+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE Terabeam com Hora pra dar problema

    Ola sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês se possivel.
    Estou com problemas com o CPE Terabem a configuração esta certa entre os dois mas todo dia aparti das 10 da noite eu pergo o sinal de um deles e só volta a funcionar as 5 horas da manhã?
    Já perdir algumas noites de sono monitorando estes equipamentos.

    Jvianez.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Provavelmente problema no amplificador da terabeam, eu tive que retirar os dois e ligar direto na antena, depois que fiz isso ganhei 100% de estabilidade, e com antena externa ganhei mais tráfego, impressionante a melhora.

    Se quiser te mando as fotos para você ver.

    É fácil tirar os amplificadores.

    Sds,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarkallas Ver Post
    Amigo,

    Provavelmente problema no amplificador da terabeam, eu tive que retirar os dois e ligar direto na antena, depois que fiz isso ganhei 100% de estabilidade, e com antena externa ganhei mais tráfego, impressionante a melhora.

    Se quiser te mando as fotos para você ver.

    É fácil tirar os amplificadores.

    Sds,

    tirar os amplificadores?? como faço isso?? e como esse radio funciona sem amplificador??

  4. #4

    Padrão

    você tem que abrir a cpe e tirar o pig que sai do cartão e ligar direto na antena, você só vai ter o ganho da antena e o ganho da placa, sem o amplificador.

  5. #5

    Padrão

    além dessa dica bacana que o amigo deu de usar antena externa tem algo mais que voce pode estar fazendo, monitorando a incidencia de interferencias em seu link, porque na maioria das vezes quando tudo esta funcionando beleza e derepente começa a perder desempenho em horarios sempre fixos, pode ser uma fonte externa a causadora do problema, como motores pesados que são ligados naquela hora e interferem de diversas formas, alguma transmissão ou qualquer outra causa de possivel interferencia deve ser averiguada, tanto nas transmissões de radio quando no fornecimento de energia de seus equipamentos tambem, qualquer duvida posta ai pra gente ir dando idéias.
    começe fazendo um site survey com algo simples tipo o netstumbler se for o caso use algo mais eficaz como ferramenta apropriada para detectar possiveis interferencias nas ondas de radio, voce tambem pode usar um osciloscopio para medir interferencia em sua rede eletrica, e instalar filtros e proteçoes nessa rede que alimenta o equipamento caso ela seje ligado direto a rede eletrica.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jvianez Ver Post
    Ola sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês se possivel.
    Estou com problemas com o CPE Terabem a configuração esta certa entre os dois mas todo dia aparti das 10 da noite eu pergo o sinal de um deles e só volta a funcionar as 5 horas da manhã?
    Já perdir algumas noites de sono monitorando estes equipamentos.

    Jvianez.

    Amigo, vai se acostumando que isso eh normal ! Eu tive CPE e Long Range por dois anos e sói foi dor de cabeça ... tinha época do ano que todos os dias as 18:00 ela parava ... era certinho ... dava 18:00 horas ela parava ... perdi 70 e pokos clientes na época pra meu concorrente, pensei que o Long range ia resolver e dei 6.500 reais em um long range na época ... nao mudou nada ... tinha semana que funcionava uma maravilha ... mas quando dava 11 horas da manha a porcaria parava ... mudei fonte ...coloquei estabilizador e nada resolvia meu problema ! Só ficou estável quando troquei por um par de RB com dois cartoes de 600 ... nunca mais deu problema !

  7. #7

    Padrão

    hehehehe concordo tambem com o que o colega disse, Mikrotik com excelentes cartoes minipci e boas antenas, soluçao barata e funcional, eu nunca abri mas duvido se nessas soluçoes estilo terabeam, tsunami e similares se não é tudo virado em amplificadores.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarkallas Ver Post
    você tem que abrir a cpe e tirar o pig que sai do cartão e ligar direto na antena, você só vai ter o ganho da antena e o ganho da placa, sem o amplificador.


    mas o q vc esta falando é o amplificador.. uiawheuiwahewuaie


    o cabo q vc tira é da antena da CPE pra colocar numa antena externa de sua escolha

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gargwlas Ver Post
    mas o q vc esta falando é o amplificador.. uiawheuiwahewuaie


    o cabo q vc tira é da antena da CPE pra colocar numa antena externa de sua escolha

    Então lascou heheheheh, serio eu pensava que em soluções como terabean que vem aquela caixinha branca com tudo dentro teria era um radio de excelentes especificações tecnicas de boa potencia, coisa bem melhor que araya, e que trabalhavam com frequencia mais alta pra irradiar sinal com elipsoide menor e com alcance maior, eu realmente nao sabia que o negocio tinha um amplificador pra valer ligado nele, como eu disse nunca abri um sempre vejo apenas as caixinhas branca com radio e antena tudo interno.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    Então lascou heheheheh, serio eu pensava que em soluções como terabean que vem aquela caixinha branca com tudo dentro teria era um radio de excelentes especificações tecnicas de boa potencia, coisa bem melhor que araya, e que trabalhavam com frequencia mais alta pra irradiar sinal com elipsoide menor e com alcance maior, eu realmente nao sabia que o negocio tinha um amplificador pra valer ligado nele, como eu disse nunca abri um sempre vejo apenas as caixinhas branca com radio e antena tudo interno.


    awuehwuaheuiwhaeui... intaum... tanto q c aquilo la queimar o radio não liga.. ae vc desconecta a placa mãe dele do amplificador ae ela liga (um radio do lado do outro até linka)

    complementando: é um radio como um MK qualquer... a diferença maior esta na qualidade do hardware (não trava por nada) e o firmware....

    a plaquinha dos terabeam é uma atheros ar5001

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo, vai se acostumando que isso eh normal ! Eu tive CPE e Long Range por dois anos e sói foi dor de cabeça ... tinha época do ano que todos os dias as 18:00 ela parava ... era certinho ... dava 18:00 horas ela parava ... perdi 70 e pokos clientes na época pra meu concorrente, pensei que o Long range ia resolver e dei 6.500 reais em um long range na época ... nao mudou nada ... tinha semana que funcionava uma maravilha ... mas quando dava 11 horas da manha a porcaria parava ... mudei fonte ...coloquei estabilizador e nada resolvia meu problema ! Só ficou estável quando troquei por um par de RB com dois cartoes de 600 ... nunca mais deu problema !


    será que isso não tem haver com watchdog ou algo assim (num lembro direto agora)


    tem uma opção no General Setup q c chama Enable Watchdog REBOOT TIMER


    obs: eu tive um problema parecido com esse dae.. mas é insidencia solar.... dava 16:30 o sol ficava bem de frente para as antenas (e não estavam perfeitamente alinhadas, -80 mais ou menos)

    ae o sinal passava de -92 caia até as 18:00... depois disso funcionava normal...

    depois do ajuste fino o sinal ficou em -65... agora quando da 16:30 vai pra -85 ( o que fica satisfatorio ainda, pelo menos não cai mais)

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gargwlas Ver Post
    serل que isso nمo tem haver com watchdog ou algo assim (num lembro direto agora)


    tem uma opçمo no General Setup q c chama Enable Watchdog REBOOT TIMER


    obs: eu tive um problema parecido com esse dae.. mas é insidencia solar.... dava 16:30 o sol ficava bem de frente para as antenas (e nمo estavam perfeitamente alinhadas, -80 mais ou menos)

    ae o sinal passava de -92 caia até as 18:00... depois disso funcionava normal...

    depois do ajuste fino o sinal ficou em -65... agora quando da 16:30 vai pra -85 ( o que fica satisfatorio ainda, pelo menos nمo cai mais)

    watchdog ate onde me lembro é para voce colocar o ip de um gateway por exemplo, ai o equipamento fica pingando de tempos em tempos, ai se ele pingar e nao detectar o gateway por uns 5 minutos por exemplo ai ele se reinicia para voltar a procurar o gateway novamente, é uma forma automatizada de reboot , conheço pessoas que todo dia antes de sair de casa reinicia o radio rss... essa funçao é para algo similar, ele reinicia quando nao encontrar um host com o ip que voce programar.

  13. #13

    Padrão

    Obrigado a todos pela ajuda.
    Faz uma semana que coloque estes equipamentos para funcionar e deste então esta sempre dando problemas já tenho perdido muito sono com isto, ontem a noite foi a primeira vez que não caiu, como eu falei sou novato ainda não tinha usado terabeam antes e aqui na cidade onde estou morando foi a melhor solução pra ter uma internet que funcione o cara que vende internet aqui estava cobrando 60R$ por 64k e não da para usar já chegou a passar um mês sem net aqui e como estou morando aqui agora foi atraz de solução então encontrei uma maneira mais barata e melhor de ter internet aqui 200k, mas o dono do provedor só que transmitir o sinal em 5.8, então montei toda a base aqui na cidade e ele entrou com os terabeam e link, em termo de estrutura acho que não é isto pois estou usando filtro de linha e estabilizadores. Vou tentar as dicas aqui e ver se obitenho algum resultado
    Última edição por Jvianez; 02-12-2008 às 16:04.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jvianez Ver Post
    Obrigado a todos pela ajuda.
    Faz uma semana que coloque estes equipamentos para funcionar e deste então esta sempre dando problemas já tenho perdido muito sono com isto, ontem a noite foi a primeira vez que não caiu, como eu falei sou novato ainda não tinha usado terabeam antes e aqui na cidade onde estou morando foi a melhor solução pra ter uma internet que funcione o cara que vende internet aqui estava cobrando 60R$ por 64k e não da para usar já chegou a passar um mês sem net aqui e como estou morando aqui agora foi atraz de solução então encontrei uma maneira mais barata e melhor de ter internet aqui 200k, mas o dono do provedor só que transmitir o sinal em 5.8, então montei toda a base aqui na cidade e ele entrou com os terabeam e link, em termo de estrutura acho que não é isto pois estou usando filtro de linha e estabilizadores. Vou tentar as dicas aqui e ver se obitenho algum resultado

    só uma ultima pergunta.. é o enlace mesmo q c perde nesse horario?? (ja entrou no terabeam configurator e viu se os radios ainda se enxergam?)


    ou é só a internet q cai nesse horario e naum volta?


    obs: não pode ser alguem desligando (da energia) a outra ponta do enlace??

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gargwlas Ver Post
    só uma ultima pergunta.. é o enlace mesmo q c perde nesse horario?? (ja entrou no terabeam configurator e viu se os radios ainda se enxergam?)


    ou é só a internet q cai nesse horario e naum volta?


    obs: não pode ser alguem desligando (da energia) a outra ponta do enlace??
    É o enlace mesmo e sim sempre fico monitorando pelo terabeam configurator e depois deste horario o radio que esta na outra cidade simplesmente some, mas não creio que seja a nergia pois fica na torre de destribuição da net na outra cidade.
    Não sei se tem alguma coisa haver eu modei o transmint rate para 6Mbps e ja faz duas noite que não cai.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jvianez Ver Post
    É o enlace mesmo e sim sempre fico monitorando pelo terabeam configurator e depois deste horario o radio que esta na outra cidade simplesmente some, mas não creio que seja a nergia pois fica na torre de destribuição da net na outra cidade.
    Não sei se tem alguma coisa haver eu modei o transmint rate para 6Mbps e ja faz duas noite que não cai.


    humm.. pode ser.. tava em qunato antes? 12? 24?

    mais uma coisa... ae nessa regiao costuma ter nevoeiro... é meio frio por ae?

    ou fumaça tb? (pessoal costuma fazer queimadas a noite por conta que ninguem esta monitorando)

  17. #17

    Padrão

    Estava em 24, aqui quemadas é dificil, novens também morro no sertão

  18. #18

    Padrão

    ola bom dia esse é o 1º post ,tenho uma cpe terabian mas não consigo acessar ,comprei ela usada e com certeza deve ter alguma senha de acesso,tem como resetar ela e re-configurar?desde já muito obrigado....

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wrtecno Ver Post
    ola bom dia esse é o 1º post ,tenho uma cpe terabian mas não consigo acessar ,comprei ela usada e com certeza deve ter alguma senha de acesso,tem como resetar ela e re-configurar?desde já muito obrigado....

    vc ta tentando acessar pelo Terabeam Configurator?? tentou senha public


    sim... tem uma forma de resetar.. mas tem q abrir ela...


    PS: no terabeam configurator vai aparecer a CPE (IP e MAC) ae vc configura tua placa de rede na mesma faixa q ta a CPE e tenta a senha public