Página 8 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão NO PORTÃO DO CÉU

    NO PORTÃO DO CÉU


    Já aconteceu com vocês de ao instalarem uma antena, o sinal ficar mais forte se você vira um pouco a direção da parábola para um outro lado? A antena apontada para uma direção diferente da direção certa e o sinal pode ficar mais forte? Pode uma antena estar com o lóbulo de irradiação torto? A resposta é pode.
    Não é erro de construção da parábola, nem erro de montagem da parábola. É erro de instalação.
    Para que vocês não digam que é uma charada, aqui vai à resposta: - Na instalação tem que estar definido o plano de terra da antena.
    Já aconteceu com vocês de ao instalarem uma antena, levarem um choque da antena?
    Pode uma antena dar choque se ela está ligada num radinho que funciona com 12Vcc ? Está é boa né? A resposta é pode. É erro de instalação.
    . Pode ser que estes dois fenômenos nunca tenham acontecido com nenhum de vocês, que tenha sido imperícia minha. Mas acho que não.
    O choque elétrico é sentido por nós quando a voltagem começa a ficar maior que 70Vac. Algumas pessoas têm menor resistência à passagem da corrente elétrica por dentro delas e sentem o choque elétrico com menor tensão elétrica, mas setenta volts são a média.
    Mas vejam só. Se a antena estiver energisada com um valor que o técnico ao instalar não sinta a tensão elétrica sobre a antena? Isso não pode acontecer. O valor da tensão elétrica entre a antena, quando a antena está ligada, e o rádio tem que ser zero, senão o lóbulo entorta. Gostaram desta?
    Pode ser que eu esteja chovendo no molhado e que nenhum de vocês tenham tido problemas como este. Neste caso uma vez por mês eu falo de mais para vinte pessoas.
    Um bom conselho: Se não querem no futuro arderem no fogo do inferno, comessem a estudar em matemática os números complexos. É imperdoável vocês não saberem brincar com esse brinquedinho. Como eu vou morrer primeiro que vocês e como eu sou quase um santo vou ficar lá no portão do céu do lado de São Pedro cochichando no ouvido dele: - Este ai não deixa entrar, lá em baixo ele instalava antena e não estudou números complexos.

    Um abraço.
    Gilvan

  2. #142

    Padrão

    Sempre quis montar um provedor de internet!!

    "Hey mãe!
    Eu tenho uma guitarra elétrica
    Durante muito tempo isso foi tudo
    Que eu queria ter"

    Entre as opções, de uma forma lógica pra mim, escolhi o sistema wireless, afinal parecia perfeito,

    "Mas, hey mãe!
    Alguma coisa ficou pra trás
    Antigamente eu sabia exatamente o que fazer"

    Com ajuda de amigos, colaboradores e alguns clientes de manutenção que apostaram na idéia trouxemos uma solução para uma pequena cidade que até então estava a margem da conectividade no interior Minas

    "Hey mãe!
    Tenho uns amigos tocando comigo
    Eles são legais, além do mais,
    Não querem nem saber"


    Bem, agora estou por minha conta, alguns acham até que estou ganhando dinheiro!!! Aprendi a aprender e saber que existe um mundo de conhecimento e que as vezes não consigo nem separar o jolho do trigo. As vezes o conhecimento parece tão vasto e longe.

    Mas agora, lá fora,
    Todo mundo é uma ilha
    A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar"


    Quando se trata do assunto me sinto uma criança precisando aprender e nem sei o que aprender ainda, que bom que nós temos um forum e quanto ele já me ajudou, afinal este é o propósito: Compartilhar o pouco que sabemos para que cada um saiba mais um pouco baseado no conhecimento que adquiriu e nas experiências pessoais, afinal se tivessemos que pagar pra aprender tudo que aprendemos aqui, seria uma loucura!!

    "Nessa terra de gigantes
    Que trocam vidas por diamantes
    A juventude é uma banda
    Numa propaganda de refrigerantes"

    Desculpe gente, tava ouvindo música, acho que deu interferência!

    "E eu, o que faço com esse números?"
    Última edição por JHONNE; 14-03-2009 às 18:50.

  3. #143
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Boa música!!! Engenheiros do Hawaii

  4. #144

    Padrão

    Bixo, sepre gostei de matemática. Enquanto os colegas do curso tinham raiva de limites e derivadas, perguntando-se "pra que vou usar essa p...", eu as usava nos problemas dos campeonatos de programação da acm. Porém, confesso: apesar de saber que tudo na matemática tem uma utilidade, nunca havia encontrado a utilidade dos números complexos. Tava até pensando nisso umas duas semanas atrás.

    Agora sei que a única coisa da matemática que eu ainda não havia encontrado a utilidade, tem uma utilidade, que ainda por cima, eu vou acabar tendo que usar a partir de agora. Obrigado Gilvan, você salvou minha vida. Sério mesmo

  5. #145

    Padrão

    Pô meu, faz 44 anos que estudei (felizmente muito pouco) de números complexos. Não me lembro de mais nada.
    Era uma piração total.

  6. #146
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118
    Última edição por Magal; 16-03-2009 às 00:27.

  7. #147

    Padrão

    Longe de mim com isso Magal.
    Matemática nunca foi o meu forte. Só ficou mesmo o lado prático da coisa.

    Quando fiz o vestibular a prova de Física na época não era como hoje. Me lembro que cairam só 4 questões dissertivas.
    Uma delas exigia umas fórmulas matemáticas que eu já naquelas alturas havia embaralhado tudo na cabeça.
    Daí parti para a boa e velha regra de três. Resultado: acertei, mas me deram só metade dos pontos por isso. Mas deu para o gasto.

  8. #148

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Longe de mim com isso Magal.
    Matemática nunca foi o meu forte. Só ficou mesmo o lado prático da coisa.

    Quando fiz o vestibular a prova de Física na época não era como hoje. Me lembro que cairam só 4 questões dissertivas.
    Uma delas exigia umas fórmulas matemáticas que eu já naquelas alturas havia embaralhado tudo na cabeça.
    Daí parti para a boa e velha regra de três. Resultado: acertei, mas me deram só metade dos pontos por isso. Mas deu para o gasto.
    hehehehe,

    pelo visto o amigo 1929 não fez engenharia. A matemática e física são fundamentais e chegam "a doer a cabeça", mesmo para mim, que se vê obrigado a lidar com a mesma. Devido às dificuldades com Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Número, Algebra Linear, Geometria Analítica, Física e outras pedreiras é de suma importância ter feito - e muito bem - o ensino básico e o segundo grau.

  9. #149

  10. #150

    Padrão

    Certa vez, quando estudava o 1º ano do segundo grau na aula de matemática o professor me apresentou um tabela complexa de logarítimo na base 10, e disse: estejam com ela quando da prova, vocês vão precisar, e eu que nunca fã de papel, questionei: porque? não temos como calcular isso? ele me disse que seria muito complicado, três dias depois depois de muita fatoração crie um método de cálculo, na verdade não supreendi nínguem, me tinha como nerd, já que não custamava tirar menos que nota máxima em matemática e física, e eu também não queria surpreender nínguem, só queria provar pra mim mesmo que aquilo era possível. O fato que os cálculos davam muito trabalho e depois daquele dia passei a utilizar a tabela, então se meu objetivo não for defender uma tese, ou provar que algo tá errado, (como na concepção do meu conterrâneo Geraldo Cacique www.deducoeslogicas.com.br) não constumo perder tempo reiventando a roda, assim se um notebook e uma plaquinha resolve meu problema, não pretendo estudar novamente tudo isso para provar o que já está provado, afinal sei fundamento da capacitância, indutância, resistência, a teoria de linhas de transmissão e propagação das ondas, mas não construo equipamentos, apenas os instá-lo de acordo com as recomendações do fabricante.

    Insteressante pra hoje é saber:

    qual a melhor antena?
    a impedância de 75 ohms que o fabricante anuncia está correta?
    Onde está o maior problema de acoplamento numa instalação típica?
    com que aparelhos, sistema ou teste posso identificar esses problemas?
    Como corrígi-los? (até faria um cálculo complexo pra isso)

    É isso gente, como disse a música: "E eu o que eu faço com esses números?"

  11. #151

  12. #152

    Padrão

    Sei lá, é muita conta para minha cabeça.
    Talvêz hoje se começasse a matemática do básico acho que até teria cabeça para assimilar. Mas na época, engenharia para mim era a última opção só por causa da bendita.

    mas que os radioamadores estão usando a lua como difrator passivo para fazer contatos em vhf, e com bons resultados, é inegável. E como disse o Jhonne, um passa o conhecimento e a experiência para o outro e tudo funciona as mil maravilhas. Mesmo o leigo consegue este tipo de contato em vhf.

    Mas sempre tem uma "alma bondosa" passando suas experiências.

  13. #153

    Padrão

    Eu utilizaria umas antenas daquelas do willbug, que usa o mesmo material da nasa!

  14. #154

    Padrão

    Gosto das crianças, pela simplicidade que elas resolvem as coisas. Essa eu perguntei pra meu filho: Papai se eu colocasse uma antena aqui e outra na lua vc que funcionaria? ele me respondeu: Como é que vc vai até lá? e ainda completou com um Vc tá doido?

    Mas como meio adulto eu me pergunto:

    Com a lua e a terra em movimento fica meio dificil alinhar não?

    como seria o ack time-out? um cartão tira a soneca, enquanto o outro responde?

    e o comportamento da atmosfera ? alguns ions principalmente a noite, não influiram na itensidade do sinal ?

    como seria a alimentação do sistema na lua? sim porque energia solar acredito que não daria, visto a potência e as bateria que precisariam ser usadas

    Mas como é uma situação hipotética, gostaria que mais alguem se habilitasse a responder. Pra mim a resposta é não, nem o protocolo, nem a rotação da terra e da lua permitem fazer um link desse tipo como nosso 5.8.
    Última edição por JHONNE; 16-03-2009 às 13:37.

  15. #155

    Padrão

    Em 5.8 a atenuação é muito grande. Eu usaria baixas frequências. Aliás, não é assim que os astronautas fazem?

  16. #156

    Padrão

    acho que a proposta do Gilvan é discutir sobre os meios técnicos , distancia, potencia, diametro da antena, entre outro... chegar lá é o menor dos problemas.

  17. #157
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Acho o Gilvan um profissional respeitável e experiente!! Mas porque ele não vai direto no assunto ao invés de postar metáforas e charadas???

  18. #158

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    acho que a proposta do Gilvan é discutir sobre os meios técnicos , distancia, potencia, diametro da antena, entre outro... chegar lá é o menor dos problemas.
    Não, não acho que a proposta é discutir, eu discuto emitindo a minha opinião convencendo pelo conhecimento que tem, e até errando pelo conhecimento que não tenho!!!

    Ta certo, ele não precisa provar nínguem, provando ou não provando a verdade não vai deixar de existir, no entanto também não precisa polemizar


    acho a distância um pouco longa, a situação um pouco complexa, que apresente um problema real e aí sim será produtivo buscar os meios para resolvê-lo, principalmente se ele postar a grande contribuição que tenho certeza: ele tem pra dar!!

    lembrando que isso é um forum de discusão onde estou apenas emitindo minha opinião e que sendo ela diferente das dos outros deve ser respeitada.

    Gilvan, admiron muito em você, principalmente a forma de mostrar que tem conhecimento.

    Talves se eu tivesse o conhecimento que vc tem, todos já o teriam, mas nínguem julga ninguem sem conhecer e sem estar no lugar dessa pessoa.

    Se o objetivo é fazer nós aprendermos por nós mesmos, temo que ainda sejamos um pouco "Burros" para suas parábolas

  19. #159
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Isso JHONNE, por isso que não discuto ou respondo tecnicamente as charadas do Gilvan.
    Última edição por Magal; 16-03-2009 às 14:24.

  20. #160
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Quanta coisa o Gilvan teria para ensinar para o pessoal do fórum, é uma pena!!!