Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Quantos clientes de 128 kbps funcionam simultâneos em um cartão mini-pci na prática ?

    Quantos clientes de 128 kbps funcionam simultâneos em um cartão mini-pci na prática ?

    Após conversar com alguns provedores, que se gabam de números mágicos. Gostaria que informasse qual o numero de clientes conseguem que funcionem simultaneamente em um cartão mini-pci, usando como base 128 kbps. Não vale apenas teoria, quero que diga com números na prática.

  2. #2

    Padrão

    Podem incluir as PCIs mais usadas como G510, G520, AG530, 2400P e as TP-Link?

    No aguardo das respostas.

  3. #3

    Padrão

    ba seguinte, se fomrem 128k e todos estiverem bem de sinal, etc, talves posa chegar sem perdas a 50 ou ate 60 simultaneo, desde que estejâo navegnado normalmente, se todos fizerem download demorados, a coisa fica feia com 30....

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Podem incluir as PCIs mais usadas como G510, G520, AG530, 2400P e as TP-Link?

    No aguardo das respostas.
    É isso mesmo, como o lipeiori falou, depende muito da marca das placas, Eu posso afirmar que um cartao com chip Prism (2611 ext) aguenta 20 simultaneos a 128kbps, um cartao desses tem processador memoria, bios e transmissor integrado.

    Não vou arriscar placas porque so usei pra fazer ponto a ponto, mas isso varia muito.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    ba seguinte, se fomrem 128k e todos estiverem bem de sinal, etc, talves posa chegar sem perdas a 50 ou ate 60 simultaneo, desde que estejâo navegnado normalmente, se todos fizerem download demorados, a coisa fica feia com 30....

    Alex... por minhas contas 128 x 60 = 7680k Não seria muito em modo B?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Alex... por minhas contas 128 x 60 = 7680k Não seria muito em modo B?
    se prestar atençâo eu falei, ( desde que esteja navegando normal, sem fazer download) pois amigo, pelo seu calculo eu tambem jamais conseguiria ter 200 clietnes num link de 2mb sendo que cada um deles esta a 200k ......

  7. #7

    Padrão

    Desse ponto de vista posso pendurar mais de 1000 em 2Mb...

    E quando eles todos resolverem fazer downloads, vão conseguir 200k?

    Veja que a pergunta foi a 128k portanto é essa velocidade que todos estariam usando no momento (todos fazendo downloads a 15 kbps) ou seja, em carga maxima quantos cliente uma placa aguenta?

    Quantos clientes de 128 kbps funcionam simultâneos em um cartão mini-pci na prática ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Desse ponto de vista posso pendurar mais de 1000 em 2Mb...

    E quando eles todos resolverem fazer downloads, vão conseguir 200k?

    Veja que a pergunta foi a 128k portanto é essa velocidade que todos estariam usando no momento (todos fazendo downloads a 15 kbps) ou seja, em carga maxima quantos cliente uma placa aguenta?
    bom entâo eu li errado, peço desculpas, o intuito foi ajudar o colega e nâo gerar uma baita polemica, eu mesmo aqui ja tive mais de 50 online na mesma interface sem grandes problemas, mas se o amigo quer saber quantos a 128k usando toda a banda, nao deve pasar de 15 usuarios simultaneos usando 100% da banda contratada...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom entâo eu li errado, peço desculpas, o intuito foi ajudar o colega e nâo gerar uma baita polemica, eu mesmo aqui ja tive mais de 50 online na mesma interface sem grandes problemas, mas se o amigo quer saber quantos a 128k usando toda a banda, nao deve pasar de 15 usuarios simultaneos usando 100% da banda contratada...
    Relaxe man não houve polemica... fique de boa.

    É nesse ponto que eu queria chegar... é essa media mesmo... 15 a 20 clientes...

    50 clientes online numa interface é normal, porque uns navegam, outro estao no msn, outros fazem downloads pequenos...

    Abraço.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Relaxe man não houve polemica... fique de boa.

    É nesse ponto que eu queria chegar... é essa media mesmo... 15 a 20 clientes...

    50 clientes online numa interface é normal, porque uns navegam, outro estao no msn, outros fazem downloads pequenos...

    Abraço.
    bom, fico feliz que nâo vamos aprtir para a briga hehehe eu tava aqui preparando o meu facâo para o comfronto heheheheh, brincadeirinha heheheheheh , paz a todos, estamos no mesmo barco, espero que nâo seja um titanic.....


    ate mais..

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom, fico feliz que nâo vamos aprtir para a briga hehehe eu tava aqui preparando o meu facâo para o comfronto
    Pode vir entao... Estou aqui ligado no SBT assistindo Fred versus Jason e estou aprendendo umas tecnicas com eles pra te pegar.

    Tem um facão massa que vou mandar fazer so pra te pegar.

    Huahuahuahuahuahuahua....


  12. #12
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Podem incluir as PCIs mais usadas como G510, G520, AG530, 2400P e as TP-Link?

    No aguardo das respostas.
    Vale PCIs. Use respostas baseadas na prática.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Vale PCIs. Use respostas baseadas na prática.
    Já respondemos... achamos que aguenta entre umas 15 ou 20 pessoas conectadas simultaneamente a 128k cada uma usando carga maxima.

    Pra uso esporático dos clientes umas 40 ou 50.

    Abraço.

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Esse tópico nasceu de uma discussão, onde defendia os aps e o sujeito afirmava que AP seria para amador.
    Tenho seguimento de rede com Aps que funcionam muito bem, e tenho seguimentos que geram mais manutenção devido a mais equipamentos, uso de pc-ap ou routerboard. O que quero dizer com isso, o investimento que fazemos em transmissores “melhores” na sua grande maioria seria errado. O certo seria investir na qualidade de antenas. Concordam?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Esse tópico nasceu de uma discussão, onde defendia os aps e o sujeito afirmava que AP seria para amador.
    Tenho seguimento de rede com Aps que funcionam muito bem, e tenho seguimentos que geram mais manutenção devido a mais equipamentos, uso de pc-ap ou routerboard. O que quero dizer com isso, o investimento que fazemos em transmissores “melhores” na sua grande maioria seria errado. O certo seria investir na qualidade de antenas. Concordam?
    Interhome, tu foi por longe chegando no ponto principal. Agora que o pessoal já confirmou a quantidade, dá para fazer esta comparação.

    Então eu vou mais adiante. Qual a diferença de usar cartão e não AP? Um Ap não consegue este mesmo desempenho se estiver em bridge, num servidor MK?
    Ou será que um AP com firmware embarcado não consegue isso, nem mesmo os Nano?

  16. #16

    Padrão

    Amigos pegando carona no topico e gostaria de saber onde olho na minha router quanto ela ta suportando, ou seja quantos megas ela ta suportando pois fiz um enlace sem visada com cartao xr9 e deu so 5 db, mas ta navegando normal mais nao sei quanto ela ta suportando, uso a rb433 se poderem me explicar como vejo eu agradeço.

  17. #17
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Tive que ir devagar se não iriam cair de pau, muito mais por amor a camisa do que por razões práticas. Esses dias me surpreenderam com um equipamento em que o vendedor dizia permitir 200 clientes simultâneos. Ele agora retirou o simultâneo. Propaganda :

    Bridge para provedores 2,4GHz , suporta até 200 clientes , recomendado também para enlaces em 2,4Ghz...

    Aprendi tudo errado, ou inventaram uma configuração especial que devo tentar aprender. Estamos sempre dispostos a crescer.

  18. #18

    Padrão

    Na verdade qualquer AP aguenta 254 clientes pendurados nele... mas a que velocidade?

    Um bom radio aguenta 30 clientes e um bom PC-AP ou RB aguentam uns 50 por cartao, mas a faixa de ips é ampla.

    Numa boa instalacao, devemos atentar para boas antenas e equipamentos de qualidade, nao adianta ter uma antena omni hyperlink que é boa se o camarada poe um AP que nao aguenta 10 usuarios a 128k, da mesma forma que nao adianta por um bom radio numa antena ruim.

    Pra se estabelecer uma boa comunicacao é necessario bons equipamentos, ate mesmo pra fins de manutencao... ninguem gosta de sair no meio da diversao pra fazer manutencao em equipamentos que vivem dando problemas.

    O problema com vendedores é que eles geralmente nao tem conhecimento tecnico doque dizem, sua tarefa é vender, é treinado pra isso, antes de comprar algo, devemos pesquisar na internet sobre a compra pra nao cairmos em ciladas.

    Tem gente que adora radio em bridge, tem gente que nao gosta, o importante é que se funciona satifatoriamente bem, entao não ha porque mudar, a nao ser pra melhor.

  19. #19

    Padrão

    Pedro,

    tenho bastante experiência com os cartões NL-2511CD EXT2 da Senao e posso afirmar que aguentam bem mais do que imagina. São os cartões que mais utilizei até hoje. Já vi de 40 a 60 simultâneos em cada cartão, entretanto de fato depende do perfil dos clientes. Quanto mais alta a banda vendida por cliente menos clientes no total são suportados simultaneamente.

    A 128Kbps por cliente, por exemplo, pode pendurar de 40 a 60 simultâneos (desde que tenha link para isso) em um Mikrotik PC AP com 256MB de RAM ou mais. Já vi relatos de 80, mas nunca deixei chegar a tal ponto. As D-Link DWL-G520, G510 e AG530 podem trabalhar com 30 ou 40 simultâneos. Talvez um pouco mais, talvez um pouco menos, pois depende do perfil dos clientes e das bandas vendidas. Exemplo: não podemos comparar um cliente fica apenas no MSN com uma empresa que tem vários computadores em rede.

  20. #20

    Padrão

    Olá Marcelo, blz?

    Eu entendi seu ponto de vista, inclusive uso um cartao desses aqui e da 40 - 45 clientes online e nao tem problema... mas veja so, se todos os 40 resolverem fazer downloads a 128k, ele ira suportar?

    Haja vista que esses cartoes operam em modo B com 11Mbps e raramente ele alcança 6Mb de trafego, entao falar em 40 ao mesmo tempo nao é irreal, visto que ha perdas no caminho e tudo mais?

    Abraço.