Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fechando um provedor...

    Olá amigos, estou hoje com um bom número de clientes e o negócio vai bem. Então vcs me perguntariam pq fechar?

    Resposta: O custo elevado de uma licença pra operar e do link dedicado, que não tem aqui na minha região (tem mal adsl por aqui).

    A pergunta é a seguinte então: O que fazer com os equipamentos do meu servidor? Sera que dá pra abrir outro negócio para aproveitar esses equipamentos sem que seja necessário um investimento tão grande??

    OBS: Quanto aos meus clientes, andei conversando com um provedor licenciado aqui da cidade e eles me falaram que eles me pagam o valor do equipamento (que está em comodato com o cliente) e fornece o sinal para os meus clientes. Não deixaria nenhum cliente meu sem internet não.

    Então pensei o seguinte, montar uma empresa de consultoria de redes, pra fazer configuração, manutenção e etc. Mas ai tem um problema, aqui na região não tem muita demanda desse tipo de serviço.

    Espero que vcs possam me ajudar.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Amigo, aqui no Rio de Janeiro já tive provedor e na época e fiz isso mesmo abandonei o ramo e agora estou prestando serviços para provedores ... porém eh muito relativo o lucro pq eu trabalho com lucro em cima de cada instalacao, configuração de servidores, clientes e etc ... uns eu tenho contrato e outros eu não tenho ... bom pessoal estou procurando outro ramo ... estou querendo sair do ramo de informática pq já estou com quase 30 anos e a situação do mercado de informática no Brasil sempre foi instavél, nunca se pode tirar uma sustentabilidade retavel, nós quie trabalhos com informática, sempre tivemos que nos ferrar, pra conseguir um lucro consideravel ou algo que nos realmente venha a trazer lucro ... e mesmo assim com pouca rentabilidade ... hoje eu penso em abandonar a área de informática e prestar um concurso para um cargo público. Sei que a resposta fugiu um pouco do tópico ... mas amigo eu acho que se ai na sua região vc nao tem demanda entaum pra q investir em um ramo que não te dará retorno ?? Hoje tenho pouquissimo retorno com o que eu faço mas mesmo assim já estou me preparando para o pior ... estou aguardando o " BOOM " da banda larga, q a cada dia se aproxima e eu vejo o mercado se estreitando para os pequenos ... já vi até o que eu achava impossivel essa semana .. a conexão de 100mbp/s da Brasil Telecom. E por ai vai ... espero não ter passado uma aparência pessimista do negócio, essa é a minha visão.

  4. #4

    Padrão Era justamento o que eu tava pensando...

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo, aqui no Rio de Janeiro já tive provedor e na época e fiz isso mesmo abandonei o ramo e agora estou prestando serviços para provedores ... porém eh muito relativo o lucro pq eu trabalho com lucro em cima de cada instalacao, configuração de servidores, clientes e etc ... uns eu tenho contrato e outros eu não tenho ... bom pessoal estou procurando outro ramo ... estou querendo sair do ramo de informática pq já estou com quase 30 anos e a situação do mercado de informática no Brasil sempre foi instavél, nunca se pode tirar uma sustentabilidade retavel, nós quie trabalhos com informática, sempre tivemos que nos ferrar, pra conseguir um lucro consideravel ou algo que nos realmente venha a trazer lucro ... e mesmo assim com pouca rentabilidade ... hoje eu penso em abandonar a área de informática e prestar um concurso para um cargo público. Sei que a resposta fugiu um pouco do tópico ... mas amigo eu acho que se ai na sua região vc nao tem demanda entaum pra q investir em um ramo que não te dará retorno ?? Hoje tenho pouquissimo retorno com o que eu faço mas mesmo assim já estou me preparando para o pior ... estou aguardando o " BOOM " da banda larga, q a cada dia se aproxima e eu vejo o mercado se estreitando para os pequenos ... já vi até o que eu achava impossivel essa semana .. a conexão de 100mbp/s da Brasil Telecom. E por ai vai ... espero não ter passado uma aparência pessimista do negócio, essa é a minha visão.
    Olá amigo, primeiramente obrigado pela resposta.

    Vc traduziu justamente o que eu tava pensando. To pensando em parar tudo e vender(se der) meus equipamentos. Os clientes como ja disse ja arrumei o outro provedor pra eles. Vou ter ai um prejuizo de uns 3 mil reais de equipamentos mas tô no lucro ainda.

    Valeu galera. Esse negócio das grandes empresas acabam mesmo com os pequenos.

  5. #5
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Eu acho que foram-se os tempos de que alguém poderia colocar um negócio que rendesse lucros por 30 anos ou mais e sem fazer nenhuma mudança.
    E a informática é assim, é um baile que toca todo tipo de música e a gente deve aprender a dançar conforme a música, ou não participa da festa.
    Hoje ( e se fosse tu), se quisesse continuar na área, o que faria?!
    Bom, largaria tudo que fosse relativo ao fornecimentos de serviços de meio físico ( wireless) e me enpenharia no fornecimento de serviços como desenvolvimentos de páginas web, configuração de servidores voip, streaming, vlans, etc.
    Todo mundo que trabalha com informática, sabe que ela muda do dia para a noite e precisamos nos adaptar e correr atrás de novas alternativas.


    Agora, se quiser um negócio que dá dinheiro e não vai mudar numca, bom deixe-me ver... já pensou em fazer uma criaçao de avestruz?!

  6. #6

    Padrão

    Não vejo assim, todos os dias há vagas publicadas aqui e em diversos outros sites.

    Já que esta vendendo o provedor, pegue este dinheiro e invista em cursos de virtualização, CCNA, COBIT, assim podera continuar na área trabalhando nas grandes empresas que estão em busca de funcionarios, e pagam um salario razoavel.

    Isto implica tambem em mudança fisica, pois estas vagas estão nos grandes centros.

  7. #7

    Padrão

    Provedor de Internet assim como qualquer outro ramo é uma empresa, não basta ser um bom técnico para poder fazer o negócio dar certo, tem que ser administrador também. Agente acha que dá conta de tudo mais não dá, aqui temos contratos com empresas de marketing, advogados e contador, e empresa que desenvolveu o software de controle financeiro e controle de clientes, estou querendo contratar uma consultoria em administração, pois as vezes fico inseguro se estou fazendo as coisas certas. Sempre estive no ramo de informática e eletrônica sempre tive bons retornos, até mesmo trabalhando de funcionário. Um provedor bem montado dá pouco problema, temos repetidores aqui que tem mais de 6 mêses que não é visitado.

    Quanto ao provedor que você está fechando, quantos clientes? Quais o planos oferecidos e valores? Tem funcionários? Tem link dedicado? Qualo valor de seu link? Qual o método de cobrança que você usa?

  8. #8

    Padrão

    Pois é! Não entendo isso! Eu graças á Deus sempre ganhei bem com informática em geral (Redes, programação e etc), mas para que isso acontecesse eu tinha que ser um profissional diferente que pudesse atuar em qualquer área da informática. Sou programador em 6 linguas de computação, Designer gráfico formado, Administrador e Suporte de Redes, já terminei meu curso CCNA da cisco falta somente fazer agora a prova de certificação e estou na fé que vou passar, e dentre tanta outras habilidades que procurei adquidir ao longo dos 7 anos de quando comecei a estudar informática, sou músico tambem acreditam? e sempre fiz meu preço, quer pagar? Há não tah caro, infelizmente esse é meu preço!, o problema é que a maioria dos profissionais em informática tambem não se valorizam o quanto deveriam, pois se forem esperar que os outros venham a fazer isso, eles não iram fazer nunca!, Com relação a provedor tambem acredito ser a mesma coisa, estou dando muito trabalho para meus concorrentes inclusive a Velox, minha única preocupação vai ser link dedicado, pois como péga das Teles as grandes, pode ser que um dia eles venham a me boicotar, mas já estou estudando uma forma de poder reverter essa situação, emfim... desculpa ai se falei alguma mer@%, mas essa é minha humilde opnião!

  9. #9

    Padrão

    Entendo a situação do companheiro!
    t
    E acredito que para muitos de nós a situação não seja muito diferente.
    Tem razão o Josué ao fazer esta análise dos fatores envolvidos.
    E daí vem a pergunta. Quem de nós tem certeza do seu ponto de equilibrio financeiro?
    Que políticas adotar para manter este ponto o mais baixo possível?
    Muita coisa nós podemos fazer, mas tem coisas que saem do nosso controle, como por ex. os preços praticados pelas grandes teles.
    Sei que vai aparecer muitos comentários dizendo o contrário. E até acho que em muitos casos pode ser assim. Cada região, cada cidade tem suas características com relação a isso e nós não temos como alterar.
    Vou citar um exemplo. A BrasilTelecom está dando uma enfase na banda larga via celular. Por 49,90 o sujeito contrata um plano de 256kbps, mas na prática é 100kbps, mas anda, diferentemente de outros como Claro e Tim que não andam. Então o povo tá indo em cima.
    O apelo publicitário é muito grande. As vendas de notebook subiram muito. Todo mundo só quer agora é notebook pra poder ter internet em qualquer lugar, mesmo a 100kbps.
    E tem os planos de ADSL com fone fixo agregado, por 79 residencial e 89 empresarial, com 1 mega. E para quem diz que não é de qualidade, digo que na minha central é muito bom o serviço.

    O mercado melhor que tinhamos era exatamente onde a BrasilTelecom não tinha condições físicas para entregar a banda larga, nos bairros. Agora com a móvel, até isso eles estão pegando.
    Vamos continuar, até porque somos movidos por paixão, mas sei que paixão não alimenta casamento. O dia a dia é que precisa ser cultivado. E não é diferente conosco. Vamos ter que ser muito criativos e ver até onde dá prá ir.
    O nosso setor é extremamente regulamentado, custos de link são caríssimos. Para manter uma estrutura de 200 assinantes, o meu ponto de equilíbrio vai girar em torno de 130 assinantes.
    Com certeza tem outros ramos muito mais rentáveis, mas temos que olhar também pelo lado da paixão e continuar tocando o barco até onde der.
    Queria chegar aos 300 assinantes, mas tenho a impressão que não chego. Desânimo?Não, vejo a realidade do mercado. As teles estão nos usando para contaminar os usuários com o vício da internet.
    Logo, logo eles tem toda a estrutura instalada para atender 100% da área e aí eles vão nos comer vivos. E aí , o povo viciado na internet eles podem massificar mais ainda os preços. Acho que vamos logo ter internet por 30,00 ou menos. Eu garanto para voces que aqui na minha cidade, a tele só teve custos de implantação. Eles não tem custos de manutenção. Eu tenho na minha casa ADSL e em 4 anos nunca abri um chamado. Fiz uma pesquisa informal e notei que isso acontece com todo mundo. Ninguém reclama, porque tudo anda.

  10. #10

    Padrão

    AMIGO, MAIS SE VC PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE, BOM ATENDIMENTO, EU TENHO 80% DOS MEUS CLIENTES QUE NAO DOU MANUTENÇÃO A ELES, PQ EXISTE METODOS = A DAS TELES, AGORA SEMPRE VAI TER QUE INVESTIR PARA CONSEGUIR BONS FRUTOS, TRABALHO COM INFORMATICA E GRAÇAS A DEUS ESTOU MIM SOBREVIVENDO, AGORA FICAR RICO SO QUEM MEXE COM -------.

  11. #11

    Padrão

    sou novato aqui no forun, mas cada caso e um caso, existem 1 bilhão de computadores no mundo conectados a internet, e a espectativa de em ate 2010 esse numero simplesmente dobrar, nao vejo mercado que suporte tal crescimento, nem em estrutura, quanto mais em pessoal, so o que eu vejo aqui no brasil são pessoas ainda querendo ganhar 100% num negocio, em outros paises se investe quantias absurdas pra ter uma rentabilidade de ate 5%, mas aqui no brasil nao, a galera que abrir uma negocio hoje e ganhar 100% em cima, e acaba culpando o mercado pela falta de sucesso individual, vejo aqui no forum mesmo, provedores com 100 mb de banda, vejo um monte de gente trabalhando com internet, todos reclamando, mas ninguem fala em vender o provedor, e trabalhar em outro ramo, tenho um pequeno provedor, e so tenho um lucro de 30% depois de tirar todas as dispesas pra mim esta otimo fica aqui minha opnião e espero ter ajudado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Entendo a situação do companheiro!
    t
    E acredito que para muitos de nós a situação não seja muito diferente.
    Tem razão o Josué ao fazer esta análise dos fatores envolvidos.
    E daí vem a pergunta. Quem de nós tem certeza do seu ponto de equilibrio financeiro?
    Que políticas adotar para manter este ponto o mais baixo possível?
    Muita coisa nós podemos fazer, mas tem coisas que saem do nosso controle, como por ex. os preços praticados pelas grandes teles.
    Sei que vai aparecer muitos comentários dizendo o contrário. E até acho que em muitos casos pode ser assim. Cada região, cada cidade tem suas características com relação a isso e nós não temos como alterar.
    Vou citar um exemplo. A BrasilTelecom está dando uma enfase na banda larga via celular. Por 49,90 o sujeito contrata um plano de 256kbps, mas na prática é 100kbps, mas anda, diferentemente de outros como Claro e Tim que não andam. Então o povo tá indo em cima.
    O apelo publicitário é muito grande. As vendas de notebook subiram muito. Todo mundo só quer agora é notebook pra poder ter internet em qualquer lugar, mesmo a 100kbps.
    E tem os planos de ADSL com fone fixo agregado, por 79 residencial e 89 empresarial, com 1 mega. E para quem diz que não é de qualidade, digo que na minha central é muito bom o serviço.

    O mercado melhor que tinhamos era exatamente onde a BrasilTelecom não tinha condições físicas para entregar a banda larga, nos bairros. Agora com a móvel, até isso eles estão pegando.
    Vamos continuar, até porque somos movidos por paixão, mas sei que paixão não alimenta casamento. O dia a dia é que precisa ser cultivado. E não é diferente conosco. Vamos ter que ser muito criativos e ver até onde dá prá ir.
    O nosso setor é extremamente regulamentado, custos de link são caríssimos. Para manter uma estrutura de 200 assinantes, o meu ponto de equilíbrio vai girar em torno de 130 assinantes.
    Com certeza tem outros ramos muito mais rentáveis, mas temos que olhar também pelo lado da paixão e continuar tocando o barco até onde der.
    Queria chegar aos 300 assinantes, mas tenho a impressão que não chego. Desânimo?Não, vejo a realidade do mercado. As teles estão nos usando para contaminar os usuários com o vício da internet.
    Logo, logo eles tem toda a estrutura instalada para atender 100% da área e aí eles vão nos comer vivos. E aí , o povo viciado na internet eles podem massificar mais ainda os preços. Acho que vamos logo ter internet por 30,00 ou menos. Eu garanto para voces que aqui na minha cidade, a tele só teve custos de implantação. Eles não tem custos de manutenção. Eu tenho na minha casa ADSL e em 4 anos nunca abri um chamado. Fiz uma pesquisa informal e notei que isso acontece com todo mundo. Ninguém reclama, porque tudo anda.

    Apoiado !


    Isso é realidade !

  13. #13

    Padrão

    Colega,

    posso estar enganado, mas onde não tem link dedicado no DF? Não vale a pena fazer um ponto e levar até a sua localidade?

    Talvez eu possa ajudá-lo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nicksoneduardo Ver Post
    sou novato aqui no forun, mas cada caso e um caso, existem 1 bilhão de computadores no mundo conectados a internet, e a espectativa de em ate 2010 esse numero simplesmente dobrar, nao vejo mercado que suporte tal crescimento, nem em estrutura, quanto mais em pessoal, so o que eu vejo aqui no brasil são pessoas ainda querendo ganhar 100% num negocio, em outros paises se investe quantias absurdas pra ter uma rentabilidade de ate 5%, mas aqui no brasil nao, a galera que abrir uma negocio hoje e ganhar 100% em cima, e acaba culpando o mercado pela falta de sucesso individual, vejo aqui no forum mesmo, provedores com 100 mb de banda, vejo um monte de gente trabalhando com internet, todos reclamando, mas ninguem fala em vender o provedor, e trabalhar em outro ramo, tenho um pequeno provedor, e so tenho um lucro de 30% depois de tirar todas as dispesas pra mim esta otimo fica aqui minha opnião e espero ter ajudado.

    Amigo .. quantos e quais são ses concorrentes ai onde vc trabalha ??? Vc tem outro meio de lucro ??? Por quanto vc vende os seus planos ai ??? Daria pra vc vender 1 Mb por R$ 39,90 ??? Quanto vc paga de link ??? Vc eh legalizado ??? Quantos clientes vc tem ????

  15. #15

    Unhappy Nem tudo que reluz é ouro...

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigos, estou hoje com um bom número de clientes e o negócio vai bem. Então vcs me perguntariam pq fechar?

    Resposta: O custo elevado de uma licença pra operar e do link dedicado, que não tem aqui na minha região (tem mal adsl por aqui).

    A pergunta é a seguinte então: O que fazer com os equipamentos do meu servidor? Sera que dá pra abrir outro negócio para aproveitar esses equipamentos sem que seja necessário um investimento tão grande??

    OBS: Quanto aos meus clientes, andei conversando com um provedor licenciado aqui da cidade e eles me falaram que eles me pagam o valor do equipamento (que está em comodato com o cliente) e fornece o sinal para os meus clientes. Não deixaria nenhum cliente meu sem internet não.

    Então pensei o seguinte, montar uma empresa de consultoria de redes, pra fazer configuração, manutenção e etc. Mas ai tem um problema, aqui na região não tem muita demanda desse tipo de serviço.

    Espero que vcs possam me ajudar.
    Poxa triste notícia essa.

    Infelizmente nesse nosso país é assim mesmo. Empresas tendem a morrer antes mesmo de darem lucro. Impostos demais, serviços caros demais.

    Fico triste por você e digo que se estivesse no seu lugar me esforçaria de alguma forma para mudar esse cenário. Sei o quando é difícil pensar assim, mas se precisar de uma força grita ai.

    Abraços,

  16. #16

    Padrão

    sou legalizado, como eu falei antes, cada caso e um caso, ai no rio por ex...
    se paga R$149,00 reias em media por 8 megas, aqui onde eu moro se paga R$169,00 por 1 mega que so da 50% do link, ou seja, pagaria R$169,00 reias em 512k + ou -
    e sobre a concorrencia, e simples d+ a resposata, o cara coloca 1 torre com 42 metros, e acha que pode atender o estado inteiro, nao se preocupando com a qualidade do serviço, dai bota 20 clientes por semana e sai 10 na mesma semana kakakak, sobre a quantidade de clientes e link, nao vem ao caso ficar especificando, pq a realidade aqui e essa, a maioria dos provedores nao ta nem ai com o serviço que oferece, o que importa e botar mais gente pra ganhar + grana sem investir nada, aqui chegou 3G e ja e campeão de reclamações no procon, em alguns lugares nem conecta, lembro que quando chegou velox aqui na minha cidade, foi uma nostalgia, mas quando dava um problema, passava 40 minutos no telefone pra atendente mandar retirar os cabos do moden e reiniciar o pc, feito isso nao dava certo mandava um tecnico depois de 2 ou 3 dias, e porai vai, quanto a outro meio de lucro, nao tenho outro meio de lucro, vivo disso mesmo, tenho uma carro uma casa tenho filho e mulher e vivo bem, minha casa nao e na praia e nao tenho iate, mas vivo bem

  17. #17

    Talking Vamos nessa...

    Citação Postado originalmente por nicksoneduardo Ver Post
    sou novato aqui no forun, mas cada caso e um caso, existem 1 bilhão de computadores no mundo conectados a internet, e a espectativa de em ate 2010 esse numero simplesmente dobrar, nao vejo mercado que suporte tal crescimento, nem em estrutura, quanto mais em pessoal, so o que eu vejo aqui no brasil são pessoas ainda querendo ganhar 100% num negocio, em outros paises se investe quantias absurdas pra ter uma rentabilidade de ate 5%, mas aqui no brasil nao, a galera que abrir uma negocio hoje e ganhar 100% em cima, e acaba culpando o mercado pela falta de sucesso individual, vejo aqui no forum mesmo, provedores com 100 mb de banda, vejo um monte de gente trabalhando com internet, todos reclamando, mas ninguem fala em vender o provedor, e trabalhar em outro ramo, tenho um pequeno provedor, e so tenho um lucro de 30% depois de tirar todas as dispesas pra mim esta otimo fica aqui minha opnião e espero ter ajudado.
    É isso ai. Antes de mais nada NENHUMA operadora irá conseguir atingir o mercado potencial de banda larga que ainda existe no BRASIL, isto mesmo, BRASIL.

    Não serão as grandes que farão isto. Elas até conseguem ser mais rápidas, mas vocês não fazem idéia de quanto planejamento e tempo são necessários.

    Hoje o custo de capital que uma grande operadora emprega é altíssimo, isso considerando uma empresa como a Oi que possui ações na bolsa de NY (NYSE) e o risco Brasil, além da crise que se instaurou no mundo.

    Já falamos isso em outro tópico. PLANEJAMENTO. A diferença das grandes para as pequenas é somente isto, pensem nisso.

    Capital tinha sobrando no mercado até nov/08 e agora babau.

    Não precisam acreditar em minhas palavras escritas, procurem, leiam sobre este mercado.

    Vocês não devem conhecer, pelo menos eu acho, mas existe um empresa chamada MUNDIVOX que já concorre (dentro das suas possibilidades) com as gigantes do mercado.

    Já ouviram falar do provedor MLS Internet. Está em um bairro SUPER bem atendido aqui no Rio, mas continua por ai de vento em popa. Só pra terem uma idéia do que falo, no prédio onde a MLS está instalada em frente tem caixas de passagem de FO da Oi, da Embratel, da Intelig, da Mundivoz, da Metrorede, da Telefonica, isto que eu já vi.

    Então vamos apoiar o nosso colega que está por desistir de um grande negócio.

    Vamos tentar entender melhor esse mercado e encontrar soluções que possam fazer das pequenas/médias algo melhor factível.

    Se precisarem do meu apoio estarei aqui.

    Abraços.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    É isso ai. Antes de mais nada NENHUMA operadora irá conseguir atingir o mercado potencial de banda larga que ainda existe no BRASIL, isto mesmo, BRASIL.

    Não serão as grandes que farão isto. Elas até conseguem ser mais rápidas, mas vocês não fazem idéia de quanto planejamento e tempo são necessários.

    Hoje o custo de capital que uma grande operadora emprega é altíssimo, isso considerando uma empresa como a Oi que possui ações na bolsa de NY (NYSE) e o risco Brasil, além da crise que se instaurou no mundo.

    Já falamos isso em outro tópico. PLANEJAMENTO. A diferença das grandes para as pequenas é somente isto, pensem nisso.

    Capital tinha sobrando no mercado até nov/08 e agora babau.

    Não precisam acreditar em minhas palavras escritas, procurem, leiam sobre este mercado.

    Vocês não devem conhecer, pelo menos eu acho, mas existe um empresa chamada MUNDIVOX que já concorre (dentro das suas possibilidades) com as gigantes do mercado.

    Já ouviram falar do provedor MLS Internet. Está em um bairro SUPER bem atendido aqui no Rio, mas continua por ai de vento em popa. Só pra terem uma idéia do que falo, no prédio onde a MLS está instalada em frente tem caixas de passagem de FO da Oi, da Embratel, da Intelig, da Mundivoz, da Metrorede, da Telefonica, isto que eu já vi.

    Então vamos apoiar o nosso colega que está por desistir de um grande negócio.

    Vamos tentar entender melhor esse mercado e encontrar soluções que possam fazer das pequenas/médias algo melhor factível.

    Se precisarem do meu apoio estarei aqui.

    Abraços.
    Apoiado!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Entendo a situação do companheiro!
    As teles estão nos usando para contaminar os usuários com o vício da internet.
    Logo, logo eles tem toda a estrutura instalada para atender 100% da área e aí eles vão nos comer vivos. E aí , o povo viciado na internet eles podem massificar mais ainda os preços. Acho que vamos logo ter internet por 30,00 ou menos. Eu garanto para voces que aqui na minha cidade, a tele só teve custos de implantação. Eles não tem custos de manutenção. Eu tenho na minha casa ADSL e em 4 anos nunca abri um chamado. Fiz uma pesquisa informal e notei que isso acontece com todo mundo. Ninguém reclama, porque tudo anda.

    Falou e disse nós contaminamos e eles irão pegar todos os clientes.

  20. #20

    Padrão

    Wagner

    Pessoal o wagner disse tudo, simplesmente toda a verdade, fica aqui o meus agradecimentos a parceiro wagner que refletiu tudo.

    Fica aqui um pergunta a todos
    QUal a diferença entre windows e virus?????