Postado originalmente por
AntoniosRodrigues
Olá Pessoal,
Na minha humilde opinião o mercado brasileiro nunca esteve tão bom para se investir em telecomunicações enfim passamos por altos e baixos mas é por conta da chamada dinamica de mercado. Particularmente eu li varios posts falando sobre tecnologia WiMax e tudo mais enfim ano passado eu me formei na faculdade e o meu trabalho de conclusão de curso foi exatamente sobre WiMax tenho varios livros em formato PDF sobre o assunto e depois de estudar tanto acretito que a proposta inicial do WiMax forum ainda deve demorar para acontecer. Só recaptulando a proposta do WiMax é fornecer tecnologia de ultima milha a longas distancias sem visada, o pessoal do WiMax forum grupo de empresas que apoiam o padrão aposta que a tecnologia deve chegar proximo aos 50 Km de distancia ou seja da ERB até a CPE o que de fato acredito que vai demorar para acontecer.
Enfim o padrão esta sendo pesquisado desde 2001 e somente em 2004 tivemos o primeiro prototipo homologado o chamado IEEE 802.16e/2004 enfim em 2006 tivemos uma nova release do IEEE 802.16e/2006. Sinceramente eu não apostaria todas as minhas fixas na tecnologia pois ainda não esta inteiramente desenvolvida.
A cerca de 1 ano e meio atras estamos falando de 2006 eu estive me reunindo com alguns engenheiros da NAVINI empresa que é pioneira na elaboração de equipamentos WiMax e questionei sobre a tecnologia e os altos custos da plataforma e a resposta foi a tecnologia Wi-Fi demorou quase 10 anos para ser desenvolvida e alcançar o nivel de confiabilidade que temos hoje e o WiMax esta percorrendo o mesmo caminho.
So para se ter uma ideia a ERB que a NAVINI possui no mercado esta custando R$200.000,00 e cada CPE unidade cliente custa algo em torno de R$ 1000,00 enfim na minha opinião o equipamento que a NAVINI disponibiliza é muito bom no entanto o custo é muito alto para uma ERB que atinge no maximo 20 Km.
Existem outra meia duzia de fabricantes de equipamentos WiMax tais como ALVARION, RED, WISAIR entre outras tantas.
WiMax é uma tecnologia que deverá explodir sim inclusive muita gente aposta nisso so para citar um exemplo hoje temos o maior investidor de WiMax no Brasil a NEOVIA
www.neovia.com.br no entanto eles contam com injeção de capital imensa da ordem de milhões de reais.
Ainda continuo acreditando que para qualquer negocio sobreviver temos que inovar oferecer soluções que alem que qualidade possam possuir serviços agregados. Afinal de contas inovar é essencial para qualquer negocio.
Antonio Rodrigues.
MSN:
[email protected]