Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Potência, o inimigo de redes Wireless

    Este é o raciocínio correto!

    O uso da Tecnologia Wireless vem se expandindo rapidamente e por falta de conhecimento, tem se aumentado de forma descontrolada a potência de transmissão, quer seja pelo uso de amplificadores ou utilizando equipamentos de maior potência. Isso ocasiona o que chamamos de "Poluição de RF ", impactando diretamente usuários que não conseguem ter um sinal com qualidade.
    Isso tem ocorrido pelo fato de se desconsiderar a utilização de antenas adequadas, e em contrapartida aumenta-se a potência de transmissão. A melhoria da qualidade do sinal com o aumento da distância a ser atingida usando-se antenas apropriadas resultaria em menos problemas com qualidade de sinal.Como consequência disso, provedores estão perdendo clientes por não conseguir manter um Link com qualidade, pois em certos horários o ruído é tão intenso que derruba o Link.
    Um bom exemplo disso é um rádio de 200 mw com um amplificador de 1 watt e mais uma antena parabólica de 32 dbi. Essa combinação causaria sérios problemas derrubando qualquer Link de transmissão de dados que venha a cruzar seu lóbulo de irradiação numa distância de 15Km.Outro absurdo seria utilizar amplificador nas duas pontas de um enlace Wireless de curta distância, algo em torno de 9Km.

    Operadoras de Telefonia celular são um exemplo a ser seguido, pois ao invés de aumentar a potência para abranger uma área maior, instalam vários pontos com potência baixa "células" operando sem problemas. Se usassem equipamentos de maior potência seria um caos. Baixar a potência de transmissão, utilizando antenas específicas para cada caso além de criar mais pontos de acesso torna-se uma solução inteligente a ser adotada.

  2. #2

    Padrão

    isso realmente e um problema cara, faz mais de 4 anos q tenho um provedor na minha cidade e hj em dia esta muito dificil trabalhar. nem mudar a polarizacao ta fazendo mais efeito. o unico meio e recorrer a dona anatel

  3. #3

    Padrão

    Temos que levar um fator em consideração ao celular... Uma radiobase de celular emite em suas antenas algo em torno de 5Watts por antena, um celular desses de R$ 100,00 emite 800mW a 1Watt de potencia, que para Wi-Fi já é demais.

    Quanto a questao da potencia, estou de pleno acordo, quanto mais potencia os incautos usam, mas atrapalham o funcionamento de outros provedores (e de sí mesmo), sou adepto a baixa potencia.

    9Km se faz facinho com dois radios de 200mW sem amplificador nenhum, apenas usando antenas de grade de 24Dbi. Talvez apareça gente falando que não da, mas nos tempos da pedra lascada do Wireless, eram as unicas antenas que tinhamos disponiveis e radios Samsung Swl 3300 de meros 50mW e Wet 11 (carissimos na época) e funcionava bem.

  4. #4

    Padrão

    é por aí mesmo.

    nem precisamos tomar como exemplo as operadoras de celular, só de estarmos de acordo com as normas da anatel já é suficiente, onde existe um limite x de potência e um limite Y de ganho da antena.

    o problema é o bando de "pedreiro" que monta "provedor" e fica poluindo espectro.

    tem gente que vem de rádios AM ou FM e acha que quanto mais potência melhor.

    já vi zé roéla colocar rádio de 400mW e amplificador de 2W numa omni, e reclamava que não estava bom.

  5. #5

    Padrão

    Infelizmente é assim, aqui tambem em minha localizada, Ta cheia de Zé Roela, uso cartões de 63mw e fica show de bola com antenas setoriais Hypertlink(20dbi e ideal 15dbi). Comprei um xr2 para teste e comprovei na pratica que o cartão fura o mundo, mas não aprovei para distribuir para clientes, suja todo o aspectro de RF, pelos testes que fiz acredito seja um otimo cartao para ponto a ponto onde não existe grau de abertura nas antenas, por tratar-se de polarização linear. Houve casos onde o sinal chegou a 95% e até mais, mas a navegação ficava prejudicada, voltei entao a baixa a potencia e tudo se normalizou. Abraços virtual a todos.
    Última edição por Mirandapb; 16-10-2008 às 06:16.

  6. #6

    Padrão

    É isso aih Galera !

    também sou a favor do uso controlado de potência (usar o mínimo necessário para uma boa comunicação).

    Vejam meu exemplo, tenho um link PTP de 3km sem visada (em 900MHz) que tah operando com 18dBm (63mW) com antenas de grade de 15dBi com um cartão XR9. Tah funcionando legal!
    (esse cartão pode operar até 700mW !!!)

    Quando eu aumento a potência, o link fica ateh pior !

    FALOW!

  7. #7

    Padrão

    Prepararem-se pois, da mesma forma que o Mikrotik nos ajuda também atrapalha, quem já não teve no MSN os gênios perguntando tenho uma RB com cartão de 600mw e o meu sinal fica caindo, o sinal esta bom mais não navega, cinto saudades dos bons e caros tempos do WAP11, WET11, SWL 4000 e SWL 3300 e as antenas de grade Zirok.... levo muito a serio essa relação de potencia, querem atender uma maior área monte mais pontos de acesso.

    Falow

  8. #8

    Padrão

    É gente, vou dizer uma coisa pra vcs, em tudo quanto é lugar ta cheio de zé ruela, aqui na minha região, tá do mesmo jeito ou pior, imaginem ai 03 torres uma a 50 da outra formando um triangulo, cada uma com 04 paineis, cada painel com um amplificador... No inicio do ano tive que fazer uma escolha, parar ou mudar. Então to mudando... Levei minha base para a periferia da cidade, e to colocando celulas em pontos estrategicos... com cartões tudo na potencia default... Tenho licença compartilhada, mas to providenciando a minha... Quanto mais eu monto celulas mais clientes aparecem satisfeitos. Já fui até intimado pelo Ministério Publico daqui, querendo ver a documentação, com desculpa de investigação de fm pirata. (a promotora aqui é cliente da concorrencia). Há só um detalhe os ponto a ponto destas celulas são em 5.8...

    Valeu galera é isso ai...

  9. #9

    Padrão

    Eu não estou usando nenhum cartão para distribuir. Uso AP mesmo com o MK como servidor. Minha cidade é pequena e poucos usuários, cobre bem.
    Com 400mw conecta mas não consegue pegar o IP. Atualmente estou com 32mW e tudo rodando redondinho. Mas já testei até com 16mW e foi legal.

    Agora, quanto a celulares, deve ter outros fatores que estes caras conseguem controlar, seja por melhores equipamentos ou outros protocolos de transmissão, porque, como eles conseguem 5W na base e 700mw a 1 w no telefone celular e não derruba ninguém?

    A única coisa que me deixa grilado nesta estória toda é que se pudessemos trabalhar com estas potências, tanto legalmente como tecnicamente, estaríamos resolvendo o problema da mobilidade que não conseguimos oferecer aos usuários.

    Quanto a amplificadores, nas especificações diz que o máximo de potência de entrada é 100mW, senão queima o bicho.
    E daí fico pensando, se aplicar só 16mW de entrada, estes amplificadores iriam produzir um sinal de melhor qualidade, ou eles por natureza já produzem muito ruído. Meu raciocínio é que se entra menos potência, um sinal mais limpo e se o amp não gera mas só amplifica, ele poderia, em tese, produzir um sinal mais limpo e potente. Alguém já experimentou isso?

  10. #10

    Padrão

    Foda isso heim, to infrentando alguns problemas em meu provedor, em horario de pico depois das 10 da manhã.. o bixo começa a pegar.. meus ping começa a ficar muito alto, eu tava achando que era meu ap.
    mais com este assunto to começando a achar que é interferência, tem muito nego xarope aqui que está colocando sombra, e to achando que colocaram bem no canal que uso, pq ta osso isso aqui.
    =/

    o duro que não tem como resolver. só se der um tiro na caixa hermetica do peão, será que resolve?
    ahuahuah

    abraços

  11. #11

    Padrão

    Aos lammers que forem utilizar amplificador pelomenos usem de maneira certa: um cartão de 200mW jamais pode ser colocado em um amplificador de 1W em força total, é obvio que vai gerar interferencia pra ele e para os outros, nos amplificadores de 1 a 3Watts o limite maximo de entrada de potência é 100mw, se o cara colocar mais com certeza vai prejudicar o espectro e ainda vai reduzir drasticamente a vida util do amplificador.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Temos que levar um fator em consideração ao celular... Uma radiobase de celular emite em suas antenas algo em torno de 5Watts por antena, um celular desses de R$ 100,00 emite 800mW a 1Watt de potencia, que para Wi-Fi já é demais.

    Quanto a questao da potencia, estou de pleno acordo, quanto mais potencia os incautos usam, mas atrapalham o funcionamento de outros provedores (e de sí mesmo), sou adepto a baixa potencia.

    9Km se faz facinho com dois radios de 200mW sem amplificador nenhum, apenas usando antenas de grade de 24Dbi. Talvez apareça gente falando que não da, mas nos tempos da pedra lascada do Wireless, eram as unicas antenas que tinhamos disponiveis e radios Samsung Swl 3300 de meros 50mW e Wet 11 (carissimos na época) e funcionava bem.

    gosta do WET11 pedro? tenho ainda uns 4 ou 5 em perfeito estado que comprar? 100 pila cada, topa?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Prepararem-se pois, da mesma forma que o Mikrotik nos ajuda também atrapalha, quem já não teve no MSN os gênios perguntando tenho uma RB com cartão de 600mw e o meu sinal fica caindo, o sinal esta bom mais não navega, cinto saudades dos bons e caros tempos do WAP11, WET11, SWL 4000 e SWL 3300 e as antenas de grade Zirok.... levo muito a serio essa relação de potencia, querem atender uma maior área monte mais pontos de acesso.


    Falow

    WAP11? cara definitivamente vc nunca se quer chegou perto deste radio, se liga este nao funciona nada acima de 100 mts, é a maior vergonha do wireless que pode ter existido.

    http://www.vipnetsul.com.br/vipnet/i.../aps/wap11.JPG

  14. #14

    Padrão

    É que esse rádio foi desenvolvido para rede indoor!
    Por isso não tem longo alcance.

  15. #15

    Padrão

    Pessima colocação a sua hein???

    Bom meu amigo, alguns anos atras quando comecei a trabalhar co wireless tinhamos de mais facil acesso os seguinte equipamentos:

    SWL 4000 com 2 cartões
    Linksys WAP 11
    Placas PCI Samsung 2100P e as Linksys
    Antenas Zirok e omini direcional da Hyperlink

    Todos com preços muito altos era o que a gente tinha pra poder começar a trabalhar, sobre o seu comentario sobre o WET 11 eu tive um em um predio atendendo 6 apartamentos por 2 anos e tive apenas alguns problemas de travamento ehehheeh não era tão ruim

    E acredique se quiser ja tive WAP11 rodando em um pop, claro qeu não se comparava ao SWL 3330

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    WAP11? cara definitivamente vc nunca se quer chegou perto deste radio, se liga este nao funciona nada acima de 100 mts, é a maior vergonha do wireless que pode ter existido.

    http://www.vipnetsul.com.br/vipnet/i.../aps/wap11.JPG

  16. #16

    Padrão

    Pirigoso, vou ver as financas aqui pra ver esses Wet11, pra clientes perto é muito bom esse radio... o firmware é o mais novo ou o antigo?

    1929, eu venho do ramo da eletronica, vou tentar te falar um pouco do amplificador... Quando usamos potencias como 32 e 64mW o nivel de ruido é baixissimo e portanto desprezivel, mas mesmo assim há ruido. Um amplificador produz e amplifica o ruido, vou explicar, se voce tiver ai em casa um aplificador de audio e nao colocar nada na entrada e aumentar o som no máximo, a caixa de som vai produzir um zumbido caracteristico. um amplificador de Rf funciona da mesma forma, ele amplifica o sinal mais o ruido produzido pelo radio e junta com o dele mesmo, ai ja viu a bagaceira... Quanto mais alto se grita, mais incomodo causa.

    Antigamente no começo do Wi-Fi a Linksys (juntamente coma Dlink) era um fabricante de equipamentos de respeito, ter um Wett 11 e um Wap 11 era coisa de louco, mas como nem tudo eram flores e a coisa ainda era nova, claro que nao tinham a mesma confiabilidade dos equipamentos novos. Mas muitos radinhos ruins ai de 1,99 nao chegam aos pés dele.

    Hoje é antena omni Aquario, uma caixa um radio RTL8189, um amplificador e um modem ADSL e neguinho ja diz que tem um provedor... absurdo.

  17. #17

    Padrão

    amplificador é inaceitável!

    mesmo que você usar com um equipamento de 1mW.

  18. #18

    Padrão

    Chegaram 2 novos provedores aqui na cidade e parece que eles abusam demais de potência. Já tivemos que trocar alguns equipamentos por causa disso. Eles não tem noção do que tão fazendo ainda.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    amplificador é inaceitável!

    mesmo que você usar com um equipamento de 1mW.
    Correto, visto que a legislação proibe.

    Eu só fico indignado com a legislação, não levando em conta aspectos técnicos, interferências e outros, mas unicamente o tratamento diferenciado dado pela lei, a transmissão dos provedores e a transmissão das operadoras de celulares.
    Mesmo que filtrassemos este sinal, a lei não nos permite amplificador.

    Mas analisando apenas pelo lado operacional, deve haver alguma maneira de filtrar estes ruídos, pois senão eles também não teriam condições técnicas de manter as conexões, já que trabalham com potências altas nas duas pontas, na base e no próprio telefone celular.

  20. #20

    Padrão

    existem filtros de ruídos.