Postado originalmente por
sergio
Rapaz, tú anda lendo o protocolo PPP e não o PPPoE. Uma das características de VPN é a privacidade dos dados... mas desde quando PPPoE, que é um túnel tem características de VPN?
Isso não é caracterísitca de PPPoE... please, leia as especificações do protocolo.
Vamos esquecer o protocolo, as RFCs, esses "debilóides" que escrevem protocolos, afinal eles não são tão expertos... vamos apenas pensar como uma criança de 5 anos.
PPPoE é camada 2 (nível de enlace), portanto os dispositivos da rede para se conectar ao mesmo precisam estar no mesmo barramento. Bom muito bom... e qual o barramento em redes sem fio??? Por uma acaso seria o AR?????????
Hummmm.... como uma criança de 5 anos, continuemos a pensar....
Se o barramento é o ar, então meu dispositivo conectou-se ao concentrador, lindo e perfeito. Então depois do túnel estabelecido, no nível de enlace, o que mais precisa acontecer para minha conexão funcionar? Meu dispositivo acessar linda e maravilhosamente tudo que há disponível nas redes, incluindo a Internet???
Conectividade IP (camada 3).... úúúúú... legal, eu já tenho isso, pois o PPPoE provê as funcionalidades necessárias para tal.
Oras, mas PPPoE, por padrão, não é criptografado. Então esses dados de camada 3 (IP) estão trafegando por um barramento (AR) e não estão protegidos, pois não existe privacidade dos dados...
Então aquele cara rodando o BT4 que o Magal postou em outro link, com aquele monte de ferramentas poderá sniffar esses dados? captura-los e realizar a leitura? Poderá este maldoso criar um concentrador PPPoE com os mesmos dados do meu e induzir os incautos dispositivos da rede conectarem nele e verificar todos os dados como senha, login e outras coisitas mais???
Poderá redirecionar os dispositivos para onde ele bem entender???
Poderá com esses dados conectar-se em meu concetrador PPPoE e realizar apenas uma "ponte" onde sniffará 24 horas todos os dados de todos os dispositivos???
ôôôô.... e agora quem poderá nos salvar???
Conforme mencionei no início: Leia, estude, e não afirme coisas que não conhece profundamente.