Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Se voce for por esse lado a maioria dos provedores que tem placas homologadas pela anatel sao irregulares

    Uma placa é homologada pra trabalhar com a antena dela... e nao com uma omni de 15dbi. Ja uma omni é homologada pra trabalhar numa potencia máxima de 50 Watts. E ai?
    A G510 e outras PCI, não tem aditivo na homologando limitando a potência da antena. Somente algumas PCI.

    A Omni, é homologada para ATÉ 50W.. limite.. nao quer dizer que pode usar.

    Uma BMW M5 chega á uns 280km/h, nao quer dizer que você pode andar nessa velocidade, certo ?

    Abraços

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Uma BMW M5 chega á uns 280km/h, nao quer dizer que você pode andar nessa velocidade, certo ?
    Abraços
    No país em que elas são fabricadas existem pistas livres de velocidades, as chamadas autovias. (aqui que é proibido) Por outro lado é um absurdo usar 50W numa omni.

    O que tento dizer é que voce pode usar uma placa dessas numa antena omni tambem homologada. O que voce nao pode é extrapolar a potencia de sinal, ate mesmo porque voce estaria comprometendo a qualidade de seu sinal.

    Abraçao.

  3. #23

    Padrão

    São duas coisas que tem que prestar bastante atenção ao montar PC-AP, uma é compatibilidade da placa que vai usar e outra é conseguir a alimentação correta para cada mini PCI onde cada engenius EMP 8602 Plus - S consome segundo o site Voltage:3.3V +/- 0.15V. Vários clientes meus não conseguiram botar para funcionar corretamente em função disso.

  4. #24

    Padrão todo dizem X clientes por cartão, é a banda de cada um?

    Pessoal, sempre vejo que todos dizem que possuem um cartão X ou Y e que conseguem colocar tranquilo 30, 40 e 50 clientes simultâneos mas ninguém lembra de informar qual a banda de cada cliente e a banda total que estão conseguindo passar pelo cartão. Acredito que um cartão que consegue funcionar legal com 20 clientes simultaneos com uma banda de 256kpbs só vai conseguir trabalhar com 5 clientes a 1Mega. E também também é necessário observar que o número que a placa mostra em "clientes registrados" não representa a qualidade de clientes simultâneos, cliente registrado no cartão é uma coisa e cliente registrado e efetivamente trafegando é outra, pois principalmente para quem usa rádios AP nos clientes o rádio fica ligado o tempo todo mesmo que o cliente não esteja usado o computador. Aqui uso as PCI da Greatek com Chip Atheros e só consigo passar no máximo 4 Mega em cada cartão ao todo (isso com apenas um cliente ligado sem controle de banda), e quando tem vários cliente (30 registrados) não passa de 2 Mega ao todo e isso com banda de 200kbps. Uso antenas de 17dbi Hyperlink vertical e 16mW ou 32mW.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    No país em que elas são fabricadas existem pistas livres de velocidades, as chamadas autovias. (aqui que é proibido) Por outro lado é um absurdo usar 50W numa omni.

    O que tento dizer é que voce pode usar uma placa dessas numa antena omni tambem homologada. O que voce nao pode é extrapolar a potencia de sinal, ate mesmo porque voce estaria comprometendo a qualidade de seu sinal.

    Abraçao.
    Entendi, mas aqui no brasil não podem rodar nesta velocidade, assim como as dlink 520 não podem ser usadas, nem com omni, nem com setorial, a nao ser que você use uma de 2 dbi, conforme estipula a tia Ana. Tem outras placas que já vi essas restrições. Nao importa se a antena é homologada, tudo bem que é obrigatório, mas se a placa, rádio etc.. for PROIBIDA a utilização de outro tipo de antena, a nao ser uma de 2dbi, já era. A dlink 510 nao tem restrições

    Abraços

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Pessoal, sempre vejo que todos dizem que possuem um cartão X ou Y e que conseguem colocar tranquilo 30, 40 e 50 clientes simultâneos mas ninguém lembra de informar qual a banda de cada cliente e a banda total que estão conseguindo passar pelo cartão. Acredito que um cartão que consegue funcionar legal com 20 clientes simultaneos com uma banda de 256kpbs só vai conseguir trabalhar com 5 clientes a 1Mega. E também também é necessário observar que o número que a placa mostra em "clientes registrados" não representa a qualidade de clientes simultâneos, cliente registrado no cartão é uma coisa e cliente registrado e efetivamente trafegando é outra, pois principalmente para quem usa rádios AP nos clientes o rádio fica ligado o tempo todo mesmo que o cliente não esteja usado o computador. Aqui uso as PCI da Greatek com Chip Atheros e só consigo passar no máximo 4 Mega em cada cartão ao todo (isso com apenas um cliente ligado sem controle de banda), e quando tem vários cliente (30 registrados) não passa de 2 Mega ao todo e isso com banda de 200kbps. Uso antenas de 17dbi Hyperlink vertical e 16mW ou 32mW.
    Concordo plenamento. "Associar" no cartão, dá pra por até uns 200 eu acho... mas trafegando é outra coisa. Quando fazemos teste de velocidade é uma coisa, tráfego randômico é outra. 20 clientes fazendo donwload a 150k, já dá 3mb... limite de uma placa dessas, daí pra frente é dor de cabeça.

    Abraços

  7. #27

    Padrão

    Boa tarde pessoal.
    Utilizo atualmente um p4 - 512 mb e placas da samsung com chipset atheros 5212, tenho em media 15 clientes simultaneos.
    Ta tudo funcionando perfeitamente, porem estou procurando melhora nos equipamentos.
    Alguns fornecedores excumungaram minhas placas, falaram que são um lixo.
    Gostaria de obter opnioes do pessoal que ta a mais tempo no ramo.

  8. #28

    Padrão

    Po galera falando ai de placas que aguentam só 15-20 clientes.. então meu misero Abocom WR254 é mágico pois ja vi 30 online nele com 40 cadastrados, e detalhe fazendo controle de banda e acesso.... mas breve vou colocar um servidor MK pra gerenciar tudo hehehe.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por itreinamentos Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Utilizo atualmente um p4 - 512 mb e placas da samsung com chipset atheros 5212, tenho em media 15 clientes simultaneos.
    Ta tudo funcionando perfeitamente, porem estou procurando melhora nos equipamentos.
    Alguns fornecedores excumungaram minhas placas, falaram que são um lixo.
    Gostaria de obter opnioes do pessoal que ta a mais tempo no ramo.

    Ta tudo nos conformes? entao deixa quieto. Os fornecedores acham ruim? e dai? o importante é que vc esta se dando bem com ela.

    Pra melhorar é bom que a demanda seja alta tambem. coloca outras placas pra ver alem da que voce esta usando.

  10. #30

    Padrão

    Alam,

    Eu tenho os 2 funcionando aqui: PC-AP e RouterBoard.

    Para colocar em torres eu sugiro RouterBoard devido a praticidade de instalação/expansão.

    Eu não gosto de colocar PC-AP com máquinas antigas, tenho 2 bases rodando porem uso máquinas novas!

    Hoje em dia é muito difício encotrar placa mãe com mais de 3 slots PCI, a maioria vem com 2.
    Ai você pode argumentar em relação ao adptadores PCI/mini-PCI, bom mesmo que você use fontes de 300W reais conforme sugerido pelo nosso amigo, o slot PCI não vai ter energia suficiente para alimentar 4 mini-PCI, vc vai sobrecarregar o slot podendo até queimar.

    Caso sua idéia realmente seja usar PC-AP, acredito que seja melhor ir de Placas PCI. Conforme eu comentei, eu tenho 2 base rodando aqui com d-link g510 b1 e ag530..... roda muito bem!

  11. #31

    Padrão

    Pessoal estou com uma duvida após algumas leituras não encontrei nada que me ajudasse a esclarecer esta duvida, estou pensando em montar 1 PC-AP com 4 G530, mas gostaria q este pc-ap ficasse em baixo na minha residencia, sendo assim minhas duvidas:
    1º - poderia levar o sinal até os Paineis 90º na torre, qual a metragem maxima dos cabos?
    2º - Caso não, quais radios seriam os ideais para serem colocados na torre e levar o sinal via cabo UTP ?
    Agradeço!

  12. #32

    Padrão

    1º Não recomendo mais que 5Mts de RG213.

    2º Tem radios bons como os Senao que voce pode usar e ficar muito bem com eles.

    Pode haver mais algumas boas respostas pra sua questao... é minha opinião pessaoal

  13. #33

    Padrão

    se vc quer deixar embaixo usa cabo cellflexx ou lmr400

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Alam,

    Eu tenho os 2 funcionando aqui: PC-AP e RouterBoard.

    Para colocar em torres eu sugiro RouterBoard devido a praticidade de instalação/expansão.

    Eu não gosto de colocar PC-AP com máquinas antigas, tenho 2 bases rodando porem uso máquinas novas!

    Hoje em dia é muito difício encotrar placa mãe com mais de 3 slots PCI, a maioria vem com 2.
    Ai você pode argumentar em relação ao adptadores PCI/mini-PCI, bom mesmo que você use fontes de 300W reais conforme sugerido pelo nosso amigo, o slot PCI não vai ter energia suficiente para alimentar 4 mini-PCI, vc vai sobrecarregar o slot podendo até queimar.

    Caso sua idéia realmente seja usar PC-AP, acredito que seja melhor ir de Placas PCI. Conforme eu comentei, eu tenho 2 base rodando aqui com d-link g510 b1 e ag530..... roda muito bem!
    Eu concordo. Já estou passando sufoco para conseguir mobos reserva para as que tenho. Tenho uma a7v8x com 6 pcis na torre, e outras 2, uma de 3pci na torre com 1 placa fazendo link e outra atendendo uns poucos clientes, e outra numa repetidora com 3 slots e 2 placas, 1 p/ link e a outra p/ uma omni. Na primeira chuva, a rede elétrica da área da repetidora ficou instável e a placa mãe foi pro saco. A mobo era usada, não tinha dado um pauzinho sequer até aquele momento. Eu tinha feito um pedido de 3 mobos de 5 pci e rede onboard, que já devia ter chegado mas atrasaram. Roubei a mobo do pc do escritório do meu pai . novinha com 2 pci, resolveu meu problema lá. Na segunda feira chegaram as placas backup. Foi essa a placa que pedi:

    MercadoLivre: GIGABYTE GA-7S748 AGP 8X som/ rede suporta Sempron Athlon - R$ 99.99

    Chegaram bem embaladas, e no dia seguinte fui checar. Das 3, 2 vieram sem a rede onboard. Dessas duas, peguei uma para colocar na REP em definitivo. E aí que, por algum motivo supernatural, ao acessar o mkt por qualquer ether que eu instalava nela (O dono do terreno é meu cliente também), a conexão caia em alguns segundos. Ela perdurava mais quando eu acessava via ip e não mac, mas ainda assim caia. Para minha sorte, depois de jogado tudo na bridge, conseguia acessar ela via ip pelo p2p wireless. Botei pra funcionar. Parou uma vez, sumiu uma wlan outra vez, e as vezes não consigo acessar ela pelo ptp. Mas o link é mantido 24h e a interface dos clientes também está perfeita. Menos mal.

    O que quero dizer é que não tem mais placasmãe novas e confiáveis com muitas pcis, eu não consigo comprar nada que não seja usado. comprar usado é jogo de azar. Se der pau no meu ap principal hoje, vou ter 300 clientes parados e 2 placas dessas aí de backup. A chance de funcionar perfeito é muito pequena. Fora que 2 slots dessa Gigabite compartilham alguma coisa entre sí, de forma que só dá pra usar 4 slots ao mesmo tempo (não é problema de IRQ, é da placa mesmo). Toda vez que penso nisso fico aperreado, pois partir pra RBs é complicadíssimo. Uma RB é super cara, os cartões, mesmo o mais fuleiro, custa 3x o preço de uma greatek + o frete, e se eu ficar tendo problemas de perda de potência, o que não acontece com as PCI, ferrou tudo. Fora que vivo perdendo material por causa da rede elétrica nojenta daqui da área. Se em vez de placas pci e mobos usadas eu começar a perder cartões e RB caríssimas, o custo de manutenção vai acabar inviabilizando a atividade. Tô meio sem idéias quanto a isso. Se esses adaptadores PCI-pcmcia funcionassem mesmo, dava pra pegar uma mobo nova e colocar 2 adaptadores com 2 entradas pcmcia cada, e colocar 4 cartões. Embora o custo disso deva ser não muito menor que o de uma RB de 4 slots. É complicado.

  15. #35

    Padrão

    Como assim adaptador PCI>PCMCIA pra 2 cartões??

  16. #36

    Padrão

    Analizem da seguinte forma.

    De uns tempos pra cá, minha concepçao de rádio tem mudado muito.
    Não sei se é porque estou envolvido com grandes projetos mas tenho analizado as seguintes:

    1-) PC-AP, complicado, cômodo e eficiente:
    - Recuperação de desastre lenta, diagnóstico demorado e dificuldade de troca de peças, dependendo do tipo. Eu tenho usado 1 apenas, pq meus cards XR9 estao em adaptadoras minipci, nao quiz gastar com RB agora, pq sei que minha rota em 5.8 vai sair em breve (predio novo).
    - Sensivel.. qualquer coisa detona o equipamento
    - Fora de padrão, não nasceu pra isso, nao foi desenvolvido pra isso, se as pci funcional, sorte nossa.

    Nao podemos esquecer que:
    -Rádio, nasceu pra isso
    - Nanos station barato (quem assisitiu Eu, robo ontém na Globo, os robos se chamavam NS5 auehau)
    - Fácil backup e fail-over
    - Disponibilidade no mercado
    - Dispensa licença MK
    - Padrão mercado.

    Nao estou condenando a utilização de PC-AP, mas nao usarei mais.. uma torre minha com quase 100 clientes com 4 aprouter e fonte AT 300w, tem 14 meses que nem sei onde é.. só o pessoal da limpeza e lubrificação vai lá.

    Resumindo, é complicado, cada caso é um caso.

    No mais, estamos aó, quem quiser perguntar...

    Abraços

  17. #37

    Padrão

    eu uso um nanostation aqui na torre como pcap, justamente para checar como ela se comporta. O troughput dela não chega nem perto do combo TSM + greateks. E ele (NS) tá pol horizontal, que tem um ambiente muitíssimo mais limpo por aqui. Mas é pratico demais aquele desgraçado. Fora que nunca dá pau. Alex. esse aprouter que vc usa, vc tem o link desse seu aprouter pra eu dar uma olhada? Quero ver se vale a pena comprar um para fazer testes. Tem que ter um troughput legal. As greatek em ambientes COMPLETAMENTE SUJOS, consigo troughput de 3mb entre cliente e painél. No painél horizontal com greatek que tenho, 4mb. Já no NS2 mal chega nos 2mb, e varia muito dependendo da localidade dos clientes (mesmo que seja um cliente próximo ao outro, e com sinais do cliente chegando no NS semelhantes, ainda não entendí essa variação que ele tem).

    Talvez para torres mais importantes, o pcap ou rb seja melhor, mas apzinhos bons bonitos e baratos seriam uma boa pra repetidoras sem muita carga.

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo, o problema não é RB14 e sim o slot PCI, acho que vai ter problemas e como o amigo falou se chega queimar o slot ou a rb para todo pop, olha só, em um pop utilizo essas plaquinhas da tplink atheros MercadoLivre: PLACA DE REDE - PCI - WIRELESS - TP-LINK TL-WN 551G - R$ 65.00 que são show to realizando testes paralelo entre ela e uma rb 433 h com mini pci r52 , em media 30 simultaneo nas duas opções, agora quer minha opinião, coloca uma rb 433h e vai dormir sossegado, muitas vantagens..... espaço menor, menos peças pra dar pau (cooler, hd, memoria...) menos consumo de energia em caso de apagão, etc..etc...etc.. lembre sempre o barato muitas vezes sai caro. Abraços

    Ola!
    Ja faz uns 2 anos que tenho um provedor- experimentei RB Atheros - Edimax, Dlinlk, G520, PCI, PC-AP... Rapaz... que dor de cabeça!! A RB começa uma maravilha, mas aquele tal de POE ferra a placa... chega uma hora que o trem não anda mais... o sinal vai la pra cima! As DWL tambem vão bem no PC, mas as vezes começam a dar umas panes, travam algumas funções, mas vão embora! Agora a tal da TPLink , é o bicho...Coloquei um AP Multilaser(TPLINK) 200,00 -liguei 2 condominios- um com 30 clientes e outro com 25 ( uma omni de 12 Aquarios, imagina)tentei tirá-la qdo comprei a RB, mas deu um probleminha de repasse de MAC, por fim acabei deixando, pendurada de qualquer jeito, pois pretendia troca-la em breve.. ai minha RB começou a morrer... 15 clientes ping 100ms 200ms 899ms...e as TP link na omni escavacada?? 1ms-2ms-3ms, perda de 1 pacote a cada 500... cara ta aqui, 1 ano e meio rodando os meus cliente mais importantes.Esse dias caiu um raio no predio com 30 clientes- queimou a eth do meu TPlink, coloquei um Edimax no lugar e conectei na minha Hyperlink 17Db- Cartao dwl520G--- Pau...que saudades do meu TPlink!! Ah, ele só é meio enjoado pra interferencia, hoje ele opera no canal 13 e o ping 1ms,2ms,3ms!!Modo repeater, firmawre original, repassa mac.... sem dor de cabeça!

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pruda Ver Post
    Ola!
    Ja faz uns 2 anos que tenho um provedor- experimentei RB Atheros - Edimax, Dlinlk, G520, PCI, PC-AP... Rapaz... que dor de cabeça!! A RB começa uma maravilha, mas aquele tal de POE ferra a placa... chega uma hora que o trem não anda mais... o sinal vai la pra cima! As DWL tambem vão bem no PC, mas as vezes começam a dar umas panes, travam algumas funções, mas vão embora! Agora a tal da TPLink , é o bicho...Coloquei um AP Multilaser(TPLINK) 200,00 -liguei 2 condominios- um com 30 clientes e outro com 25 ( uma omni de 12 Aquarios, imagina)tentei tirá-la qdo comprei a RB, mas deu um probleminha de repasse de MAC, por fim acabei deixando, pendurada de qualquer jeito, pois pretendia troca-la em breve.. ai minha RB começou a morrer... 15 clientes ping 100ms 200ms 899ms...e as TP link na omni escavacada?? 1ms-2ms-3ms, perda de 1 pacote a cada 500... cara ta aqui, 1 ano e meio rodando os meus cliente mais importantes.Esse dias caiu um raio no predio com 30 clientes- queimou a eth do meu TPlink, coloquei um Edimax no lugar e conectei na minha Hyperlink 17Db- Cartao dwl520G--- Pau...que saudades do meu TPlink!! Ah, ele só é meio enjoado pra interferencia, hoje ele opera no canal 13 e o ping 1ms,2ms,3ms!!Modo repeater, firmawre original, repassa mac.... sem dor de cabeça!
    520g nao homologado para esta finalidade....

    abraços

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Analizem da seguinte forma.

    De uns tempos pra cá, minha concepçao de rádio tem mudado muito.
    Não sei se é porque estou envolvido com grandes projetos mas tenho analizado as seguintes:

    1-) PC-AP, complicado, cômodo e eficiente:
    - Recuperação de desastre lenta, diagnóstico demorado e dificuldade de troca de peças, dependendo do tipo. Eu tenho usado 1 apenas, pq meus cards XR9 estao em adaptadoras minipci, nao quiz gastar com RB agora, pq sei que minha rota em 5.8 vai sair em breve (predio novo).
    - Sensivel.. qualquer coisa detona o equipamento
    - Fora de padrão, não nasceu pra isso, nao foi desenvolvido pra isso, se as pci funcional, sorte nossa.

    Nao podemos esquecer que:
    -Rádio, nasceu pra isso
    - Nanos station barato (quem assisitiu Eu, robo ontém na Globo, os robos se chamavam NS5 auehau)
    - Fácil backup e fail-over
    - Disponibilidade no mercado
    - Dispensa licença MK
    - Padrão mercado.

    Nao estou condenando a utilização de PC-AP, mas nao usarei mais.. uma torre minha com quase 100 clientes com 4 aprouter e fonte AT 300w, tem 14 meses que nem sei onde é.. só o pessoal da limpeza e lubrificação vai lá.

    Resumindo, é complicado, cada caso é um caso.

    No mais, estamos aó, quem quiser perguntar...

    Abraços
    Você tem razão em dizer que cada caso é um caso, pois te digo que para mim PC-AP resolveu muitos dos problemas que tinha quando usava RB!