Postado originalmente por
valtersan
Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S
Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
Abraços á tds