Postado originalmente por
otavioacosta
Galera, bom dia.
Tenho uma
rede montada da seguinte maneira:
um Dlink DIR-300, na sua porta WAN um
modem Embratel/PME. A porta WAN está configurada para receber IP do Modem.
As portas LAN e Wireless estão configuradas para serem DHCP Server. Mas em uma das portas LAN tenho ligado uma Antena Canopy, e na rede dos Canopys, tenho outro DHCP Server.
O DIR "manda" ips da classe 10.1.10.XXX e o DHCP Server da rede dos CAnopys "manda" IPs da classe 192.168.10.XXX.
Em uma das portas LAN do DIR eu tenho um equipamento (
GAteway FXS) que está com ip fixo na classe 192.168.10.XXX.
E todas as máquinas que estiverem ligadas às LAN do DIR e via Wireless, tem q navegar pelo link da Embratel q "entra" na sua WAN.
O problema é q semana passada uma das máquinas "pegou" IP da classe 192.168.10.XXX e isso não pode ocorrer (mesmo pq não vai navegar pois nessa rede é necessário Proxy, etc....)
Já pesquisei e postei a mesma dúvida em outros foruns e algumas pessoas me aconcelharam a instalar um equipamento que contralasse rotas, ou algo do tipo.
Se eu colocasse no lugar do Dlink, uma router board com mkt instalado, conseguira "bloquear" que o DHCP Discover das máquinas da rede interna, saíssem?
Eu me lembro que no
Ovislink 1120 AP tinha uma opção de DHCP Relay em que vc habilitava essa opção e configurava nela o IP do DHCP Server da rede para que, quem estivesse ligado ao Wireless dele recebesse o IP, mas não achei nada parecido no DIR que justamente barrasse esse "relay".
Desculpem me prolongar, mas quis detalhar o caso..
Obrigado desde já.