Olá pessoal do Fórum.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que este fórum é demais, muito esclarecedor. Além disso os membros são claramente profissionais de alto padrão, e isto só vem a elevar o nível dos artigos e materiais didáticos.
Bom, vamos lá.
Tenho atualmente uma rede com 20 clientes cabeados e 15 conectados a um AP Router WR254. Porém gostaria de gerenciar melhor esta rede, além de poder oferecer acesso wireless a mais pessoas. Percebo que minha conexão DSL de 2mb da telefônica já está saturando, pois atualmente não controlo a banda.
Então pesquisei sobre o Mikrotik. Pelo que entendi, é um sistema operacional que pode tanto rodar num PC comum, quanto numa Router Board fabricada pelo próprio.
Meu interesse maior é colocar o MK para rodar num servidor, para que este possa gerenciar toda a rede com controle de banda e autenticação de usuário, ok?
Agora vamos às minhas dúvidas:
1) É recomendável utilizar o Mikrotik como servidor utilizando um AP Router WR254 como bridge? É assim mesmo que devo configurar o AP, como Bridge? Fazendo isso meus clientes irão se conectar direto no servidor? Se sim, tenho que ter placa wireless no servidor ou apenas ligar um cabo do Router para o MK?
2) Se a resposta anterior for não, devo configurar meu AP em modo AP+Bridge? Isto quer dizer que os meus clientes vão autenticar no meu AP router e serem redirecionados para o meu server MK que fará o gerenciamento e controle de banda?
3) Se você chegou até aqui, quer dizer que o meu AP vai trabalhar autenticando clientes. Quantos clientes em média eu posso pendurar no meu AProuter sem travar? Lembrando que nesta função, teoricamente meu AP só vai autenticar e jogar para o MK, então ele não vai trabalhar tão forte, não é?
Enfim, preciso saber se em Modo Bridge o meu AP vai jogar todo o tráfego para meu MK, se tem como fazer isso.
PS: Pretendo montar um servidor pois tenho interesse em montar um proxy server para agilizar as conexões, deixando 256 de banda para cada cliente. Deste modo, quantos clientes posso pendurar na minha rede no total?
Claro que futuramente quando atingir mais de 50 clientes pretendo contratar um link dedicado Embratel.
Minha intenção é captar ao menos 100 clientes por aqui, por isso gostaria de saber a opinião de vocês em relação aos equipamentos que devo utilizar e em qual modo eles devem operar.
Ex: Modem roteado ou não? (DLink DSL-500G)
Muito obrigado pela atenção e qualquer ajuda será benvinda.