Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache full! Solução ou problema?

    Olá pessoal,


    Vejo tantos e tantos tópicos sobre o assunto no forum, daí fico me perguntando, com tanta poluição e consequentemente baixo throughput em uma rede wireless 802.11b, até pela própria caracteristica da mesma, vale a pena usar cache full? porque seus momentos de pico de tráfego para um determinado cliente, atrapalharia o tráfego de todos os outros!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Olá pessoal,


    Vejo tantos e tantos tópicos sobre o assunto no forum, daí fico me perguntando, com tanta poluição e consequentemente baixo throughput em uma rede wireless 802.11b, até pela própria caracteristica da mesma, vale a pena usar cache full? porque seus momentos de pico de tráfego para um determinado cliente, atrapalharia o tráfego de todos os outros!

    Vou deixar minha experiência.

    Se vc tem poucos clientes em cada AP, cache full vai deixar a sua internet inconfundível, os clientes vão compara-la com uma adsl bem mais potente que a velocidade que vc está vendendo a eles.

    Agora se vc tem uma estrutura maior, nem pense nisso.

    Cache full pode gerar sobrecarga no aparelho, em momentos de pico, vai ser um problema e não uma solução.

    O que tem melhor me atendido aqui é controle de banda + cache + burst.

  3. #3

    Padrão

    E o que você me diz de fazer a regra de cache full para cada cliente e se estiver numa wireless, controlar a 2M, por exemplo?

    Sei que seria trabalhoso, mas não deixaria de está buscando fazer o melhor para seu servidor.

  4. #4

    Padrão

    Acho que a solução usando burst é realmente a mais viável, cache full passa a ser interessante em 5.8, mas mesmo assim acredito que deva se atribuir limites a esse "full"

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Acho que a solução usando burst é realmente a mais viável, cache full passa a ser interessante em 5.8, mas mesmo assim acredito que deva se atribuir limites a esse "full"
    Com certeza, quão grande pode ser este "full" e quanto tempo pode durar?. Se o cliente baixar um arquivo que já esteja no cache vai vir a velocidade maxima de conexao entre cliente e AP ou cliente e servidor se for via cabo.

    Em uma rede grande, quantos clientes irão fazer isso ao mesmo tempo?

    Eu não faria cache full usando wireless... pelo menos até encontrar alguma solução.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    E o que você me diz de fazer a regra de cache full para cada cliente e se estiver numa wireless, controlar a 2M, por exemplo?

    Sei que seria trabalhoso, mas não deixaria de está buscando fazer o melhor para seu servidor.
    Seria interessante, tipo ter 2 estágios de controle de banda? Um com 128kbps e outros com 1mpbs?

    Mas isto pode ocasionar perda de performace.. e tb como o ip lá do cliente virá até o servidor se ele passa por outro controle de banda?

    É um caso a se pensar...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    ...
    ...como o ip lá do cliente virá até o servidor se ele passa por outro controle de banda?
    Isto se faz por mangle, você pode marcar o tráfego de qualquer ip da rede. Isto faria por mangle+queue tree.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Isto se faz por mangle, você pode marcar o tráfego de qualquer ip da rede. Isto faria por mangle+queue tree.
    Não tinha lembrado disso, suponhamos que o cliente passe por 2 servidores e os 2 com controles de banda conforme estamos conversando, este primeiro servidor marca o pacote, a mesma marca pode ser vista pelo segundo servidor, e assim sucessivamente?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Não tinha lembrado disso, suponhamos que o cliente passe por 2 servidores e os 2 com controles de banda conforme estamos conversando, este primeiro servidor marca o pacote, a mesma marca pode ser vista pelo segundo servidor, e assim sucessivamente?
    Neste caso, como o servidor terá duas placas com ips diferentes, o segundo não reconhecerá o ip do cliente, você precisará fazer incrementos para que o segundo possa escutar isto.

  10. #10

    Padrão

    bom na minha humilde opiniao acho que em redes wirelles nao e uma boa pq o feitiço vira contra o feiticeiro e com certez tera problemas de lentidao principalmente se tiver muitos clientes

  11. #11

    Padrão

    Amigos a qual ponto seria muitos clientes?


    Pois CACHE FULL na mão de provedores no inicio é vital, pois sua rede se destaca em relação a outras mesmo com pouco link, apos o crescimento tem que ir barrando a velocidade do CACHE FULL para que os cliente não sobrecarregue os aps

    Ao meu ver é uma boa, mais tem que ficar de olho na carga do aps, se tiver muito carregado em horário de pico tem que fazer um script para segurar o cache nesse horários e liberar em horários mais tranquilhos

    Essa é minha humilde opinião

  12. #12

    Padrão

    Tenho a mesma duvida quanto ao cache full,tenho em media 40 clientes em cada ap com routerbord(7)todas em bridge num total de 240 clientes em um link de 3mega.Será que fica legal? uma vez que o processamento das RB é bem menor que os aps montados em maquinas.

  13. #13

    Padrão Humm

    Eu não usaria e não uso e nem recomendo o uso de cache-full em RB, faço isso em servidor MK.

    Fica ai o meu palpite.

    XD

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Marzio Ver Post
    Eu não usaria e não uso e nem recomendo o uso de cache-full em RB, faço isso em servidor MK.

    Fica ai o meu palpite.

    XD
    Ola Marzio,acho que nao soube me expressar,as RB so estao fazendo bridge e controle de mac,os clientes vem buscar o ip no meu servidor onde está o cache.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FoxTelecomunicacoes Ver Post
    Ola Marzio,acho que nao soube me expressar,as RB so estao fazendo bridge e controle de mac,os clientes vem buscar o ip no meu servidor onde está o cache.
    Dá para usar sim, podes setar um valor para Tx down/up para o cachefull.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Dá para usar sim, podes setar um valor para Tx down/up para o cachefull.
    Valeu, vou testar e depois posto os resultados.

  17. #17

    Padrão

    Aqui criei uma PCQ para o meu cache sai a 4.8M e não tenho problemas.

    Pedro Filho
    Pedro Filho - Bem-vindo ao meu web site

  18. #18

    Padrão

    Pessoal, imagine ae
    Você com um 100 clientes.
    1 cliente faz um download, o msn, por exemplo.
    Ae ele fala para os outros que o novo msn é isto e aquilo outro, os outros 99 entraram e começaram a baixar o mesmo arquivo. A rede não iria ficar com um gargalo e o tempo que o pessoal iria terminar de baixar o arquivo?
    Agora se você fizer o caching full e setar pelo menos 2 MB de velocidade sendo que a wireless aquenta 54 MB. As outras pessoas iriam demorar bem menos tempo baixando o arquivo e descongestionando a rede.
    Tudo depende de qual velocidade você irá setar para o caching.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Pessoal, imagine ae
    Você com um 100 clientes.
    1 cliente faz um download, o msn, por exemplo.
    Ae ele fala para os outros que o novo msn é isto e aquilo outro, os outros 99 entraram e começaram a baixar o mesmo arquivo. A rede não iria ficar com um gargalo e o tempo que o pessoal iria terminar de baixar o arquivo?
    Agora se você fizer o caching full e setar pelo menos 2 MB de velocidade sendo que a wireless aquenta 54 MB. As outras pessoas iriam demorar bem menos tempo baixando o arquivo e descongestionando a rede.
    Tudo depende de qual velocidade você irá setar para o caching.
    A velocidade real do wifi é bem distante da velocidade que pregam que ela funciona.. nunca vai conseguir 54 mbits, nem algo perto disso, principalmente em 2,4ghz

  20. #20

    Padrão Pcq

    Amigo crie uma PCQ no Queues Type com a velocidade que quer, aqui uso 4800k e use dst address.