+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Alguem ja mediu a potencia?

    Pessoal, alguem ai ja mediu com wattímetro a potencia que realmente sai do engenius quando ele esta em tx-power default no Mikrotik? Precisamos ter essa certeza, vamos tentar conseguir um wattimetro bom pra medir esse cartao. Que engenius é bem inferior a outros, isso é... mas talvez 90% dos problemas que todos tem com ele é esse excesso de potencia que o mikrotik nos mostra errado teoricamente. Só vamos ter a resposta definitiva quando alguem conseguir medir com equipamento especifico e postar aki.
    Segue em anexo um documento que consegui da propria Engenius, falando sobre esse problema do tx-power reportado pelo driver. Ao que tudo indica o maior problema desse cartão é esse mesmo.

    Obs: Fiz uns testes baixando a potencia dele pra card rates 13dbm, no registration nao mudou praticamente nada alguns até melhorou o sinal, ja no lado cliente caiu 1 ou 2% no maximo o sinal... resumindo, só vi beneficios abaixando a potencia dele. Se alguem fez mais testes por favor poste pra gente

    Um abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos NMP-8602-PLUS-S-Offset-Table.pdf  
    Última edição por gsiena; 11-12-2008 às 09:25. Razão: Complemento Informação - adicionado arquivo anexo

  2. #82

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Pessoal, alguem ai ja mediu com wattímetro a potencia que realmente sai do engenius quando ele esta em tx-power default no Mikrotik? Precisamos ter essa certeza, vamos tentar conseguir um wattimetro bom pra medir esse cartao. Que engenius é bem inferior a outros, isso é... mas talvez 90% dos problemas que todos tem com ele é esse excesso de potencia que o mikrotik nos mostra errado teoricamente. Só vamos ter a resposta definitiva quando alguem conseguir medir com equipamento especifico e postar aki.
    Segue em anexo um documento que consegui da propria Engenius, falando sobre esse problema do tx-power reportado pelo driver. Ao que tudo indica o maior problema desse cartão é esse mesmo.

    Obs: Fiz uns testes baixando a potencia dele pra card rates 13dbm, no registration nao mudou praticamente nada alguns até melhorou o sinal, ja no lado cliente caiu 1 ou 2% no maximo o sinal... resumindo, só vi beneficios abaixando a potencia dele. Se alguem fez mais testes por favor poste pra gente

    Um abraço a todos

    Com wattímetro não, mas no "olhímetro" eu fiz rsrsrsrs.
    Vou descrever os teste:

    Coloquei lado a lado o mikrotik com o cartão engenius nmp-8602 plus, e um edimax.

    As antenas de mesma potencia 5 dbi.


    Os dois cartoes operam iguaizinhos na potencia de 18 dbm. testado no Network Stumbler.

    Quando coloquei o cartão senao em 8 dbm ele caiu bem, e o radio edimax setado em 18 dbm manda muito mais sinal.

    Acho que a informação é furada.

    Na foto ta o edimax em 23 dbm e o senao em 18 dbm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik_18DBM.JPG
Visualizações:	233
Tamanho: 	164,2 KB
ID:      	3223   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         edimax_23DBM.JPG
Visualizações:	190
Tamanho: 	156,7 KB
ID:      	3224  

    Última edição por ShadowRed; 15-12-2008 às 17:08.

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Com wattímetro não, mas no "olhímetro" eu fiz rsrsrsrs.
    Vou descrever os teste:
    Aqui tb fiz um teste parecido, e alguns clientes nem conectavam, quando conectava dava uns 20% de sinal... Meus cartões nesta RB de teste são mais antigos, acho que de 400mw somente...
    Já em outra RB, 8dm ou 18dm o sinal ficou igual, com cartões do modelo novo de 600mw, acho que confere a informação. Sendo que nesta RB com cartão novo já fudeu vários cartões e na outra nenhum, e roda há quase 2 anos...

  4. #84

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Aqui tb fiz um teste parecido, e alguns clientes nem conectavam, quando conectava dava uns 20% de sinal... Meus cartões nesta RB de teste são mais antigos, acho que de 400mw somente...
    Já em outra RB, 8dm ou 18dm o sinal ficou igual, com cartões do modelo novo de 600mw, acho que confere a informação. Sendo que nesta RB com cartão novo já fudeu vários cartões e na outra nenhum, e roda há quase 2 anos...

    Estes que testei é os de 600 mW ( V1. LFP 1.00 ) e a rb uma 433 V3.10

  5. #85

    Padrão

    Uma coisa posso dizer pra vcs, no dia que homologarem os mini-pcis XR2 tudo se ajeita, pq tenho 4 que trabalharam por um ano e nunca deu problema... tudo 100% so tirei pq to tendo que colocar cartoes homologados nas torres... hoje nao tenho rodando nenhum xr2, mas enquanto estavam, era uma maravilha, eu nao me encomodava em absolutamente nada. e agora toda semana tem um dando pau... confesso que Engenius é uma "M" mesmo.

    XR2, o melhor cartao que ja usei, e olha que tenho experiencia com muitos modelos e marcas de cartoes.

    abraços

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom que tenha resolvido os problemas.

    Agora algo interessante... 90% dos que postam no forum Mikrotik/Wireless, eu creio, usam esse cartão. Mas ninguém mais se pronunciou.. ou não tem problemas ou não acharam importante o assunto.

    Tem coisas que não entendo. hehehehe
    Amigo eu Tive a infelicidade de comprar esses cartões para substituir meus AP Senao 2611 (MARAVILHA DE RADIO). Só deu pau e eu perdi cliente.
    Agora comprei os cartões R52H - Resolvi trocando de cartão e gastando muito em testes.
    Desconhecia esse problema, Mto obrigado amigo.

  7. #87

    Padrão

    Amigo Fasseabra, ja usei estes cartoes R52H tbm, se vc forçar eles um pouco no TX-Power ele da pau igualzinho os Engenius. os unicos q ate agora eu nao tive realmente problemas sao os XR2 da Ubiquiti. pena que nao sao homologados. mas Deus ajude que esses karas vêem isso e homologam o mais rapido possivel.

  8. #88

    Padrão

    meu pop rodava com 4 Zinwell G120 e 4 paineis Hyper de 14dbi, mas chegou um ponto q precisei trocar pra aguentar a carga de clientes... migrei para 4 RB433 com 01 Engenius cada, desde que subi os radios posso garantir q nunca tive problemas no meu POP, hj faz 70 dias q estao no ar, estou deixando pra ver qual o tempo maximo q vai ficar ate que seja necessario reiniciar... a dif eh q nao setei a potencia do cartao, e sim os dbis da antena que eu utilizei.... se a informação q ele mostra 10 a menos procede ou nao ae ja nao sei, mas q setando dessa forma vc nao corre risco de prob no cartao isso sim...

  9. #89

    Padrão Engenius

    Por enquanto não tive problemas com esses cartões tbm não. Fechei um PoP de 24KM sem visada perfeita em 5.8 com eles com potencia em Default. chequei a pegar -72 de sinal trafegando 2 megas full (lembrando que to sem visada perfeita), isso ja tem 4 meses. Depois que fechei o enlace, ja deu tempestade e a única coisa que aconteceu foi que entrou água no conector da antena.. aí só fui la e troquei o cabo, e tudo voltou na boa como está até hoje.
    Pra mim eles até que estão atendendo bem. Tenho 12 cartões em pleno funcionamento nesse momento sem problemas.

  10. #90

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom que tenha resolvido os problemas.

    Agora algo interessante... 90% dos que postam no forum Mikrotik/Wireless, eu creio, usam esse cartão. Mas ninguém mais se pronunciou.. ou não tem problemas ou não acharam importante o assunto.

    Tem coisas que não entendo. hehehehe
    A questão até que não é vir aqui, foi pesquisando sobre este cartão que cheguei a esse tópico.
    E digo mais, topicos como esse deveriam ser fixo.Visto que pra quem trabalha dentro da lei, este é o único cartão para rb homologado no brasil, e ainda homologado por uma importadora, nem a própria senao se interessou pelo mesmo.
    Agora veja, nós pequenos jamais vamos conseguir cartões bons, quem quiser vai ter que fazer como aquela empres de minas que homologa catoes pra uso prorprio, to vendo que quem quiser cartoes bons vai ter que homologar sozinho.

  11. #91

    Padrão

    O que realmente há é falta de união entre nós pequenos provedores, não sei o custo e o processo para se homologar um produto, mas acredito que as associações poderiam se empenhar neste sentido!

  12. #92

    Padrão USO DOS ENGENIUS!!!

    Usando os Engenius com omni ja tive tanta dor de cabeça, que ja não sabia mais o que fazer, troquei todos por XR2, com este acabaram os problemas. No entanto esses cartõess não são homologados, e precisei em uma das cidades que atendemos botar painéis, pois o número de clientes ja era bem grandinho. coloquei painéis OIW com os Engenius mesmo, ta rodando a um mês normal, deixei eles em default.
    Em 5.8 tenho 3 enlaces come estes: um de 15,5 km com antenas IDEAL 27DBI passando 10mbps, outro com 3 km e duas zirok 24dbi, passando 14mbps, e outro com 11km e antenas hyperlink 27dbi grade, passando uns 10mbps tambem. no qual todos estes estão filé!!!! tem um de 26km que to tentando fechar com pluton ptx26-58, mais ainda não consegui, não ta dando sinal nem por um decreto.
    comprei XR5 pra tentar fechar!!!!

  13. #93

    Thumbs up

    Ta bom então!!!

    Sei que este não e o lugar deste assunto mas....se prosseguir o assunto teremos que fazer um tópico destinado a este assunto!

    Quem tem realmente interesse em montar uma associação?

    Podemos colocar o nome de APP "Associação Pequenos Provedores".
    Neste caso poderíamos montar um grupo e determinar quais equipamentos de interesse comum serão homologados, sendo que cada associando ira contribuir com sua parcela para o montante para poder pagar as despesas com as homologações!
    Poderia ter votações em que o produto que alcançar maior votação seria o que teria prioridade na Homologação!

    Não sou entendido no assunto, mas acho que este e o caminho, pois todos que trabalhão dentro da lei querem produtos melhores para colocar em seus provedores!

    Então acho que e chegada a hora da dar um ponto final nesta choradeira e a gente se reunir para começar a mudar nossa própria realidade!

    Abração ai pra galera !

  14. #94

    Padrão

    eu acho incrivel como podem omologar um equipamento como esses :/

  15. #95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Ta bom então!!!

    Sei que este não e o lugar deste assunto mas....se prosseguir o assunto teremos que fazer um tópico destinado a este assunto!

    Quem tem realmente interesse em montar uma associação?

    Podemos colocar o nome de APP "Associação Pequenos Provedores".
    Neste caso poderíamos montar um grupo e determinar quais equipamentos de interesse comum serão homologados, sendo que cada associando ira contribuir com sua parcela para o montante para poder pagar as despesas com as homologações!
    Poderia ter votações em que o produto que alcançar maior votação seria o que teria prioridade na Homologação!

    Não sou entendido no assunto, mas acho que este e o caminho, pois todos que trabalhão dentro da lei querem produtos melhores para colocar em seus provedores!

    Então acho que e chegada a hora da dar um ponto final nesta choradeira e a gente se reunir para começar a mudar nossa própria realidade!

    Abração ai pra galera !
    Caso queira eu farei parte da associação.

    Temos que reunir o maximo de provedores e assim homologariamos os equipamentos apenas para a associação, de uso exclusivo dos associados.

  16. #96

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    eu acho incrivel como podem omologar um equipamento como esses :/
    Verdade! E depois já ouvi dizer que equipamento homologado, foi testado e supre todas as condições necessárias. Mas é tanta reclamação. Até a baixa da potencia que parecia resolver continua dando problemas.
    E agora, qual mini-pci usar em 2.4?

    Ou é preferivel ficar com algum AP dos bons?

  17. #97

    Padrão xr2

    tenho um cartao xr2 uso em default, ele mostra assim:

    1 Mbps 28(18)
    2 Mbps 28(18)
    5.5Mbps 28(18)
    11Mbps 28(18)

    quer dizer q ele nao ta usando 28dbm? ta usando apenas 18?

  18. #98

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roots Ver Post
    tenho um cartao xr2 uso em default, ele mostra assim:

    1 Mbps 28(18)
    2 Mbps 28(18)
    5.5Mbps 28(18)
    11Mbps 28(18)

    quer dizer q ele nao ta usando 28dbm? ta usando apenas 18?
    Acho que isso ai é falado até no forum do MK, está usando 18.

  19. #99

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que isso ai é falado até no forum do MK, está usando 18.
    De acordo com o forum da MikroTik, significa que pra fazer o cartão jogar 28 dBm de sinal, o MK ajusta ele em 18 dBm, da mesma forma que devemos fazer manualmente com os EnGenius.

  20. #100

    Padrão SR / XR POWER OFFSET TABLE

    Radio Card Default /ProgrammedMax Power Offset True Max Avg. Output Power

    SR2 16 dBm 10 dB 26 dBm
    SR9 16 dBm 12 dB 28 dBm
    SR5 19 dBm 7 dB 26 dBm
    XR2 18 dBm 10 dB 28 dBm
    XR5 18 dBm 10 dB 28 dBm


    Because of problems with TX power control in certain versions of the Atheros
    MADWIFI Linux Driver, the SR / XR cards were purposely programmed with a
    power "offset" which causes the driver to think it is transmitting at a lower power
    level than it really is. The table below shows the maximum power levels
    programmed into the cards versus the actual corresponding output power levels. It
    is important to realize that what the driver reports will be significantly lower than the
    TX power of the radio.

    It is always a good idea to leave power levels at their default settings as this will
    produce radio operation according to the SR / XR specifications. If there are any
    questions concerning power offsets, please contact [email protected] or give us
    a call at 408-942-1153.

    é isso aí galera...é só deixar em default...
    Lucivanio Gama