Página 1 de 12 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Você tem experiencia em MIMO?

    Gostaria de saber mais detalhes práticos sobre esta tecnologia.
    Os detalhes teóricos já li na net.
    Mas tenho algumas dúvidas quanto ao desempenho, alcance e até mesmo sobre instalação física do equipamento.

    Estes equipamentos vem com 2 ou 3 antenas. Mas já tem modelos com antenas destacáveis.
    Significa isso que pode ser instalado numa caixa hermética lá na torre e colocar 3 setoriais, todas na mesma direção para atender o setor com esta tecnologia MIMO? E usando placa compatível no cliente, se consegue mesmo aumento de cobertura, como por exemplo, eliminando antena externa no cliente?

    Quem está usando com sucesso?

  2. #2

    Padrão

    Contatando um vendedor sobre o uso de um equipamento destes em torre, ele me disse que daria para usar só uma antena.
    Fiquei no mínimo intrigado, porque se deixar as outras saídas sem carga, não poderia queimá-las?
    Pelo menos, transmissores de rádio amador sem antena, queima direto.

    E se usar só uma antena, toda aquela explicação que se encontra na net, sobre reflexão, diminuição de interferências, blá, blá, blá, vai por água abaixo. Passaria a se comportar como outro AP qualquer.

    Nestes APs "normalmente" são dois transmissores e tres receptores trabalhando em conjunto para obter o máximo de rendimento.
    Acho que é conversa de vendedor.

    Já vi boas referências aqui sobre o uso indoor. Mas, e para uso como provedor? Vai aumentar mesmo o alcance? Não é nem mesmo questão de velocidade mas sim de obter um alcance mais estável para atender a notebooks. Isso é o que eu queria.

  3. #3

    Padrão

    Acho que não tem nada homologado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que não tem nada homologado.
    Pois eu nem me lembrei de dar uma verificada.

    Mas lendo sobre a tecnologia, talvêz seja uma saída para ampliar a cobertura. Mas parece que ninguém ainda usou outdoor.

    O problema é que para experimentar vai uns bons trocados:
    1 rádio mais ou menos 350 a 500.
    1 placa pci ou usb entre 150 e 200
    + 3 antenas setoriais.

    Eu estou quase a fim de enfrentar este desafio e ver de perto se funciona mesmo.
    Última edição por 1929; 15-09-2008 às 16:55.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, na minha opinião não emplaca, equipamento caro, sem hologação e sem testes....com estes precos é mais facil usar 5.8 que ja tem equipamento homologado, e os preços tão caindo, aqui empresas ja estão todas em 5.8.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo, na minha opinião não emplaca, equipamento caro, sem hologação e sem testes....com estes precos é mais facil usar 5.8 que ja tem equipamento homologado, e os preços tão caindo, aqui empresas ja estão todas em 5.8.
    Preço aos poucos já está caindo.
    Homologação realmente é um problema.

    Mas o pior são os testes. Ninguém ainda experimentou, pelo visto.

    5.8 ainda não vai resolver o problema da mobilidade, para usar notebook tranquilmente em toda a área de cobertura do provedor. Não tenho problemas com poluição "ainda".

  7. #7

    Padrão

    2,4 Ghz atende bem ainda, se você montar células de baixa potência com clientes no máximo a 1 km, funciona, por mais que seja poluído. Acredito que nossa salvação será WiMax, cabo acho muito problemático.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    2,4 Ghz atende bem ainda, se você montar células de baixa potência com clientes no máximo a 1 km, funciona, por mais que seja poluído. Acredito que nossa salvação será WiMax, cabo acho muito problemático.
    Josué, acho que a questão da homolgação não vai atrapalhar porque achei alguns modelos já homologados:
    Linksys : WRT150N
    WRT300N
    WRT600N
    WPC300N
    WAP4400N
    D-Link : DIR-635
    Belkin: F5D88231

    Alguns destes tem antena fixa e outros removível.
    E você tem razão, células dentro de um raio de 1 KM funciona muito bem em baixa potencia. É como tenho aqui.
    Mas ainda não atende a mobilidade com notebooks.
    E é isso que eu gostaria de saber se o protocolo 802.11N pode suprir. Todos os fabricantes alegam que há um aumento de cobertura. Mas quanto é este aumento? Ninguém sabe.

    Wimax é muito dinheiro. pelo menos por enquanto. Acho ainda que a única opção que sobra seria o modo N, para continuar na parada e mesmo assim se permitir mobilidade.
    O que está me preocupando é toda esta concorrencia que as teles que detem o poder de conexão estão fazendo. Hoje mesmo me ligaram oferecendo para outro nº de fone que tenho, uma ADSL de 1 mega por 89,00 e com 200minutos de fonia e assinatura tudo num só pacote. E 400kbps por 59,00 pois estão abrindo novas portas na central.
    Na minha cidade, basicamente quem quer internet via rádio é quem não quer ter um telefone fixo. Via celular não pegou muito bem, porque também não está andando.
    Aí só está mesmo sobrando para mim é usuário que quer internet baratinha. Este é o pior futuro que avisto.
    Colocar 100, 200 usuários baratin, PC baratin comprado em Magazines que não dá suporte, instalação baratin, e por aí vai. Estes novos usuários de computador que estão chegando sem o mínimo de conhecimento de PC, ainda conseguem em uma semana deixar o windows todo desconfigurado e tu lá em volta fazendo reconfiguração etc. porque os caras querem é que funcione. Tu deixa tudo bonitinho e na semana seguinte o filho vai lá e mexe tudo de novo. Como o cara quer tudo baratin, se cobrar visita ele começa a chiar. E vai fazer este povo entender...
    Definitivamente, usuário BARATIN é bucha.

  9. #9

    Padrão

    Acredito que o N não vai funcionar legal para outdoor.

    Talves um ponto-a-ponto com 3 direcionais funcione.... aumentando o troughout.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Acredito que o N não vai funcionar legal para outdoor.

    Talves um ponto-a-ponto com 3 direcionais funcione.... aumentando o troughout.
    Pois a minha idéia seria usar 3 setoriais.

    Os primeiros que apareceram não permitiam uso de antena externa.
    Os mais recentes ja tem o conector, então a conclusão é que deveria funcionar com 3 setoriais.

    E para cobrir todos os 360º precisaria 3 rádios com 3 setoriais de 120º para cada rádio.

    Eu penso que funcionará, mas quanto para melhor é que é a dúvida. Talvêz não compense o investimento alto.
    Alguns relatos que li na net, e todos indoor, falam em aumento do troughout para 70, 80 mbps, bem longe dos 300 apregoados, mas já seria um belíssimo aumento.
    Mas quanto ao alcance não li nada que confirmasse aumentos que no meu caso é o que mais me interessa para permitir mobilidade para uso de notebook. Só vejo falar em aumentos na cobertura, nos datasheet dos fabricantes.

  11. #11

    Padrão

    Problema maior que vejo na mobilidade, é como o sinal de TX de LapTop vai chegar até a antena do provedor. Em 2,4 Ghz, um LapTop dentro da casa do cara entre 4 paredes, acho que não vai rolar não. Isso daria certo em 900 Mhz. Um POP com setoriais em 900 e os clientes de LapTop com 900Mhz, acho que deve funcionar.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Problema maior que vejo na mobilidade, é como o sinal de TX de LapTop vai chegar até a antena do provedor. Em 2,4 Ghz, um LapTop dentro da casa do cara entre 4 paredes, acho que não vai rolar não. Isso daria certo em 900 Mhz. Um POP com setoriais em 900 e os clientes de LapTop com 900Mhz, acho que deve funcionar.
    É outra opção.
    Apesar de que tem relatos que o tráfego nos 900 fica muito lento.
    E placa PCI 900 ainda está caro e não vi nada de 900 USB.

    Esta idéia do modo N me surgiu depois que um amigo me relatou que com notebook que tem o A/B/G/N, ele estava pegando um sinal de wireless em modo N.
    E entre a casa dele e a região donde vinha o sinal tinha uma avenida, linha férrea e outra avenida. E ele não estava na avenida mas sim uma rua atrás. Só não conectou porque tinha criptografia., mas a distância era considerável.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É outra opção.
    Apesar de que tem relatos que o tráfego nos 900 fica muito lento.
    E placa PCI 900 ainda está caro e não vi nada de 900 USB.

    Esta idéia do modo N me surgiu depois que um amigo me relatou que com notebook que tem o A/B/G/N, ele estava pegando um sinal de wireless em modo N.
    E entre a casa dele e a região donde vinha o sinal tinha uma avenida, linha férrea e outra avenida. E ele não estava na avenida mas sim uma rua atrás. Só não conectou porque tinha criptografia., mas a distância era considerável.
    Ele estava apenas com as anteninhas no AP? o NoteBook dele era padrão N?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Ele estava apenas com as anteninhas no AP? o NoteBook dele era padrão N?
    Pois foi isso que chamou a atenção dele. O notebook dele tem placa interna padrão A/B/G/N. E ao procurar redes disponívleis apareceu esta no padrão N. Ele só sabe que vem do outro lado dos trilhos, mas num exame visual não achou nenhuma antena externa irradiando. Deve ser com as anteninhas do AP mesmo. Talvêz alguém num prédio mais elevado.
    Mas teóricamente se com as anteninhas funciona, com setoriais deveria ser muito melhor.

  15. #15

    Padrão

    Cita alguns AP de linha profissional 5.8 para trabalhar...

    Hoje trabalho com MIMO e ele tem uma performace diferenciada, mas realmente é mito esse lance de 300MBPS.

    O troughput maior que ja consegui foi de 66. Agora o sinal sofre menos com o ruido e tem uma uniformidade melhor no netstumbler.

    Boa sorte...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alpine Ver Post
    Cita alguns AP de linha profissional 5.8 para trabalhar...

    Hoje trabalho com MIMO e ele tem uma performace diferenciada, mas realmente é mito esse lance de 300MBPS.

    O troughput maior que ja consegui foi de 66. Agora o sinal sofre menos com o ruido e tem uma uniformidade melhor no netstumbler.

    Boa sorte...
    E você trabalha com eles com as antenas pequenas de 2 dbi de uso indoor ou você colocou em uso outdoor, com antenas externas de maior ganho?

  17. #17
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Site com matéria sobre o MIMO.

    MIMO Wireless Guide - Gumph

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Site com matéria sobre o MIMO.

    MIMO Wireless Guide - Gumph
    Obrigado Magal,

    deu bem onde eu tinha dúvidas:

    One downside to MIMO hardware, is that it is usually not suitable for very long range point-to-point links using an external antenna, as the multiple antenna of a MIMO access point are usually not removable. Some MIMO routers don't have and external antenna at all. So if you want to connect two buildings wirelessly, it would be best to use conventional 802.11g harware rather than MIMO specific hardware with multiple antenna.

    Ponto a ponto então dá prá esquecer. Apesar de que não seria este o objetivo. Em 5.8 ainda é insubstituível.
    Talvêz seja por isso que a Linksys no modelo novo já vem com as antenas fixas. No primeiro era removível.

    Só fica agora a dúvida sobre o alcance para aplicações com notebook. Ele melhora o sinal dentro de uma área pela capacidade de ler multiplos sinais refletidos. Se cobrisse um raio de 500 metros com segurança já seria ótimo. Aí seria o caso de colocar POPs com 1 km de distância.

  19. #19
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro 1929, procurando em meus alfarrábios achei outras matérias sobre o tópico.

    CommsDesign - Exploiting MIMO Technology for Optimal Performance

    http://videos.dac.com/42nd/slides/26-2.ppt
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MIMOs07.pdf  

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Caro 1929, procurando em meus alfarrábios achei outras matérias sobre o tópico.

    CommsDesign - Exploiting MIMO Technology for Optimal Performance

    http://videos.dac.com/42nd/slides/26-2.ppt
    Valeu Magal.

    Artigos bem técnicos. Preciso ler eles mais outras vezes, mas basicamente dá para se tirar uma conclusão:

    Novas tecnologias em wireless terão que passar necessariamente pelo MIMO.

    Mas parece que por enquanto o uso indoor é pacífico. Resta ver aplicações outdoor.
    Em português, tudo que se lê são retalhos retirados destes artigos. E o que me pareceu mais proveitoso na tecnologia é a capacidade de lidar com interferencias.