Qual é o consumo de energia de uma rb433 com 3 cartoes
E da rb 433ah com 2 cartões .
qual consumo dia watts e Amper.
Oque preciso 2 paineis e quantas baterias.
Qual é o consumo de energia de uma rb433 com 3 cartoes
E da rb 433ah com 2 cartões .
qual consumo dia watts e Amper.
Oque preciso 2 paineis e quantas baterias.
Amigo quantos paineis nao sei te falar nao, mas com uma bateria tipo de nobreak 12v e 7 amperes funciona muito bem.
colocamos uma bateria de cerca eletrica em uma rb 433 e ela aguentou quase 8 horas sem luz, não sei quanto tempo aguentaria pois a luz voltou.
Mas gostaria de saber o consumo da rb 433 e rb 433h para dimensionar o projeto de luz solar.
Amigo aqui na minha cidade tenho 3 torres com energia solar e uso a seguinte configurações
1 rb 532 + expansão no total são 5 cartões.
Na parte de solar uso painel da solar brasil que e o modelo K-130 e uma bateria de caminhão de 150 A, tenho um uptime recorde de 280 dias, pois precisamos fazer umas config no mk e tivemos que dar um reboot nele.
O painel em media e R$1.400,00 o controlador de carga R$150,00 bateria em media 300 reais.
no site www.solarbrasil.com.br tem a lista de todos os modelos de paineis, os que eu uso e o KC-85 e o KC-130, qualquer duvida entre em contato.
liga a RB direto na bateria ou tem que ligar em um transformador antes??
é realmente se a rb aceitar 12v não precisa de transformador 110v , mesmo porque o transformador 110v consome entre 10 e 20% da energia solar armazenada.
Ela aceita todas as voltagens, pois ele tem um controlador de energia dentro dela !!
Ou seja vc pode ligar nela fontes 12v a 48v.... ou 12v a 24v, ela faz o controle da voltagem...
Mas agora me expliquem uma coisa... e quanto a AMPERAGEM, tipo a bateria tem uma amperagem de 150A (uma de caminhão), dae esse seria o papel do controlador de carga para limitar a amperagem ?? Ou pode deixar direto ??
acredito que a amperagem nao influencia a mais do que recomendada, o que nao pode ser é a menos!!
Rhander,
Falamos no consumo de uma RB433 em outro tópico e conforme as mensagens postadas o consumo desta placa com 3 cartões seria de uns 12A de corrente. A potência resistiva total consumida seria de uns 144W para 12V (me corrijam por favor se eu estiver errado).
Pode ser que as correntes estimadas estejam elevadas e seria legal dar uma consultada nos manuais da RB e dos cartões e procurar por corrente máxima de consumo ou pela potência máxima se chega a esse valor.
Com relação às baterias. O consumo de corrente quem determina é o circuito eletrônico de carga (RB+cartões). A bateria se encarrega de fornecer corrente o suficiente para o circuito e a corrente consumida determina o tempo que uma bateria consegue manter o fornecimento durante sua descarga.
Por exemplo. Uma bateria como a citada por você (150 A) pode fornecer 150A x 1H (corrente de descarga) e se o seu circuito vier a consumir 1A o tempo de descarga aumenta consideravelmente.
Como a bateria normalmente se carrega com 1/10 da sua corrente nominal (carga lenta) seria dizer que será necessário um painel solar capaz de fornecer pelo menos 15A somente para a bateria e mais a corrente que seu circuito irá consumir e ainda uma folguinha prática.
Pensando sobre a RB que falou com os 3 cartões teríamos (pior caso):
- Consumo da RB + 3 cartões: 12A
- Carga lenta da bateria de 150AH: 15A (considerando a bateria descarregada e carga como 1/10 da corrente nominal)
Total: 27A (bem elevado por sinal)
Se quiser utilizar uma tensão maior na alimentação da placa e dos cartões é só associar as baterias em série do tipo 2 x 12V = 24V ambas com a mesma capacidade, do tipo 150AH. Dessa forma a corrente de carga dobra de valor. Os painéis solares também tem que acompanhar a tensão da bateria e deve ser associados da mesma forma para atingir o valor de carga das baterias.
Portanto, é importante que se defina o consumo máximo do conjunto RB+cartões e também se determine um tempo em que a bateria estará fornecendo a energia para alimentá-la e daí se define a corrente da bateria o ciclo de descarga e por conseqüência a potência do controlador e o painel adequado para isto.
Por exemplo: A RB+cartões vai ser alimentada durante a noite que dura 12H (de 6h da tarde até as 6h da manhã - estimativa): esse será o tempo o qual seu conjunto será alimentado exclusivamente pela bateria.
Para um tempo de alimentação de 12 horas a bateria, para um tempo de descarga nominal 20C (conforme fabricante), seria 150A/12H = 12,5A. Corrente suficiente para alimentar o conjunto RB+cartões.
Quanto aos painéis solares o negócio é o seguinte. O painel solar tem que ter potência suficiente para alimentar seu circuito e ainda sobrar corrente para carregar a bateria. Usam-se os controladores de carga para controlar a potência entregue ao circuito eletrônico, carregar a bateria e vigiar a descarga da mesma, evitando um desgaste maior desse elemento.
Agora o painel para alimentar esse conjunto teria que ter uma potência igual ao total conjunto consumo da placa + carga da bateria.
O Minasnet citou a Solarbrasil que fornece os painéis da Kyocera e de acordo com o consumo estimado (27A) em 12V dando a potência de 324W/h seriam necessários pelo menos 4 painéis de KC-130TM (corrente nominal de 7,69A) o que resultaria em 29,56A, suficiente para alimentar placas + bateria na carga.
Agora não pense em utilizar tensões de 110VAC com o uso de inversores porque você torna mais caro o projeto e ainda perde energia na conversão novamente para os 12V ou 24V necessários para a placa. Mesmo a melhor fonte que você vier a encontrar no mercado a eficiência dela não vai chegar a 90%.
Lembre-se esses cálculos foram baseados no pior caso de consumo de corrente.
Anexei um manual da UNICOBA falando sobre baterias seladas chumbo-ácidas. Se precisar de informações sobre outras baterias dá uma googleada que provavelmente você vai encontrar muito assunto.
Qualquer coisa grite.
Abraços,