou de acordo com vcs, porem isso não impedem que eles comprem a SCM para poder operar nesta area, o legal, é que com 300 cliente um provedor foi lacrado e o dono esta respondendo a processo fereral aki na minha cidade, e a telefonicas moveis com seus milhares de clientes não rola nada?? Nem uma muntinha ???

    O mundo é de quem PAGA!!

    Ta dificil ser provedor neste brasil...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por georgebrite Ver Post
    Verdade,e eu estou de acordo com vcs, porem isso não impedem que eles comprem a SCM para poder operar nesta area, o legal, é que com 300 cliente um provedor foi lacrado e o dono esta respondendo a processo fereral aki na minha cidade, e a telefonicas moveis com seus milhares de clientes não rola nada?? Nem uma muntinha ???

    O mundo é de quem PAGA!!

    Ta dificil ser provedor neste brasil...
    Por ex. na minha cidade, procurando por SCM, só tem uma base da BrasilTelecom, que distribui via fio telefônico.
    A Claro, Vivo e Tim estão a todo o vapor com a banda larga deles, que não é tão larga assim e sem SCM.

    Hoje por curiosidade fui ler sobre as especificações de um celular.
    Potencia de tx em 850 mhz - 1.43W
    Em 1800mhz - 0,70W

    Quer dizer, na média 1w de potencia colado no ouvido.
    Sem falar na potencia instalada lá na torre que eu não tenho nem idéia de quanto eles usam.

    Nós somos regulamentados para baixa potencia, os protocolos já preparados pra isso e eles além de terem acesso a outros protocolos mais modernos, ainda usam uma alta potencia. Isto garante a mobilidade, mas acho que abre caminho para alguns cancerzinhos também e as autoridades não estão nem aí.

  11. #11

    Padrão

    Amigos... vamos com calma... Toda operadora de Celular possui licenca propria pra operar e vamos convir que todas usam aparelhos de alta qualidade, não é comoós que comecamos usando placas de 200 reais e depois pulamos pra as de 40 .

    Quando o governo lanca edital de licitacao de operadoras, eles especificam tudo, inclusive a potencia e a frequencia que eles tem que operar, por exemplo, no Brasil foi especificado por lei que os canais de operacao vai de 1 ao 11 (muitos desobedecem e poem ate o 14) uma operadora de celular nao faz isso.

    Um celular tem 1Watt de potencia, mas a Anatel sabe disso, pois o modelo homologado pra essa potencia, mas nossos radios vem com 100mW e por meios ilegais colocamos amplificadores pra chegar a 1 ou 3 Watts. Quem aqui ja viu amplificador numa radiobase de celular? ninguem.

    O que acontece é que os provedores querem se impor fazendo o que querem e as grandes vendo isso querem acabar com esse espaço que conquistamos.

    Se escolhemos trabalhar nessa area, temos que nos conformar com o que esta na regulamentação, engana-se quem pensa que todas as grandes teleoperadoras nao tem SCM, tem sim e devemos agradecer por elas nao cismarem e atraves de acoes udiciais nao mandarem tirar nossas minusculas torres por alegar que atrapalha eles.

    Eu sempre falo: Mexer com grandes operadoras é como se fosse mexer com uma canoa um navio gigante. Deixa elas la quietas. No dia que elas se retarem e disserem "internet de graca pra todos os que tem celular" ninguem vai poder fzer nada, pois elas dirão "nos pagamos milhoes de impostos todo ano, e esse provedor paga pouco mais que 9000 reais anuais. Quem terá razão?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Amigos... vamos com calma... Toda operadora de Celular possui licenca propria pra operar e vamos convir que todas usam aparelhos de alta qualidade, não é comoós que comecamos usando placas de 200 reais e depois pulamos pra as de 40 .

    Quando o governo lanca edital de licitacao de operadoras, eles especificam tudo, inclusive a potencia e a frequencia que eles tem que operar, por exemplo, no Brasil foi especificado por lei que os canais de operacao vai de 1 ao 11 (muitos desobedecem e poem ate o 14) uma operadora de celular nao faz isso.

    Um celular tem 1Watt de potencia, mas a Anatel sabe disso, pois o modelo homologado pra essa potencia, mas nossos radios vem com 100mW e por meios ilegais colocamos amplificadores pra chegar a 1 ou 3 Watts. Quem aqui ja viu amplificador numa radiobase de celular? ninguem.

    O que acontece é que os provedores querem se impor fazendo o que querem e as grandes vendo isso querem acabar com esse espaço que conquistamos.

    Se escolhemos trabalhar nessa area, temos que nos conformar com o que esta na regulamentação, engana-se quem pensa que todas as grandes teleoperadoras nao tem SCM, tem sim e devemos agradecer por elas nao cismarem e atraves de acoes udiciais nao mandarem tirar nossas minusculas torres por alegar que atrapalha eles.

    Eu sempre falo: Mexer com grandes operadoras é como se fosse mexer com uma canoa um navio gigante. Deixa elas la quietas. No dia que elas se retarem e disserem "internet de graca pra todos os que tem celular" ninguem vai poder fzer nada, pois elas dirão "nos pagamos milhoes de impostos todo ano, e esse provedor paga pouco mais que 9000 reais anuais. Quem terá razão?
    Pedro, suas observações vão de encontro com o que pensamos. Eles são grandes e por isso acham que podem tudo.
    Mas quatro são as questões:

    1- eles não tem base cadastrada para distribuir sinal de internet, o que subentende que para distribuir internet precisa de SCM. Para confirmar, procura a torre de uma delas mais próximo de você e vai lá no site da Anatel e vê se está cadastrada?
    Talvêz até tenham a licença que é dada em carater nacional, mas cada base precisa do registro. Na minha cidade tem torre Vivo, Claro e Tim. Nenhuma aparece no cadastro. Só aparece BrasilTelecom, que distribui via fio. Esta última está certo.

    2- Pelo mapa de distribuição de frequencias, 850 e 1800 não são destinadas a dados, só a fonia móvel.

    3- Correto quanto a potencia e qualidade dos equipamentos. Não que eu seja adepto de mais potência, você mesmo sabe que eu estou com baixissima potencia e satisfeito com os resultados.
    Mas nós se quisessemos e pudessemos ainda não teriamos acesso a este tipo de tecnologia que nos permitisse manter um provedor oferecendo a comodidade de mobilidade aos seus usuários. Mesmo tendo recursos para obter estes mesmos equipamentos, por força da lei só podemos ficar em 2.4 e 5.8. Nestas frequencias são as tecnologias que nos limitam. Amanhã ou depois todo mundo vai querer andar de notebook dum lado para outro e ao natural iremos ser excluidos da competição.

    4- Saúde. Pois tem muita matéria alertando sobre o uso indiscriminado de micro-ondas. Nossa faixa de atuação, com equipamentos de radiação restrita está limitada em potencia, mais pelo aspecto poluição de sinais do que propriamente questões de saúde. Tenho a impressão que ninguém lá em cima quer pensar seriamente no assunto e vão empurrando com a barriga o assunto.

    Concordo plenamente com você, que mexer com grandes é problemático e perigoso. Mas expus já algum tempo estes assuntos mais por tema de reflexão do que pensando que poderiamos mudar alguma coisa. Afinal, já está provado que eles fazem o que querem. A OI comprou a BrasilTelecom por 2bi e seiscentos milhões, usando dinheiro do BNDES e a lei não permitia este tipo de fusão. O que se faz? Muda-se a lei para facilitar. No nosso caso muda-se a lei para nos complicar.

    Mas como você mesmo disse, já que escolhemos nos aventurar pela estrada dos provedores, temos que continuar indo em frente. Felizmente esta estrada ainda nos dá muito prazer.

  13. #13

    Padrão

    1- No site da Telemar também diz que na minha cidade não há Velox (ADSL) e nem há previsao de instalação, mas ja tem aqui faz um tempão. portanto não podemos confiar em estimativas de site.

    2- Assim como 900Mhz também é pra telefonia e no entanto existem aparelhos para internet que usam a mesma frequencia.

    3- Voce mesmo deu a resposta... os provedores de internet wi-fi originalmente eram pra operar a potencias de 16 a 100mW, mas muitos irresponsaveis comecara a usar amplificadores e baguncar tudo, wi-fi residencial é certificado pra usar kis como usamos com antenas e placas pois 2.4Ghz são microondas que afetam a saude 9lembre-se que um forno tambem opera a essa frequencia, se deixar um aberto é radiação pra todo lado, pra uma pessoa captar o sinal a 2km sem antena tinha que ter um na torre)

    4- Realmente, nesse ponto temos que pensar na saude, o que voce falou é certo, eles nao pensam em como isso vai nos afetar no futuro.

    Vamos tocar a bola pra frente e continuar a nossa campanha pra usar qualidade... nos provedores devemos nos destacar por isso que eles nao tem, qualidade no atendimento... outro dia liguei pro call center de minha operadora e relatei o problema e a mulé mandou eu desligar e ligar o celular (cono se eu nao fizesse isso toda noite) achando que ia resolver, vê se pode? Um tecnico wireless nao faz essa burrada.

    Vamos a luta... um dia algum deputado bom (coisa rara) nos ajuda (ou podemos eleger um deputado que abraçe nossa causa)

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    1- No site da Telemar também diz que na minha cidade não há Velox (ADSL) e nem há previsao de instalação, mas ja tem aqui faz um tempão. portanto não podemos confiar em estimativas de site.

    2- Assim como 900Mhz também é pra telefonia e no entanto existem aparelhos para internet que usam a mesma frequencia.

    3- Voce mesmo deu a resposta... os provedores de internet wi-fi originalmente eram pra operar a potencias de 16 a 100mW, mas muitos irresponsaveis comecara a usar amplificadores e baguncar tudo, wi-fi residencial é certificado pra usar kis como usamos com antenas e placas pois 2.4Ghz são microondas que afetam a saude 9lembre-se que um forno tambem opera a essa frequencia, se deixar um aberto é radiação pra todo lado, pra uma pessoa captar o sinal a 2km sem antena tinha que ter um na torre)

    4- Realmente, nesse ponto temos que pensar na saude, o que voce falou é certo, eles nao pensam em como isso vai nos afetar no futuro.

    Vamos tocar a bola pra frente e continuar a nossa campanha pra usar qualidade... nos provedores devemos nos destacar por isso que eles nao tem, qualidade no atendimento... outro dia liguei pro call center de minha operadora e relatei o problema e a mulé mandou eu desligar e ligar o celular (cono se eu nao fizesse isso toda noite) achando que ia resolver, vê se pode? Um tecnico wireless nao faz essa burrada.

    Vamos a luta... um dia algum deputado bom (coisa rara) nos ajuda (ou podemos eleger um deputado que abraçe nossa causa)
    1 - É no site da Anatel. Toda base registrada entra automaticamente lá. Se não tá lá, não existe legalmente. Eu ainda não estou lá também.
    2 - Sim, 900 tem fonia também, mas é em 900 e uns quebrados. Não me lembro agora. Mas no site da Anatel tem o mapa completo com todos os serviços e suas faixas. Por sinal, muito chato de ler aquela tabela toda.

    E vamos tocando, amigo.

  15. #15

    Padrão

    Chato de ler? voce ta brincando... TUDO QUE DIZ RESPEITO A ANATEL É CHATO

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrrs...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Chato de ler? voce ta brincando... TUDO QUE DIZ RESPEITO A ANATEL É CHATO

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrrs...
    Mas é isso mesmo, Pedro, os caras fazem a coisa complicada e aí os grandes aproveitam. Ninguém vai lá ler as definições dos serviços. Acho que nem os fiscais da Anatel.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por ex. na minha cidade, procurando por SCM, só tem uma base da BrasilTelecom, que distribui via fio telefônico.
    A Claro, Vivo e Tim estão a todo o vapor com a banda larga deles, que não é tão larga assim e sem SCM.

    Hoje por curiosidade fui ler sobre as especificações de um celular.
    Potencia de tx em 850 mhz - 1.43W
    Em 1800mhz - 0,70W

    Quer dizer, na média 1w de potencia colado no ouvido.
    Sem falar na potencia instalada lá na torre que eu não tenho nem idéia de quanto eles usam.

    Nós somos regulamentados para baixa potencia, os protocolos já preparados pra isso e eles além de terem acesso a outros protocolos mais modernos, ainda usam uma alta potencia. Isto garante a mobilidade, mas acho que abre caminho para alguns cancerzinhos também e as autoridades não estão nem aí.

    Vo te falar... novamente volto a dizer.. não tem o que falar não fala. TIM, CLARO, e VIVO sem SCM ? Quase passei mau.
    Vamos acordar pra real e deixar as grandes quietas, pq elas fazer um grande favor em nos deixar trabalhar, senão era fiscal da anatel todos mes na porta querendo saber de impostos, etc..etc Sem falar que net de graça para eles não é nada... afinal que eles nao fazer para ter mais um cliente hein ?

    Depois voce olha no site da anatel
    http://sistemas.anatel.gov.br/stel/c...NumServico=045

    e vai encontrar.

    CLARO S.A. 535000205682006 62649 de 11/12/2006 15/12/2006 TERMO PVST/SPV Nº 164/2006 ANATEL RUA FLORIDA 1970 CIDADE MONCOES São Paulo/SP Tel: (11) 55096135 FAX: (11) 55096148




    TIM CELULAR S.A. 535000067932002 32893 de 16/01/2003 17/01/2003 TERMO PVST/SPV Nº 087/2003 ANATEL AVENIDA GIOVANNI GRONCHI 7143 4º Andar VILA ANDRADE São Paulo/SP Tel: (21) 4009-4021 FAX: (21) 4009-4105

    VIVO S.A. 535000038882003 43.133 de 15/03/2004 16/03/2004 TERMO PVST/SPV Nº 036/2004 ANATEL AVENIDA HIGIENOPOLIS 1365 CENTRO Londrina/PR Tel: (48) 0002125866535


    Sabendo usar o sistema é fácil achar as poucas 2763 estações cadastradas da TELEMAR, agora OI.

    EASP - ENTIDADES AUTORIZADAS DOS SERVIÇOS PRIVADOS - [SIS versão 2.2.1]


    Abraços pessoal, e vamo trabalhar e deixar de inventar moda.

    AlamDias