Amigos do Forum, wireless é sempre assim, após a resolução de um problema sempre aparece outro!!!
O de Agora é o Seguinte: Em uma das cidades que atendemos, temos exatos 171 clientes, nos quais estes conectam a uma torre com tres paineis oiw 14dbi, cada este com um cartão senao 8602.
em média no horário de pico ficam 70 clientes conectados, sempre + ou - entre 25 a 30 no car~toa que mais tem clientes. as velocidades liberadas para clientes residenciais normalmente são 200k, sendo que no mikrotik colocamos da seguinte forma: 150k/200k 150k/250k 150k/200k 20/20, portando vendemos como 200k. tambem trabalhamos com cache full, sendo esse cache full 3mb compartilhado para todos, e não individual.
Daí tamos com um problema de muita lentidão em determinadas horas do dia, ack e ping com a torre um tanto alto, as vezes da ack 408 em até dois dos cartões, e ping a ponto de dar time out. Gostaria que vcs me ajudassem a solucionar esse problema. Se trocar esses cartões por r52h, resolverei esses problemas? e se aumentar o numero de painéis, colocando um ou até mais dois, pra dividir melhor os clientes, posso melhorar isso, ou criarei mais ruido pra mim mesmo? o que diriam os provedores que têm muitos clientes conectados a uma mesma torre? quantos mb em tráfego cada cartão suporta?
uso a RB 433 com fonte de 12v/10a pra distribuir!!!
o que vcs me aconcelham a fazer? estou um pouco preocupado com a chegada da vivo aqui, pois estão oferecendo uns pacotes bem competitivos! Alguem de vcs tiveram problemas com a concorrencia da vivo? preciso melhorar meus serviços, senão perderemos nossos clientes!!!!