+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Loop na rede

    Caros colegas deste forum, recentemente tive um problema na minha rede, aparecia em todos os clientes a notificação do windows que havia um conflito de ip na rede. Não importava qual ip fosse colocado. A mensagem era comum a todos os clientes.

    Eu uso o Mikrotik somente em bridge, com o protocolo RSTP marcado, e nos clientes uso ips com mascara 255.255.255.252, e mesmo assim aconteceu o problema.
    O problema foi o seguinte: Em um cliente que recebe o sinal por um ovislink 5460, ligado a um switch, por erro o cliente pegou outro cabo de rede e ligou na outra porta do roteador, ou seja fazendo um loop na rede dele. Ai o problema passou pra frente derrubou a minha rede inteira.

    Como faço pra evitar isso estando em bridge?

    Grato

    Doriedson

  2. #2

    Padrão

    Bom,


    É um pouco complicado, o cliente fazendo uma coisa desta. Já tive problemas parecidos, onde o cliente ligava o cabo WAN na interface LAN de um AP interno da casa, publicando o DHCP pra toda minha rede.

    Minha sugestão e fazer CLIENTE ISP com DMZ para o IP do cliente.

    É a solução mais fácil.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Bom,


    É um pouco complicado, o cliente fazendo uma coisa desta. Já tive problemas parecidos, onde o cliente ligava o cabo WAN na interface LAN de um AP interno da casa, publicando o DHCP pra toda minha rede.

    Minha sugestão e fazer CLIENTE ISP com DMZ para o IP do cliente.

    É a solução mais fácil.
    Isso nao resolve

    Esse problema é fisico mesmo... ate agora nao consegui achar solucao.....

    Se tem uma rede fisica (seja cabo ou wireless) se plugar um cabo de rede com as duas pontas no mesmo switch, ja era... mata td, independente de ip, protocolo etc etc....

  4. #4

    Padrão

    estando em Bridge... não tem jeito.
    Em alguns switchs tem como resolver isso.
    Mas não é a solução pro seu caso.

    Solução definitiva só roteando a rede, assim o loop iria se restringir a um parte específica de rede.

    Sds,

    Markey

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Markey Ver Post
    estando em Bridge... não tem jeito.
    Em alguns switchs tem como resolver isso.
    Mas não é a solução pro seu caso.

    Solução definitiva só roteando a rede, assim o loop iria se restringir a um parte específica de rede.

    Sds,

    Markey
    nao adianta rotear rede. se estiver no mesmo meio fisico, vai dar loop da mesma forma.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    nao adianta rotear rede. se estiver no mesmo meio fisico, vai dar loop da mesma forma.

    Para o caso específico dele (que é um provedor) com vários meios físicos. Rotear ameniza o problema, já que o loop vai se restringir a um único meio físico (AP por exemplo) e não irá se espalhar para toda a rede (o que aconteceu no caso dele que é uma bridge). Roteado não elimina o problema, mas facilita na hora de achar onde está o problema.

    Sds,

    MArkey

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Markey Ver Post
    Para o caso específico dele (que é um provedor) com vários meios físicos. Rotear ameniza o problema, já que o loop vai se restringir a um único meio físico (AP por exemplo) e não irá se espalhar para toda a rede (o que aconteceu no caso dele que é uma bridge). Roteado não elimina o problema, mas facilita na hora de achar onde está o problema.

    Sds,

    MArkey
    Nesse caso concordo, porem ele tera que ter um equipamento bom na torre, de preferencia um pc, pq ela se tornará um gw.

  8. #8

    Padrão Roteamento

    Citação Postado originalmente por Markey Ver Post
    estando em Bridge... não tem jeito.
    Em alguns switchs tem como resolver isso.
    Mas não é a solução pro seu caso.

    Solução definitiva só roteando a rede, assim o loop iria se restringir a um parte específica de rede.

    Sds,

    Markey

    Valeu

    Obrigado