Pense desse lado: O cidadao nao paga a conta de luz e de repente a companhia de luz vai la mete a escada sobe no poste e corta a luz na frente dos vizinho... pense ai como é que a galera ta se sentindo dentro de casa com a vizinhanca de olho neles e falado por trás. (a pior miseria é cortar a luz, por isso que na favela do RJ a companhia nao corta ou leva bala se entrar)
Pense ai eu no meu escritorio nao paguei a conta de internet e vai um fornecedor e quando abro o browser e dou de cara com um aviso desses... Voce faria negocios com um inadimplente?
Se toda vez que eu tentar usar o pc e ver uma mensagem bem grande me lembrando que to devendo e me sentir constrangido por isso é suficiente pra procurar a justica e alegar que fui constrangido a pagar uma divida por meio de "ataque psicologico" (pense num cara desempregado maluco sem saber onde achar dinheiro pra por comida em casa e recebe uma mensagem dessas)
A obrigação do cliente é pagar, a obrigacao do provedor é cobrar, mas de maneira discreta...
Quando vc passa a dever a fatura do celular a operadora nao manda mensagem ou tem uma mensagem de voz dizendo que vc é devedor, ela simplismente interrompe seu sinal (deixando somente o servico emergencial) (pense ai uma mensagem da operadora no seu celular "pi pi seu celular esta bloqueado por divida do mes tal e tal"
A tv a cabo também é assim e demais servicos. (pense ai vc os amigos pra casa pra assitir um jogo e aparecer na tela "sem sinal porque vc nao pagou", geralmente aparece "sem sinal" "sistema temporariamente fora do ar" ou coisa semelhante.
Eles dao a entender a um acompanhante do devedor que o sistema esta com problema, e que sera solucionado mais tarde, nunca avisa que ele esta devendo e o sinal ta interrompido.
Ligue pra operadora e pergunte se o celular de fulano esta cortado por falta de pagamento... o atendente vai dizer que é informacao pessoal.
Pense ai vc devendo o link e ser cortado e a galera reclamando e a secretaria avisar "a internet ta fora do ar porque a operadora cortou o link" (va dizer que vc nao vai matar ela) é o mesmo que por na tela do cliente.