Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RBs série 400 - cartões compatíveis

    Pesquisando para comprar RB, encontrei no site Routerboard.com, um manual sobre as RBs da série 400 onde diz lá que não é compatível com cartões Senao 8602, atheros AR5211 ou Prism.

    Se for assim mesmo, vão sobrar poucas opções de cartão.

    Quem usa, pode confirmar isso?

    Está na pag 4.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos rb411ugA.pdf  

  2. #2

    Padrão

    Olá 1929,

    Tenho 05 rb 433, e ta funcionando normal com cartão senao 8602.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Olá 1929,

    Tenho 05 rb 433, e ta funcionando normal com cartão senao 8602.
    Pois eu estranhei esta citação tirada diretamente do manual de uma RB411. Nunca vi ninguém reclamar.

    "NOTE: that RB400 series currently does not support Senao 8602 cards, Atheros AR5211 or older chipset and Prism chipset based cards. Wireless compression is not supported on RB400 series devices."

    Os fabricantes as vêzes colocam umas informações desencontradas.
    Nas especificações das RB Alix, diz lá que o uso de compact flash para instalar o mikrotik não é recomendado porque fica instável.

    "• Mikrotik RouterOS is ultra picky about CF controllers, not recommended. "

    Mas na prática ninguém encontrou problema. Pelo menos nos foruns ninguém reclamou disso também.

  4. #4

    Padrão

    Mas é claro que eles vão dizer que são incompativeis. Não são cartões da routerboard !!!

    R5H, R52H, garanto que eles dizem que são 100%. E são mesmo, usam potência certa e não extrapolam em poluição de RF.

    8602 Plus - 600mW "NOSSA QUANTA POTÊNCIA"

    Como dizia um antigo jargão da Pirelli "Força não é nada sem controle"

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jtarraco Ver Post
    Mas é claro que eles vão dizer que são incompativeis. Não são cartões da routerboard !!!

    R5H, R52H, garanto que eles dizem que são 100%. E são mesmo, usam potência certa e não extrapolam em poluição de RF.

    8602 Plus - 600mW "NOSSA QUANTA POTÊNCIA"

    Como dizia um antigo jargão da Pirelli "Força não é nada sem controle"
    É exatamnete por ai mesmo, no meu pensamento.

    E também acho que os cartões R52H, e R5H, são na medidas certas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    É exatamnete por ai mesmo, no meu pensamento.

    E também acho que os cartões R52H, e R5H, são na medidas certas.
    Possivelmente voces tenham razão quanto a isso.
    Mas a prática está mostrando que são compatíveis.

    Mas destes cartões citados, só um deles é homologado, não?

    8602, queria fugir dele, apesar de alguns elogiarem,mas a maioria critica.

    Tinha preferencia por CM9, mas não estou achando com homologação. Sò achei sem selo e sem nfiscal.
    E com relação a potencia é um fato já estabelecido. Principalmente nos apezinhos o resultado é superior em baixas potencias. Eu tenho aqui conexão em 1200m com 32mw, mas já testei em 16mw e manteve a conexão.

    E quanto a citação da Alix, que instalação de mikrotik em compact flash não é estável? Verdade ou mito?

  7. #7

    Padrão

    Aqui já tivemos RB433 com 8602 também sem problemas. O 8602 é um bom cartão, até certo ponto. Com R52H no mercado os 8602 são última opção. Tem casos que funcionam bem, e outros que funcionam mal, deve ser sorte.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Aqui já tivemos RB433 com 8602 também sem problemas. O 8602 é um bom cartão, até certo ponto. Com R52H no mercado os 8602 são última opção. Tem casos que funcionam bem, e outros que funcionam mal, deve ser sorte.
    Pois agora tu tocou num ponto: "deve ser sorte."
    Será que esta sorte está relacionada com o aviso do manual da RB?

    Em projetos eletrônicos não deveria ter sorte. Ou é ou não é. É tudo da área das exatas.

  9. #9

    Padrão

    SORTE !!!

    010100101011100101 é sorte ou é lógica ?

    Desculpem os "sortudos", mas todos nós sabemos que informática é lógica e matemática pura, não é nenhum jogo para ter sorte.

    Ou presta ou não presta, funciona ou não, liga ou desliga.

    Não existe sorte, existe conhecimento e lógica.

    Era só o que me faltava.

  10. #10

    Padrão

    jtarraco, você me interpretou mal, o "deve ser sorte" foi irônico. Depende muito de como foi feita a instalação, já foi levantado em outro tópico que o problema desse 8602 pode ser vulnerabilidade a discargas elétricas, indução (sei lá se é esse o nome), algo assim. Aqui tínhamos um pop com RB e EMP8602, funcionando perfeito, sem problemas durante mais ou menos 1 ano (e sem aterramento). Já em outros pops que tentamos colocar 8602, a maioria deu problema, às vezes funcionava normal e estragava depois de 4 meses. A solução foi começar a usar cartões sem homologação por um tempo nesses pops...

  11. #11

    Padrão

    Esquenta não Xororó . . . foi apenas uma brincadeira.

    Estes cartões 8602 desde quando foram trazidos aqui para o Brasil são suspeitos.

    Montava aquelas coisas chamadas de UWR100 da linkbox que nada mais era do que um PC dentro de uma caixa hermética enorme com 3 slots pci e adaptadoras mini pci e cartões 8602. Tinham licença mikrotik level 4 e suportavam 200 clientes de uma vez. Absurdo de bom. Mas os cartões não aguantavam, ai colocamos um tal de CM9 . . . mesma coisa, depois o XR2 com 100 mW. ESPETACULAR.

    Coisas de sorte .

    abraços

  12. #12

    Padrão

    Esta "sorte" está mais relacionada com o lote de fabricação, eu penso.

    O Magal já falou várias vêzes, este cartão tem um bug.

    Mas parece que alguns não tem.
    Então a sorte está relacionada com o lote fabricado.
    Talvêz coisa de qualidade de algum componente.

    Não acredito que o projeto em si tenha erros, pois em matemática não pode ter sorte. ou é ou não é.

    Principalmente em código binário como o companheiro exemplificou muito bem.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jtarraco Ver Post
    Esquenta não Xororó . . . foi apenas uma brincadeira.

    Estes cartões 8602 desde quando foram trazidos aqui para o Brasil são suspeitos.
    ...
    Mas os cartões não aguantavam, ai colocamos um tal de CM9 . . . mesma coisa, depois o XR2 com 100 mW. ESPETACULAR.

    Coisas de sorte .

    abraços
    Cara, agora tu me assustou. Eu já estava atrás do CM9 porque é homologado.

    Me diga agora para onde fugir. Será que vou ter que contar com a "sorte"?

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    vamos homologar o r52h
    Pô Damaceno, nem a MD quiz homologar. Se tu conseguir vai ser uma boa.
    Eles homologaram ele mas só para vir junto com o kit MKBR100. Isolado eles vendem mas sem selo.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    vamos homologar o r52h
    Essa seria uma excelente idéia. Homologar um cartão 100% compativel com o produto que suporta.
    Pensando em muidos seria muito interessante sim.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Cara, agora tu me assustou. Eu já estava atrás do CM9 porque é homologado.

    Me diga agora para onde fugir. Será que vou ter que contar com a "sorte"?
    Amigos, nem sempre o produto homologado é o melhor.

    A Anatreco homologa por estar em acordo com os padrões que os orgãos determinam e não pela qualidade do produto.

  18. #18

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    o r52h nao atendeu a alguma exigencia?
    Acho que não houve interesse por parte da MD Brasil. Pena né? Mas eu entendi no teu post que tu ia entrar com pedido de homologação. É isso mesmo?

    Citação Postado originalmente por jtarraco Ver Post
    Amigos, nem sempre o produto homologado é o melhor.

    A Anatreco homologa por estar em acordo com os padrões que os orgãos determinam e não pela qualidade do produto.
    Sim, mas o que eu estava me referindo é que preciso investir em cartão homologado e não acho nada a não ser 8602.

    Eu pensei que o Cm9 estava homologado, mas é só para uso particular. Não foi homologado para comercialização.

  20. #20

    Padrão

    rs... deixa eu esclarecer as coisas... O "nós" foi uma sugestao para nos unirmos e homologarmos ele.....