Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel setorial 60º 12dbi aquarios.

    Venho aqui manifestar minha inteira satisfação com as antenas setoriais de 60º da aquarios.

    Instalei uma em um clientes esses dias e é muito boa, segue as vantagens:

    *Pequena e muito prática pra instalar (muito melhor que trabalhar com a grade);
    *Sinal ótimo (apesar da pouca distancia);
    *Muito mais fácio pra armazenar (é uma caixinha pequena)

    Muito boa pra clientes proximos. Pode ser instalada em praticamente qualquer lugar ao contrario das grades que necessitam de uma estrutura mais forte.

    Espero ajudar alguns ai.

  2. #2

    Padrão

    bom eu tenho aqui como setorial mesmo atendo clientes a mais de 15km nelas, exelente para transmitir tambem, recomendo!!

  3. #3

    Padrão

    Desculpem jogar agua fria neste tópico, mas tenho cerca de 30 antenas dessas na minha rede e vou dizer é uma m@#$% muito boa quando se trabalha com poucas, mas quando o bolo cresce e onde tem muita interferencia é complicado....ja estou estudando de tirar todas e trocar por grade....nao aconselho ... esses dias desmontei uma pra ver....pasmem é uma biquad muito mal feita por sinal...não como a tia Ana homologa isso..


    http://www.zero13wireless.net/wirele...omercial_2.jpg
    já tem tópico falando delas...

    Construindo uma antena biquad

    Se quiser contruir uma .....

    How-To: Build a WiFi biquad dish antenna



    Abraços .

    Jodrix
    Última edição por jodrix; 05-03-2009 às 09:11.

  4. #4

    Padrão

    sim e uma biquad mas aqui nao tive problemas, exelente, tenho mais amigos usando e tambem, nada a reclamar...

  5. #5

    Padrão

    Amigo, se vc usa MK entra lá no registration e verifica o Signal Strenght, compara essas "baby" com uma de grade 24 dBi acompanha tb o TX/RX RATE, vai notar que oscila muito fazendo o cartão modular ... se comecar a ter latencia na rede fica de olho nessas danada ..... com poucas o cartao aguenta...mas com muitas ele abre as pernas...

    Abraços

    Jodrix.

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    sim e uma biquad mas aqui nao tive problemas, exelente, tenho mais amigos usando e tambem, nada a reclamar...

  6. #6

    Padrão

    Esta antena é interessante para clientes próximos a torre que transmite o sinal. Clientes distantes e principalmente distribuição de sinal com elas, não compensa. Seu bolso vai gostar, mas a sua dor de cabeça vai aumentar a cada dia. Quase sempre a solução mais "barata" acaba dando dor de cabeça no futuro.

    DETALHE: a versão com conector USB dá mais problema do que FIAT 147 à alcool . . . já a versão com saída n-femea é mais interessante.

    Trabalhe para não ter trabalho
    Última edição por jtarraco; 05-03-2009 às 09:40. Razão: falta de info

  7. #7

    Padrão

    Eu tenho aqui e estou satisfeito.
    Deu desempenho até melhor que a OIW14 setorial.
    Fiz um ponto a ponto com elas em 1200m e uso 32mW.

    Quanto ao fato de ser bi-quad, acho que não é o problema.
    Basicamente todas as antenas tem um projeto seguindo os preceitos já estabelecidos. Ou seja todo mundo copia um do outro. Melhora aqui, ou ali, com mais capricho na montagem, mas os projetos são os básicos.

    Por ex. as verticais, que chamamos de omini, são antenas colineares. Por dentro, eletricamente falando todas são iguais. pequenas sessões de meia-onda ligadas entre si, positivo com negativo, alternando, ou seja malha/miolo, miolo/malha e assim sucessivamente. O que vai variar é o tipo de material utilizado, cabo 213, tubo de cobre, etc..

    E estas bi-quad podem também ser construidas com mais elementos para aumentar o ganho. Aumentando o ganho fecha mais o angulo.

    Mas o Jodrix citou um problema que realmente vai acontecer com o aumento de assinantes.
    Como elas irradiam em 60º vai acabar poluindo e aí o problema não é mais de construção.

    O ideal é colocar antena com angulo bem fechado no cliente. A Pluton tem uma com angulo de 30º, o que já vai diminuir pela metade os futuros problemas.
    A Geenge tem uma com angulo mais fechado ainda, e de lambuja já vem o compartimento para colocar o AP.

  8. #8

    Padrão

    Olá amigos, obrigado por suas opniões.

    Seguinte: Eu acho que a questão de um ganho menor dela possa prejudicar clientes com muita distancia, mas para clientes perto do pop é uma boa opção sim. No cliente que instalei essa ele está a 100mts do pop. Fiquei satisfeito.

    Amigo 1929, vc falou na questão da abertura horizontal da antena. Essas antenas com abertura menor poderiam proporcionar um ganho maior? Poderiam ajudar em algumas situações com fresnel obstruido?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigos, obrigado por suas opniões.

    Seguinte: Eu acho que a questão de um ganho menor dela possa prejudicar clientes com muita distancia, mas para clientes perto do pop é uma boa opção sim. No cliente que instalei essa ele está a 100mts do pop. Fiquei satisfeito.

    Amigo 1929, vc falou na questão da abertura horizontal da antena. Essas antenas com abertura menor poderiam proporcionar um ganho maior? Poderiam ajudar em algumas situações com fresnel obstruido?
    Escada sempre é um problemão. Boa recuperaçaõ.

    Sim, com menor abertura, voce vai ter menos estações entrando forte na antena. Com isso voce reduz ruídos e interferencias.
    Só maior sinal não é suficiente, mas ter um ruido de fundo mais baixo pode significar um sinal mais limpo, mesmo que seja baixo.
    É como se uma antena de angulo pequeno agisse como um filtro.
    Mas tem que ver também qual a rejeição de sinais vindos de trás e laterais. Tem antenas que não filtram muito isso.
    Em princípio uma antena sólida deveria rejeitar melhor estes sinais. A antena de grade, deveria por dedução ter uma grade mais fechada, pois se tiver uma abertura maior que meia-onda ela não vai barrar muita coisa.
    Pelo que andei lendo é mais ou menos isso. Caso não seja assim, estamos abertos a novos conceitos.

  10. #10

    Padrão

    Olá Amigos,


    Eu tenho muito interesse por essas antenas, são pequenas e praticas, gostaria da opinião dos amigos sobre o uso delas em clientes.

    Alguem já usa em larga escala?? como fica o problema da poluição gerada e captada por elas??

    Alguem conhece alguma antena direcional pequena e prativa que tenha um preço viavel ??

    Alguma marca tinha que homologar a Cantenna e vender por uns R$ 40 ai sim seria bom. funcional é bastante direcional ela é. hauhauhauhau

    Abraço

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Escada sempre é um problemão. Boa recuperaçaõ.

    Sim, com menor abertura, voce vai ter menos estações entrando forte na antena. Com isso voce reduz ruídos e interferencias.
    Só maior sinal não é suficiente, mas ter um ruido de fundo mais baixo pode significar um sinal mais limpo, mesmo que seja baixo.
    É como se uma antena de angulo pequeno agisse como um filtro.
    Mas tem que ver também qual a rejeição de sinais vindos de trás e laterais. Tem antenas que não filtram muito isso.
    Em princípio uma antena sólida deveria rejeitar melhor estes sinais. A antena de grade, deveria por dedução ter uma grade mais fechada, pois se tiver uma abertura maior que meia-onda ela não vai barrar muita coisa.
    Pelo que andei lendo é mais ou menos isso. Caso não seja assim, estamos abertos a novos conceitos.
    Muito obrigado amigo 1929. Já estou bem melhor, estou até instalando antenas já. rsrsrsrs.

    Mas vai um conselho ai pros amigos a respeito das escadas: Eu usava (no passado mesmo) aqui uma escada de madeira que eu mesmo fiz com vigotas e caibros pregados com pregos. Pois bem, eu tava instalando uma caixa hermética e o degral dela quebrou. Resultado, uma caixa hermética praticamente perdida (tava vazia, graças a deus), e algumas escoriações.

    Eu sai batendo nos outros degrais.

    Comprem uma escada de qualidade. rsrsrsr.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá Amigos,


    Eu tenho muito interesse por essas antenas, são pequenas e praticas, gostaria da opinião dos amigos sobre o uso delas em clientes.

    Alguem já usa em larga escala?? como fica o problema da poluição gerada e captada por elas??

    Alguem conhece alguma antena direcional pequena e prativa que tenha um preço viavel ??

    Alguma marca tinha que homologar a Cantenna e vender por uns R$ 40 ai sim seria bom. funcional é bastante direcional ela é. hauhauhauhau

    Abraço
    Como já comentamos, o Jodrix chamou a atenção para o fato de sofrer muita interferencia quando voce tiver muitos clientes no provedor. Afinal ela abre 60º. E O Jodrix tem razão, não há porque voce gerar interferencia para voce mesmo. Mas em ambiente com pouca irradiação vai muito bem. E o alcance é muito bom.
    Quanto a cantenna, já tem sim. Como ninguém cria nada novo, tudo é copiado, já tem da Pluton uma antena com 30º. Ela parece com uma corneta. É a mesma cantenna só que com o funil na ponta. Mas internamente é igualzinha. É o principio da cavidade ressonante.
    Tenho aqui e também dá um bom rendimento. Só que é 80,00

    Mas tem outra que eu não testei mas já ouvi falar bem. É da Geenge. Mod direcional PL. Ela tem ângulo de 20º e pode montar polarização horizontal ou vertical, já vem no bloco da parábola um compartimento para o rádio e custa 85,00

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como já comentamos, o Jodrix chamou a atenção para o fato de sofrer muita interferencia quando voce tiver muitos clientes no provedor. Afinal ela abre 60º. E O Jodrix tem razão, não há porque voce gerar interferencia para voce mesmo. Mas em ambiente com pouca irradiação vai muito bem. E o alcance é muito bom.
    Quanto a cantenna, já tem sim. Como ninguém cria nada novo, tudo é copiado, já tem da Pluton uma antena com 30º. Ela parece com uma corneta. É a mesma cantenna só que com o funil na ponta. Mas internamente é igualzinha. É o principio da cavidade ressonante.
    Tenho aqui e também dá um bom rendimento. Só que é 80,00

    Mas tem outra que eu não testei mas já ouvi falar bem. É da Geenge. Mod direcional PL. Ela tem ângulo de 20º e pode montar polarização horizontal ou vertical, já vem no bloco da parábola um compartimento para o rádio e custa 85,00
    Obrigado pela resposta,

    Realmente eu já tinha visto essa da pluton mas não estava lembrando.

    O foda dela é o preço, bem salgadinho neh.... esse pessoal é foda, não gasta praticamente nada em produçao, muito menos em desenvolvimento e quer cobrar o olho da cara numa antena dessas. rsrs

    Abraço

  14. #14

    Padrão

    Essa vai para todos!!!

    Galéra esse modelo de antena realmente não é boa e me desculpem que diz que é, para não matar éla de vez, apenas digo que o modelo déla que presta é a versão que o caro amigo 1929 usa que é a sem o cabo USB, é a que só tem o lugar de conectar o pigtail mesmo, mas mesmo assim depois de um determinado tempo éla começa a dar dor de cabeça. E uma curiosidade, essa antena por incrivel que pareça pegou interferência mais do que uma omni que eu tinha, foi só trocar por uma grade que melhorou 100%, não tive sucesso com ninguem usando essa antena. Emfim... esse seria o único modelo que fato eu não aprovo para uso em clientes. Abraços...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Essa vai para todos!!!

    Galéra esse modelo de antena realmente não é boa e me desculpem que diz que é, para não matar éla de vez, apenas digo que o modelo déla que presta é a versão que o caro amigo 1929 usa que é a sem o cabo USB, é a que só tem o lugar de conectar o pigtail mesmo, mas mesmo assim depois de um determinado tempo éla começa a dar dor de cabeça. E uma curiosidade, essa antena por incrivel que pareça pegou interferência mais do que uma omni que eu tinha, foi só trocar por uma grade que melhorou 100%, não tive sucesso com ninguem usando essa antena. Emfim... esse seria o único modelo que fato eu não aprovo para uso em clientes. Abraços...
    Amigo, respeito sua opnião mas será que não está acontecendo a mesma situação das ominis de 12dbi da aquarios? Algumas são boas e outras não prestam nem pra pra galinha dormir. rsrsrsr

    Ouvi dizer que a aquarios teve muita reclamação dessas antenas e que resolvel um monte de problemas nesse ultimo mes (fevereiro). Como foi o vendedor que me falou eu não tenho certeza se é verdade né. Mas aqui até agora não tive problemas com essa antena (uso o modelo USB).

    Pelo que vc falou a grade se comportou melhor né. Concordo plenamente com vc. A grade é a melhor opção para clientes, mas essa panelinha esta no meu agrado por enquanto para clientes proximos.

    Um fato interessante que observei nela é que o sinal está mais estável que uma grade. Tenho dois clientes proximos (um do lado do outro). Um usa grade e placa aquarios e o outro usa a panelinha usb. O cliente da grade o sinal está -65. o da panelinha está a -71. O que percebo no sinal da grade é uma variação muito grande, as vezes chega a -75. O sinal da panelinha varia pouca coisa.

    Muito agradecido pela opnião de vcs aqui. Vou prestar atenção no desempenho dessa antena.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Essa vai para todos!!!

    Galéra esse modelo de antena realmente não é boa e me desculpem que diz que é, para não matar éla de vez, apenas digo que o modelo déla que presta é a versão que o caro amigo 1929 usa que é a sem o cabo USB, é a que só tem o lugar de conectar o pigtail mesmo, mas mesmo assim depois de um determinado tempo éla começa a dar dor de cabeça. E uma curiosidade, essa antena por incrivel que pareça pegou interferência mais do que uma omni que eu tinha, foi só trocar por uma grade que melhorou 100%, não tive sucesso com ninguem usando essa antena. Emfim... esse seria o único modelo que fato eu não aprovo para uso em clientes. Abraços...
    Esta semana, procurando uma coisa achei outra.
    Era um trabalho feito numa universidade, sobre wireless. Desempenho de antenas omini, etc.. etc..
    Mas o que me chamou a atençao é que no artigo dizia que eles sempre encontraram umidade dentro das antenas, mesmo as mais vedadas. O raciocínio é que quando esquenta ela expande e depois esfria e contrai. Neste movimento, com o tempo acaba dando micro infiltrações onde o ar é expulso no aquecimento e sugado de novo no resfriamento. E como a a umidade não sai, vai se acumulando.
    Achei muito exagero, mas como era um artigo publicado por pesquisadores, quem sou eu para contestar.
    Logo pensei então, o invólucro da antena não poderia ser rígido mas sim flexível, pois permitiria a expansão e contração sem forçar muito a vedação. Mas para isso o elemento interno precisaria ser rígido e não cabo coaxial 213. hehehehe!!!

    Agora uma pergunta: Quando entra umidade, o que muda na antena? A impedância?
    Falo da umidade e não o fato de juntar uma lagoa dentro. Nem o fato de entrar água pelo conector.
    Só a umidade mesmo.
    As panelinhas não juntam lagoa, porque tem um furo para drenagem, e também não sofrem esta expansão com o calor. Eu já tenho a mais de ano algumas e sempre igual.
    Mas vou pensar em mudar, se começar a crescer, para não causar interferencias para mim mesmo.

  17. #17

    Padrão

    1929,

    Realmente esse é um problema, uma caixa plastica que fica exposta a umidade mesmo vedada sofre de infiltração ao longo do tempo ela vai absorve um pouco da umidade.
    Um exemplo disso é uma saco plastico dedada com um gelo dentro, rapidinho começa a pingar mesmo o saco estando em perfeito estado.
    Não sei qual o motivo desse fenomeno, tambem não sei se há algum material que não sofra isso.

    Seria a osmose??? rsrs

    Abraço

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    1929,

    Realmente esse é um problema, uma caixa plastica que fica exposta a umidade mesmo vedada sofre de infiltração ao longo do tempo ela vai absorve um pouco da umidade.
    Um exemplo disso é uma saco plastico dedada com um gelo dentro, rapidinho começa a pingar mesmo o saco estando em perfeito estado.
    Não sei qual o motivo desse fenomeno, tambem não sei se há algum material que não sofra isso.

    Seria a osmose??? rsrs

    Abraço
    Mas aí é outro fenômeno físico. Ocorre a condensação da humidade do ar em contato com o saco plástico. Não vem de dentro não.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas aí é outro fenômeno físico. Ocorre a condensação da humidade do ar em contato com o saco plástico. Não vem de dentro não.
    Realmente viajei, momento de devaneio (acho que era o sono depois do almoço) depois que li sua mensagem cai na real, nada a ver o que eu disse.

    Abraço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Realmente viajei, momento de devaneio (acho que era o sono depois do almoço) depois que li sua mensagem cai na real, nada a ver o que eu disse.

    Abraço
    kkkkk rs,rs!!!