Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena Painel Setorial 60°

    Alguém que utiliza essa antena pode me dizer se é boa para provedores
    Antena Painel Setorial 60° | MM-2412S60


    http://www.aquario.com.br/?action=produto/detalhe&c=14&s=40&p=137


  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maurogbs Ver Post
    Alguém que utiliza essa antena pode me dizer se é boa para provedores
    Antena Painel Setorial 60° | MM-2412S60


    http://www.aquario.com.br/?action=produto/detalhe&c=14&s=40&p=137
    Amigo,

    De uma pesquisada no forum sobre panelinha que você vai encontrar muita coisa sobre ela.

    Uma pesquisa antes de postar vai bem. ok??

    Já te adianto que as opiniões sobre ela são bem divergentes, alguns gostão outros não, eu particularmente vou testa-las em breve.

    Abraço

  3. #3
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Colocamos 4 Panelinhas aqui e ta indo de boa, clientes que antes nao enchergavam o sinal agora pega perfeito. Apesar de nao ser para este propósito ( enviar sinal ) foi uma das melhores aquisições levando em consideração o custo/benefício.

  4. #4

    Padrão

    Ja utilizei estas antenas vão bem ate chover.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho já faz mais de ano e sempre igual.

    Estou usando elas com rádio setado em 32mw e 1200m entre uma torre e outra fazendo AP+WDS.

    Mas se quer uma coisa parruda mesmo, dá uma olhada na EMCTEST. Tem uma setorial com 21cm de altura e 15 dbi. O Jociano usou e achou excelente. Já estão nos meus planos estas antenas para mais duas torres.

    Mas em relação ao custoxbenefício as panelinhas não se afrouxam não.

  6. #6

    Padrão

    maurogbs,

    Estamos utilizando muito destes paineis, tem dado um ótimo resultado para clientes de até 2Km recebendo sinal com antena grade 25dBi.

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Colocamos 4 Panelinhas aqui e ta indo de boa, clientes que antes nao enchergavam o sinal agora pega perfeito. Apesar de nao ser para este propósito ( enviar sinal ) foi uma das melhores aquisições levando em consideração o custo/benefício.
    So agora vi esse post e me permita fazer uma pergunta...

    Se essas antenas da Aquario são de 12Dbi e 60º e vc esta recebendo sinal onde antes nao enxergava, então que tipo de antena voce esta usando nos seus clientes?

  8. #8

    Padrão

    Eu ja usei nos clientes perto esta aquario, agora estou tirando todas, ficou ping muito altos.
    estou colocando de grade no lugar.
    O mais engraçado estou usando em dois pops com poucos clientes e esta blz.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitimacedo Ver Post
    Eu ja usei nos clientes perto esta aquario, agora estou tirando todas, ficou ping muito altos.
    estou colocando de grade no lugar.
    O mais engraçado estou usando em dois pops com poucos clientes e esta blz.
    O que pode estar acontecendo é que ela abre 60º. Então sendo poucos, a chance de interferencias é menor. Mas quando começa a aumentar o nº de usuários do pop, começa também a aumentar a interferência causada uns nos outros. Imagina 50 online, vindo de todos os lados do pop,

    Nestes casos o melhor seria usar as da Geenge. Tem uma com cx hermética no próprio corpo da antena e angulo bem fechado. Cerca de 70 e poucos.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O que pode estar acontecendo é que ela abre 60º. Então sendo poucos, a chance de interferencias é menor. Mas quando começa a aumentar o nº de usuários do pop, começa também a aumentar a interferência causada uns nos outros. Imagina 50 online, vindo de todos os lados do pop,

    Nestes casos o melhor seria usar as da Geenge. Tem uma com cx hermética no próprio corpo da antena e angulo bem fechado. Cerca de 70 e poucos.
    1929, não entendi sua colocação, vou me explicar:

    Uma painel qualquer, independente da abertura ou marca, num pop, enviando o sinal para clientes, não sofreria de interferência da mesma forma?
    Sei que o painel em clientes ficaria mais suscetível a interferência, pois receberia sinais diversos por causa do ângulo maior de abertura do referido painel, mas num pop, enviando sinal para os clientes , desde que os clientes estejam dentro do valor de abertura(60°, 90°, 120°), acho que não teria problemas, ou estou errado?
    Estou trocando uns painéis de 60° em clientes mais distantes e colocando grade para melhorar ainda mais o sinal, mas continuo colocando estas que foram retiradas,em clientes próximos(máximo de 1000m) com performance muito boa. Um detalhe é que utilizo omni para distribuir sinal aos clientes, pois o relevo da região é péssimo e pouco povoado, com isso resolvi montar uma topologia de micro células para atender melhor e resolver o problema com as áreas de sombra.

    Me corrija se estiver errado

    Abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    1929, não entendi sua colocação, vou me explicar:

    Uma painel qualquer, independente da abertura ou marca, num pop, enviando o sinal para clientes, não sofreria de interferência da mesma forma?
    Sei que o painel em clientes ficaria mais suscetível a interferência, pois receberia sinais diversos por causa do ângulo maior de abertura do referido painel, mas num pop, enviando sinal para os clientes , desde que os clientes estejam dentro do valor de abertura(60°, 90°, 120°), acho que não teria problemas, ou estou errado?
    Estou trocando uns painéis de 60° em clientes mais distantes e colocando grade para melhorar ainda mais o sinal, mas continuo colocando estas que foram retiradas,em clientes próximos(máximo de 1000m) com performance muito boa. Um detalhe é que utilizo omni para distribuir sinal aos clientes, pois o relevo da região é péssimo e pouco povoado, com isso resolvi montar uma topologia de micro células para atender melhor e resolver o problema com as áreas de sombra.

    Me corrija se estiver errado

    Abraços
    É que o Fitimacedo se queixou que com o aumento de usuários começa a dar problemas.
    Não é em relação ao pop em si, mas daqui a pouco tem antena de cliente praticamente de frente para outro cliente, já que tem gente em toda volta do pop com antenas de 60º
    E nestes casos, uma antena de angulo bem pequeno com certeza vai dar menos interferencia uns clientes nos outros.
    Eu também uso as 60º 12dbi da aquário e gosto, mas acho que quando aumentar o povo conectadado vai acontecer comigo a mesma coisa. Por isso já estou planejando novas instalações com outro tipo de antena.

  12. #12

    Padrão

    Entendi, heheeheh, realmente um cliente vai criar ruído em outro que esteja dentro do seu angulo de abertura quando este outro cliente estiver a cerca de 120° a 240° em relação ao pop , mais ou menos como se tivéssemos um triangulo equilátero com clientes nos vétices e lados e o pop ao centro do triangulo e todos os clientes que estivessem em um lado do triangulo iriam causar ruido no cliente que estará no vertice oposto a este lado. Desculpe e verborrogia geométrica, mas foi assim que visualizei o problema, heheheeheh

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Entendi, heheeheh, realmente um cliente vai criar ruído em outro que esteja dentro do seu angulo de abertura quando este outro cliente estiver a cerca de 120° a 240° em relação ao pop , mais ou menos como se tivéssemos um triangulo equilátero com clientes nos vétices e lados e o pop ao centro do triangulo e todos os clientes que estivessem em um lado do triangulo iriam causar ruido no cliente que estará no vertice oposto a este lado. Desculpe e verborrogia geométrica, mas foi assim que visualizei o problema, heheheeheh
    É isso ai mesmo.Tu entendeu o espirito da coisa.

    E agora me veio na mente uma situação que pode começar a surgir para quem usar Nano2 para cliente, aproveitando a antena integrada.
    Deve acontecer a mesma coisa. E se for realmente assim, a grande vantagem dos Nanos como CPE não seria tão grande assim.
    Com a palavra quem já está usando em um ambiente com muitos online.

  14. #14

    Padrão

    Claro que quanto menor for a abertura da antena menor o ruido, mas a utilização de painéis ou conjuntos com antenas integradas de maior abertura , realmente podem sofrer com ruidos da própria rede, mas na prática como poderemos medir esse efeito? Vou utilizar os painéis em situações mais específicas, heheheheeh

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Claro que quanto menor for a abertura da antena menor o ruido, mas a utilização de painéis ou conjuntos com antenas integradas de maior abertura , realmente podem sofrer com ruidos da própria rede, mas na prática como poderemos medir esse efeito? Vou utilizar os painéis em situações mais específicas, heheheheeh
    Painel setorial distribui e direcional nos clientes

  16. #16

    Padrão

    Isso mesmo, mas como ficariam as soluções integradas como os nano? Poderá ser um tiro no pé futuramente

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Isso mesmo, mas como ficariam as soluções integradas como os nano? Poderá ser um tiro no pé futuramente
    Pois eu desconfio que sim, mas gostaria de ouvir a opinião de quem já tem bastante Nanos como cliente.

  18. #18

    Padrão Quero testar...

    Oi não sei se esse é o melhor lugar para isso, mas quero testar essas antenas em um pop que usa uma omni de 12 hoje. Como só atendo clientes em uma direção não vou ter problemas com a área de cobertura. Mas temo perder qualidade...

    Alguém já testou isso para distribuir sinal para os clientes???

    Obrigado.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrosoassessoria Ver Post
    Oi não sei se esse é o melhor lugar para isso, mas quero testar essas antenas em um pop que usa uma omni de 12 hoje. Como só atendo clientes em uma direção não vou ter problemas com a área de cobertura. Mas temo perder qualidade...

    Alguém já testou isso para distribuir sinal para os clientes???

    Obrigado.
    Eu tenho aqui, distribuindo. E posso te dizer que uso 32mw. Faz mais de ano que está lá em cima e nunca entrou água. Não sei se fui eu que deu "sorte".

    Mas no usuário, deve-se levar em conta o número de usuários online, pois elas abrem 60º e então pode haver interferencias entre um e outro pois o lóbulo é muito amplo.

    Eu uso em cliente a ptx18 da pluton que tem 30º, mas na próxima compra vou experimentar a 2.4PL da geenge que tem angulo de 20º e também dá para escolher a polaridade na hora da montagem e já vem com cx hermética "acoplada", como o Gilvan gosta de dizer.

  20. #20

    Padrão

    Ola amigo 1929

    Estas antena do Gilvan ja estão homologadas? eu conheço estas antena eu fiz o curso com ele.
    Eu achei bem legal as entenas dele. eu uso tres antena 5.8 de 33 dbi para um enlace de 30KM e mais 10 Km fechando 40KM e esta show o enlace.
    Valeu amigo pela dica.