Estou com dúvidas no gerenciamento via SNMP no Mikrotik. Se alguem tiver alguma documentação que fale a respeito, ou alguma dica, esse alguem é muito bem vindo!
att,
Estou com dúvidas no gerenciamento via SNMP no Mikrotik. Se alguem tiver alguma documentação que fale a respeito, ou alguma dica, esse alguem é muito bem vindo!
att,
Dá uma olhada nestes materiais:
meu mostra esse erro no PHP.
Warning: snmpwalkoid() [function.snmpwalkoid]: No response from 192.168.254.253 in C:\wamp\www\smnp\index.php on line 43
Please check SNMP settings and IP address
Seu AP Ovislink tem suporte a snmp?
Gostaria muito de alguma indicação de material de como implementar o uso do snmp.
Att.
De inicio o snmp tem que estar ativo no mikrotik, tambem tem que ter a comunidade especificada, o ip que pode acessar a comunidade e o tipo de acesso da comunidade. Estes parametros serao usados pela interface que vai se comunicar com o mikrotik. Se vc usa linux, sua distribuicao provavelmente deve dispor de um pacote cliente para snmp, no meu caso uso Ubuntu o nome do pacote eh snmp mesmo. No ubuntu tem um programa que faz parte deste pacote, o snmpwalk que verifica as mibs disponiveis no mikrotik. O mikrotik tambem mostra os mib disponiveis com o comando: print oid em alguns menus.
Mais informacoes sobre como ativar o snmp tambem pode ser encontrado em:
http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/root/snmp.php
Obs: para o ubuntu, tem uma ferramenta em minha opniao espetacular que eh o zabbix, jah usei o nagios para monitorar minha rede, mas o zabbix se mostrou mais facil de configurar.