+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena TSM 120º

    Utilizando essa antena TSM de 120º e 9DBi eu consigo atender bem um cliente a 7KM, tenho visada legal e RB 411 com R52h na torre.

  2. #2

    Padrão

    sim atende, se tiver visada, vai tranquilo, se for ap no cliente e claro, com pci la, e mais complicado...

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Tranquilo, é uma ótima antena.

  4. #4
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    como nosso amigo mesmo disse... não utilize placa ou usb no cliente e sim um ap client

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Tranquilo, é uma ótima antena.
    Pô, não tinha visto esta da TSM. Baixo ganho, pode ser a solução para aquele meu projeto de micro célula, não Magal?
    Tem um angulo vertical de 25

  6. #6

    Padrão

    Vcs falam para não usar PCI ou USB, ok, se o radio for um desses Edimax 7209 com pigtail de 10m RGC-58 e antena de 24DBI da Art-Sat tá bom?

    Obrigado a todos.

  7. #7

    Padrão

    Meu amigo, tu não imagina a tranquilidade que dá usar AP no cliente.
    Coloca senha nele e criptografa tua rede com WPA2 e descansa.
    Quando um "tecnico" for dar manutenção na máquina do cliente, ele não vai mexer na tua configuração, porque ela está no rádio e não na máquina.
    Mas não usa cabo coaxial longo.
    Coloca ele lá com um cabo curto e baixa um cabo de rede.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Meu amigo, tu não imagina a tranquilidade que dá usar AP no cliente.
    Coloca senha nele e criptografa tua rede com WPA2 e descansa.
    Quando um "tecnico" for dar manutenção na máquina do cliente, ele não vai mexer na tua configuração, porque ela está no rádio e não na máquina.
    Mas não usa cabo coaxial longo.
    Coloca ele lá com um cabo curto e baixa um cabo de rede.
    É, eu já uso assim, mas com cabo de 10m pra facilitar a instalação, pq por caixa plastica e ficar fazendo gatilho pra passar energia pelo UTP demora, ou eu teria que comprar PoE e aumentar o custo da instalação que já está na risca.
    Eu perguntei se o Edimax dava pq ele é meio fraquinho, 63mW e eu não gosto de ficar forçando via software que piora tudo, não sei se essa potencia para 7Km tá bom.

    Outra coisa, alguem sabe de alguma antena setorial de 90º com irradiação horizontal que não seja a Pluton?
    Eu tenho uma Pluton dessa aqui, mas ela é muito pesada, se alguem ai estiver intereçado em troca podemos conversar.
    Última edição por warllock01; 17-03-2009 às 10:39.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    É, eu já uso assim, mas com cabo de 10m pra facilitar a instalação, pq por caixa plastica e ficar fazendo gatilho pra passar energia pelo UTP demora, ou eu teria que comprar PoE e aumentar o custo da instalação que já está na risca.
    Eu perguntei se o Edimax dava pq ele é meio fraquinho, 63mW e eu não gosto de ficar forçando via software que piora tudo, não sei se essa potencia para 7Km tá bom.

    Outra coisa, alguem sabe de alguma antena setorial de 90º com irradiação horizontal que não seja a Pluton?
    Eu tenho uma Pluton dessa aqui, mas ela é muito pesada, se alguem ai estiver intereçado em troca podemos conversar.
    Tchê, não é fraquinho não. Eu uso com 32mw e tenho cobertura em 1200 metros. E no cliente só aumenta um pouco a potencia se tiver antena de pouco ganho. Se for uma de grade de 24dbi, pode usar tranquilamente baixa potencia.
    Eu testei um poe e não gostei também. Não sei se fiz algo errado, mas a energia chegava mas não era suficiente para o rádio. E o cabo não era comprido, cerca de 15metros.
    Então optei por levar uma extensão elétrica em separado.
    A antena da TSM nunca usei, mas peguei uma na mão de 17 dbi se não me engano, e me surpreendi com o peso. Quase nada. E a simplicidade de fixação também é algo de chamar a atenção.
    Tenho aqui duas da OIW de 14 dbi e também são pesadas

  10. #10

    Padrão

    No meu cenário não funciona a essa distância, tenho 5 antenas dessas, elas são ótimas, mais só tem 9 Dbi de ganho, recomendo para distâncias de até uns 3km, 7km só se o local não tiver interferência. Minhas células cobrem uns 3km cada, nesse caso ela é uma maravilha.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    No meu cenário não funciona a essa distância, tenho 5 antenas dessas, elas são ótimas, mais só tem 9 Dbi de ganho, recomendo para distâncias de até uns 3km, 7km só se o local não tiver interferência. Minhas células cobrem uns 3km cada, nesse caso ela é uma maravilha.

    Alguem tem alguma recomendação a fazer então?
    Vi aqui que não precisa ser uma antena de 120º, pode ser de 90º, qual antena eu poderia usar para chegar bem no meu cliente a 7KM?

    Gostaria de uma que operace na horizontal para sair um pouco das interferencias, mas como falei, não queria usar a Pluton pq é muito pesada e grande, e fora que tem angulo de irradiação de 20º, como minha torre fica à 150m é uma MERDA gigante acertar a inclinação para atender quem está perto e quem está longe.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Essa é uma boa para seu projeto 1929.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pô, não tinha visto esta da TSM. Baixo ganho, pode ser a solução para aquele meu projeto de micro célula, não Magal?
    Tem um angulo vertical de 25

  13. #13

    Padrão

    Olhando o diagrama dela, acho que fecha os 360° com apenas 2 antenas.

    http://www.tsm.com.br/sistemas/produ...120_id_125.jpg

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Essa é uma boa para seu projeto 1929.
    E acho que é a única 120º homologada.
    Pena que é pol vertical.
    Mas já estou conformado. Não se consegue tudo que se quer na vida, mesmo.

    Lá no site da Anatel tem duas fotos dela. A segunda foto é que ficou estranha.
    Colocaram a antena na horizontal.
    Mas sabemos que se ela foi construida para vertical, se colocar na horizontal, vai ficar extremamente direcional.

    Sexta feira eu vou lá conversar com eles.

  15. #15

    Padrão

    Parabéns a todos pelo tópico, todos com ótimo conhecimento no assunto.

    1929:

    Me parece relamente que é a única homologada com abertura horizontal de 120°. E realmente só tem com polarização vertical, talvez eles fabriquem com polarização horizontal, mais tem que consultar lá.

    Lipeiori:

    Tenho duas células aqui que estão usando apenas 2 antenas e cobrindo 360°, mais, como eu disse anteriormente pequenas distâncias, principalmente os clientes que estão fora do lóbulo de irradiação principal.

    warllock01:

    Tenho uma recomendação sim, EMC 20Dbi 90°, um tiro de canhão! Exagerada de potente. Tenho 2 em produção, ambiente extremamente ruidoso, cliente a uns 5km, cartão setado a 16 Dbi. Somente polarização vertical

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Alguem tem alguma recomendação a fazer então?
    Vi aqui que não precisa ser uma antena de 120º, pode ser de 90º, qual antena eu poderia usar para chegar bem no meu cliente a 7KM?

    Gostaria de uma que operace na horizontal para sair um pouco das interferencias, mas como falei, não queria usar a Pluton pq é muito pesada e grande, e fora que tem angulo de irradiação de 20º, como minha torre fica à 150m é uma MERDA gigante acertar a inclinação para atender quem está perto e quem está longe.
    Exato amigo, mais não tem abertura vertical muito maior que isso não, essa TSM, me parece que abre verticalmente uns 25°, uma das maiores aberturas verticais que já vi. Quanto maior o ganho, menos abertura tem. Deve existir alguma outra que tenha melhores características nesse sentido, mais eu nunca vi. Tem esse fabricante ..:: KATHREIN - Mobilcom Brasil Ltda ::.., mais dizem ser caras demais.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    warllock01:

    Tenho uma recomendação sim, EMC 20Dbi 90°, um tiro de canhão! Exagerada de potente. Tenho 2 em produção, ambiente extremamente ruidoso, cliente a uns 5km, cartão setado a 16 Dbi. Somente polarização vertical

    Sabe onde posso comprar?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Sabe onde posso comprar?
    Dá para comprar direto com eles.

    www.emctest.com.br