Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um provedor wireless

    Pessoal Boa tarde, eu denovo.

    Estou montando um provedor no condominio onde moro (Em Brasília) e o provedor mais proximo fica a uns 5 km, então não tem tanta poluição RF na região do meu provedor, parece incrivel mais é verdade, provedor nenhum aqui. O condominio tem 1700 lotes ocupado. DSL são para poucos a BrT não investe aqui, tem fila de espera, acho que +/- uns 300 esperando pela pesquisa que fiz.
    Minhas duvidas são:

    Posso utilizar omni de 8 DBI ou preciso de mais potencia para atender um raio de 2,5 km? A torre tera 30 metros, senão, não atendo a todo condominio e tem uma elevação no meio ,pequena, e estarei de um lado dela. Antenas setoriais no momento devido a baixa poluição descartei usa-las, me corrijam se estiver errado.

    Posso colocar 03 antenas omni sem causar interferência entre elas na mesma torre? Para atender uma media de 50 clientes simultaneos pretendo usar 3 AP Edimax com servidor Mikrotik no chão com um link de 1 Mb full dedicado com full cache instalado e tudo com a media de 150kb/80kb por cliente.

    Pretendo levar via UTP (CAT5) do servidor até o topo da torre, estimo uns 50 metros, teria muita perda de sinal? Qual a melhor alternativa?

    Com explicado acima, aceito ideias para melhor projeto.

    Somos uma empresa de informatica já constituida, com sede proprio e toda infra-estrutura montada, já trabalhos com desenvolvimento e venda de software e agora estamos tirando a licença SCM da Anatel e conheços muito bem a necessitade do condominio, estamos aqui a 4 anos ouvindo os amigos reclamarem da BrT.

    Eu não ajudo no forum porque tenho apenas conhecimento teorico que li na Net. Não me sinto seguro ainda para opinar aqui!

    Obrigados a todos.
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 18:35.

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde,

    meu caro, honestamente falando tem uns erros em seu projeto.

    3 antenas omnidirecionais na mesma torre? AP Edimax? Pensa em gerenciar o seu provedor com qual sistema?

    Quanto ao cabo de rede: se for de boa qualidade poderá transportar dados por até 150 metros.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Boa tarde,

    meu caro, honestamente falando tem uns erros em seu projeto.

    3 antenas omnidirecionais na mesma torre? AP Edimax? Pensa em gerenciar o seu provedor com qual sistema?

    Quanto ao cabo de rede: se for de boa qualidade poderá transportar dados por até 150 metros.
    Ok amigo, poderia me apontar a melhor alternativa, qual a solução?

    Cabo UTP, se blindagem, saindo de um pc para um radio alcançar 150 mts? Desculpe nunca vi sem perder sinal!
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 19:06.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Ok amigo, poderia me apontar a melhor alternativa, vc criticou o projeto e ai? qual a solução?
    Sim, mas fiz críticas construtivas.

    Para começar se precisa de 3 rádios ponha painéis setoriais em vez de omni. Cada painel atenderá um lado da cidade ou bairro. Com 3 painéis e com 3 rádios bons terá condições de atender em torno de 150 clientes.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim, mas fiz críticas construtivas.

    Para começar se precisa de 3 rádios ponha painéis setoriais em vez de omni. Cada painel atenderá um lado da cidade ou bairro. Com 3 painéis e com 3 rádios bons terá condições de atender em torno de 150 clientes.
    Marcelo, desculpe, não foi minha intensão ser agressivo.
    O que falo é que o gasto com paineis num local sem poluição seria desnecessario, eu acho me corrija se estive errado, paneis pelo que li é para lugares com muita poluição RF, não é meu caso.

    Aqui hoje não tem nenhum provedor wireless.

    Quanto a servidor, irei usar Mikrotik no chão com 01Gb de Ram e 120 Gb de hd. com isso quantos clientes posso atender? O que tem de errado com ap edimax? não entendi.

    Obrigado pela ajuda.
    Última edição por jviana2004; 07-02-2009 às 19:22.

  6. #6

    Padrão

    Olá,

    não se preocupe, está tudo bem.

    Seguinte: a Aquario tem painél de 12dBi homologado por praticamente o mesmo preço de uma antena omni. Além disso, 3 omni numa mesma torre, ao contrário do que você pensa, gerará ruídos no seu sistema; ou seja, mesmo que utilize os canais 1, 6 e 12 o espectro radio eletrico na área ficará poluído e poderá gerar instabilidade.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    não se preocupe, está tudo bem.

    Seguinte: a Aquario tem painél de 12dBi homologado por praticamente o mesmo preço de uma antena omni. Além disso, 3 omni numa mesma torre, ao contrário do que você pensa, gerará ruídos no seu sistema; ou seja, mesmo que utilize os canais 1, 6 e 12 o espectro radio eletrico na área ficará poluído e poderá gerar instabilidade.
    Marcelo, te alugando um pouco mais.
    No Radio Mobile o projeto que fiz, as antenas Omni de 8 tem uma transmissão melhor que as setoriais de 14 na minha região. Estou perguntando isso para não errar é jogar dinheiro fora, ta dificil consegui né?

    Brigadão pela ajuda!

  8. #8

    Padrão

    Não sou expert na area.. Tambem estou abrindo um provedor.. Vou utilizar algo que iria te servir bem..

    RB600A, 4 cartões Engenius 8602...
    Fiz a cotação aqui numa loja de Campinas-SP ficou 2100 reais em 3x.. Com Cabo LMR400 de 1,6m, caixa hermética, fonte, pigtail, rb e cartão.. ;D
    E + o valor das antenas..

    Acho que vai sair mais caro do que o seu projeto atual.. Mas na minha visão pelo menos vc vai ter menos problemas e um sistema melhor.. Outra coisa que andei lendo é que as setoriais precisam ter uma distancia entre elas.. (nas costas..)


    É isso ae ;D
    Até mais, espero ter ajudado..
    É isso ae ;D hehehe

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuiHF Ver Post
    Não sou expert na area.. Tambem estou abrindo um provedor.. Vou utilizar algo que iria te servir bem..

    RB600A, 4 cartões Engenius 8602...
    Fiz a cotação aqui numa loja de Campinas-SP ficou 2100 reais em 3x.. Com Cabo LMR400 de 1,6m, caixa hermética, fonte, pigtail, rb e cartão.. ;D
    E + o valor das antenas..

    Acho que vai sair mais caro do que o seu projeto atual.. Mas na minha visão pelo menos vc vai ter menos problemas e um sistema melhor.. Outra coisa que andei lendo é que as setoriais precisam ter uma distancia entre elas.. (nas costas..)


    É isso ae ;D
    Até mais, espero ter ajudado..
    É isso ae ;D hehehe
    Valeu a dica. Mais não estou pensando em usar RB, acho melhor um servidor no chão com a hd que possa fazer full cache e usar o SQUID, com isso diminuo o trafego na rede. Me corrija se estiver erro. Quanto as antenas ainda não vi um motivo convicente para não usar a omni, ja que não tenho interferencia ou poluição na região. Pessoal to aprendendo aqui, não sou teimoso, mais gostaria de uma reposta tecnica. Isso envolve dinheiro.
    Brigadão a todos

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Valeu a dica. Mais não estou pensando em usar RB, acho melhor um servidor no chão com a hd que possa fazer full cache e usar o SQUID, com isso diminuo o trafego na rede. Me corrija se estiver erro. Quanto as antenas ainda não vi um motivo convicente para não usar a omni, ja que não tenho interferencia ou poluição na região. Pessoal to aprendendo aqui, não sou teimoso, mais gostaria de uma reposta tecnica. Isso envolve dinheiro.
    Brigadão a todos
    Amigo, é o seguinte: Usar RB em bridge no lugar do ap e manter o seu servidor MK em baixo fazendo o resto do serviço. É uma opção mais cara porém mais vigorosa. Eu utilizava no meu pop aps zinwell, são de boa qualidade e aguentam o tranco com uma boa ventilação.

    A respeito das antenas: A omni é recomendada no caso de se atender poucos clientes, isso pq a omni tem saida somente para um rádio ou RB, que limita o atendimento com esse tipo de antena.
    Se for atender um numero de clientes maior recomendo usar paineis setoriais pois distribuem a carga em 3 ou 4 dependendo da setorial adotada (existem modelos de 90 e 120 graus). Ai depende de sua situação ai.

    Qualquer coisa é só gritar ai.

  11. #11

    Padrão

    A respeito da omni. Hoje ela pode ser muito útil, atender suas necessidades iniciais, MAS, você poderá sofrer muito no amanhã quanto a interferencia, seja sua mesmo, ou de outros. Por que? Simples, a omni tem um angulo de 360º graus, certo? Da mesma forma que ela manda o sinal para todos num raio de x kilometros, ela receberá interferência também! E principalmente quando voce for ampliar sua rede (que eu creio que é o objetivo de quem entra nessa área) você vai se encontrar com as interferencias.

  12. #12

    Padrão omni

    como o amigo anterior disse...3 antenas de 360 graus proximas...elas mesmas vao irradiar para elas...causando colisao das ondas consequentemente gerando interferencia...qto as setorias pelo fato delas irradiarem sinal num raio mais estreito diminui as colisoes de onda entre elas...por isso a distancia minima entre elas...por melhor q a antena setorial seja...ela ainda consegue irradiar em todas as direcoes...

  13. #13

    Padrão

    Segundo as normas.. cabo utp seja ela indoor ou outdor o max é 98mts após isso vc vai ver o sinal cair...
    eskeça!
    acima disso só fibra optica

  14. #14

    Padrão

    Amigo,

    Conforme muitos já disseram as omnis são uma solução barata, mas PORCA.
    Então quer dizer que só porque o spectro ai tá "limpo" você pode acabar com ele??
    Pense bem, e se alguem mais nas redondezas tiver pensando como você em colocar 3 omnis juntas numa torre??? que merda que vai dar não é mesmo???

    Siga as recomendações do pessoal, 3 paineis setoriais 90 graus, tem os da emc test são otimos, pega os com menor ganho possivel já que seu raio ai é de ate 3km. un de 12dbi deve dar pro gasto.

    Sobre rb e radios fica a seu criterio, uma rb é uma boa opção mais robusta confiavel e etc.
    Os zinwell g220 tambem são bem confiaveis, aquentam bem o tranco.

    Tem gente usando as panelinhas da aquarios para enviar sinal, dizem que fica bom, é uma opcão já que cada uma custa em torno de R$ 50,00. (pesquise sobre isso)

    Um servidor pra proxy é muito interessante, um mk gerenciando o servidor tambem.

    Sobre o cabo de rede, pode colocar tranquilo, já usei ate 80m, de nexans e furukawa tranquilo, sem perda nenhuma.

    Melho configuração ai pra você?

    3 paineis emc test 12dbi 90 graus,
    3 zinwell g220.

    Otimo custo beneficio, qualidade. seus clientes vão ficar satisfeitos, e o spectro continuara "limpo"

    Outra observação: Menor potencia possivel nos radios. ok?

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    Conforme muitos já disseram as omnis são uma solução barata, mas PORCA.
    Então quer dizer que só porque o spectro ai tá "limpo" você pode acabar com ele??
    Pense bem, e se alguem mais nas redondezas tiver pensando como você em colocar 3 omnis juntas numa torre??? que merda que vai dar não é mesmo???

    Siga as recomendações do pessoal, 3 paineis setoriais 90 graus, tem os da emc test são otimos, pega os com menor ganho possivel já que seu raio ai é de ate 3km. un de 12dbi deve dar pro gasto.

    Sobre rb e radios fica a seu criterio, uma rb é uma boa opção mais robusta confiavel e etc.
    Os zinwell g220 tambem são bem confiaveis, aquentam bem o tranco.

    Tem gente usando as panelinhas da aquarios para enviar sinal, dizem que fica bom, é uma opcão já que cada uma custa em torno de R$ 50,00. (pesquise sobre isso)

    Um servidor pra proxy é muito interessante, um mk gerenciando o servidor tambem.

    Sobre o cabo de rede, pode colocar tranquilo, já usei ate 80m, de nexans e furukawa tranquilo, sem perda nenhuma.

    Melho configuração ai pra você?

    3 paineis emc test 12dbi 90 graus,
    3 zinwell g220.

    Otimo custo beneficio, qualidade. seus clientes vão ficar satisfeitos, e o spectro continuara "limpo"

    Outra observação: Menor potencia possivel nos radios. ok?

    Abraço
    Perfeito. Assinado em baixo.

    Só uma coisinha, as panelinhas da aquarios de 12dbi servem mesmo para pop??

    Será que fica bom? Alguem ja usou?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Perfeito. Assinado em baixo.

    Só uma coisinha, as panelinhas da aquarios de 12dbi servem mesmo para pop??

    Será que fica bom? Alguem ja usou?
    Amigo,

    Funciona sim, e existem inumeras pessoas aqui do forum que usam.

    de uma olhada nesses posts.
    Antenas Setoriais Aquario 12dBi - Under-Linux.org
    Hyperlink x oiw x emctest - Under-Linux.org
    Painel setorial 60 graus 12dbi Aquarius, alguém ja testou? - Under-Linux.org
    Abraço

  17. #17

    Padrão funcionar funciona

    Viana, tudo bom, to vendo todo mundo ta falando isso e aquilo, mais pouca gente realmente monta provedor aqui, vou te falar uma coisa, cada caso e um caso e difícil falar pra vc o que vc precisa sem analisar o que vc realmente vai fazer onde e como. mais eu posso te falar que se vc colocar 3 edimax funciona. mais se vc quer montar e ver o que vai acontecer coloca so uma antena, pode por um edmax mesmo, pra começar, vc vai atender uns 25 clientes funcionando, isso quer dizer que se vc conectar 100 clientes e so 25 estiverem usando ao mesmo tempo vai funcionar, acima disso começa a apresentar lentidão, do mesmo jeito se vc usar uma routerboard com um cartão engenios 8602, se vc usar o cartão r52h o numero de usuários cresce pra 50, a antena omni funciona bem, uma de o ai dar uma cobertura de uns 4km, o painel setorial e difícil de trabalhar, se sua antena e alta vc vai precisar não de 4 mais de 8 painéis porque o painel tem um alcance limitado pela abertura ser menor, então vc tem que ter uns painéis inclinados pra atender o pessoal que ta perto, e uns menos inclinados pros que estão longe, e quando vc inclina o painel a antena que ta ligada nele tem que estar inclinada também, não tem vergonha começar devagar. este negocio que vai dar tudo errado se vc comprar algo mais barato e mentira, so que a medida que vc vai crescendo tem que ir trocando, se vc precisar conversar melhor a respeito ou mesmo de um auxilio técnico me procura ulissescampos at hotmail.com

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Viana, tudo bom, to vendo todo mundo ta falando isso e aquilo, mais pouca gente realmente monta provedor aqui, vou te falar uma coisa, cada caso e um caso e difícil falar pra vc o que vc precisa sem analisar o que vc realmente vai fazer onde e como. mais eu posso te falar que se vc colocar 3 edimax funciona. mais se vc quer montar e ver o que vai acontecer coloca so uma antena, pode por um edmax mesmo, pra começar, vc vai atender uns 25 clientes funcionando, isso quer dizer que se vc conectar 100 clientes e so 25 estiverem usando ao mesmo tempo vai funcionar, acima disso começa a apresentar lentidão, do mesmo jeito se vc usar uma routerboard com um cartão engenios 8602, se vc usar o cartão r52h o numero de usuários cresce pra 50, a antena omni funciona bem, uma de o ai dar uma cobertura de uns 4km, o painel setorial e difícil de trabalhar, se sua antena e alta vc vai precisar não de 4 mais de 8 painéis porque o painel tem um alcance limitado pela abertura ser menor, então vc tem que ter uns painéis inclinados pra atender o pessoal que ta perto, e uns menos inclinados pros que estão longe, e quando vc inclina o painel a antena que ta ligada nele tem que estar inclinada também, não tem vergonha começar devagar. este negocio que vai dar tudo errado se vc comprar algo mais barato e mentira, so que a medida que vc vai crescendo tem que ir trocando, se vc precisar conversar melhor a respeito ou mesmo de um auxilio técnico me procura ulissescampos at hotmail.com
    Amigo, permita-me discordade de vc.

    É o serguinte: Eu pago pra ver um edimax trabalhando direito com 25 clientes on. Se o ping tiver em 400ms é milagre. Se for usar ap. Use algo como zinwell ou ovislink. Ou uma opção mais cara porém mais robusta, um ap2500.

    Quanto ao problema da abertura de sinal horizontal dos painéis, vc vai ter o mesmo problema com a omni, e o pior, não tem como inclinar a omni (tente fazer pra ver o que vai dar. rsrsrs)

    Não estou dizendo que o uso de omni não possa lhe atender, mas o problema da abertura de sinal do painel não é uma questão a se ponderar nesse tipo de escolha. Há casos em que a abertura horizontal do painel é maior que o da omni.

    Por fim. Vamos deixar as dúvidas correrem aqui no forum, esse négocio de suporte pelo msn impossibilita que outro vejam a solução.

    OBS: De formal alguma quis contraria-lo.

  19. #19

    Padrão

    Eita, eita, eita é por estas e outras que já vi muita gente começar e acabar parando no meio do caminho. Amigo uma pergunta, você que já tem empresa constiuída, já está tirando sua SCM (que não é barata) e etc... porque vai começar com uma estrutura dessa? Pow não me leva a mal, mas já que vai começar que começe direito é como eu sempre tenho dito aqui e o povo vem dessendo a porrada em mim... se forem abrir um negóçio planejem bem, não venham com essa de que: comece com um APZINHO de cliente Edimax e uma Omnizinha e vc atenderá X clientes depois vc aumenta sua estrutura, pow não é bem assim não!!! Faça um planejamento, quantos clientes irá atender?, Quais planos pretende oferecer para seus cliente? Área de cobertura? rapaz é tanta coisa... Porque creio que você quer ganhar uma graninha com isso né!? Pois então, faça o que deve ser feito de maneira correta e pronto!
    Última edição por jociano; 12-02-2009 às 18:08.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Eita, eita, eita é por estas e outras que já muita gente começar e acabar parando no meio do caminho. Amigo uma pergunta, você que já tem empresa constiuída, já está tirando sua SCM (que não é barata) e etc... porque vai começar com uma estrutura dessa? Pow não me leva a mal, mas já que vai começar que começe direito é como eu sempre tenho dito aqui e o povo vem dessendo a porrada em mim... se forem abrir um negóçio planejem bem, não venham com essa de que: comece com um APZINHO de cliente Edimax e uma Omnizinha e vc atenderá X clientes depois vc aumenta sua estrutura, pow não é bem assim não!!! Faça um planejamento, quantos clientes irá atender?, Quais planos pretende oferecer para seus cliente? Área de cobertura? rapaz é tanta coisa... Porque creio que você quer ganhar uma graninha com isso né!? Pois então, faça o que deve ser de maneira correta e pronto!
    É isso ai. Tem a parte legal também. Falhei em não falar.

    É por isso que eu gosto do forum, um complementa o outro. rsrsrs

    Desculpe-me amigos mais uma vez.