Bom dia meus Amigos,
Gostaria da ajuda de vocês para a seguinte configuração.
Preciso montar um POP para aproximadamente 500 clientes. Num raio de 4 km. Com bastante qualidade. Se possível com equipamentos homologados.
Sobre Cartões e RBs. ============
Nas minhas buscas pelo fórum, percebi que o card engenios homologado é muito instável, e não vai me atender.
Pensei no r52 e r52h. quantos clientes eles atende simultaneamente? Não estão homologados procede? Numa possível fiscalização, daria problema mesmo usando com baixa potencia? Tem algum bom homologado?
Qual RB você me indicam para trabalhar? 333, 433, 600?
Um PC/AP é uma boa opção? Pensei em usar com ag530. ou com as g510 (atheros 5212). Quantos clientes on elas seguram?
Configuração para o PC/AP: Proc. DualCore 2140 1.6 - Memória 1gb dd667 - Adaptador IDE/SD – Fonte 350w Real ( acho que da pro gasto ) – montado em caixa hermética.
Dizem que o pc não aquenta muito mesmo dentro da caixa hermética, que enferruja e tudo mais, procede?
Sobre Antenas. ================
Na cidade há apenas um provedor comigo vão ser dois.
Penso em usar 4 setoriais 90º - 14 dbi – polarização horizontal. Visando a qualidade do spectro.
Quais marcas vocês me indicam (melhor custo Beneficio) Hyperlink, TSM, Aquarius?
Qual a distancia ideal entre elas, pode-se fazer um array utilizando-as?
Aquelas antenas do trevor, que a pluton e ecm fabricam estão homologadas? O que vocês acham de usá-las?
Sobre Cabos e conectores. ==============
No projeto quero usar o mínimo de cabo possível, cerca de 2mt ou menos.
Penso em dispensar pigtal e usar conector direto do rgc213 para placa. Pelo que eu entendi a maior perda se da no pigtail? Estou errado?
Seria melhor usar somente o pigtail e dispensar o cabo rgc213?
Penso em colocar os equipamentos na torre bem perto da antena, para economizar cabo.
Os melhores cabos são da kmp? Qual a melhor marca?
E os conectores? Klc?
Posso usar cabo rgc58 em clientes de ate qual distancia da base? 2km?
Sobre Aterramento e energia. ==================
Estou olhando um nobreak da APC ES 600VA.
Autonomia 10,1m (180w) – 2.1m (360W).
Especificações: APC BACK-UPS ES 600VA BRAZIL 120V/230V
Vocês me sugerem algum?
Poderiam me dar uma dica sobre aterramento e para raio?
a cidade e bastante montanhosa estamos estudando a instalação da torre em uma serra. No pico da cidade por isso a necessidade de um para raio, alguém sabe custos, e configuração de um para raio?
Desculpe o testamento.
Grato,