Estou querendo usar energia solar em uma torre minha, alguem sabe onde consigo o material em BH?????
Obrigado
Estou querendo usar energia solar em uma torre minha, alguem sabe onde consigo o material em BH?????
Obrigado
estamos usando 1 painel kyocera se nao me engano, com um controlador e masi 2 baterias de 150
nunca parou
a placa solar quando tem sol forte da 20V e 5 amp
e alimentando 2 RBs 433, 3 R52H e 3 R5H
Tenho um enlace e uso duas rb433h em um unico ponto. uma ta com 2 catões r52h e na outra 2 xr5. e ta foncionando 100% solar. com duas placas em serie que carregam 4 baterias heliar de 70ah . antes de ligar os xr5 tava so com duas baterias em serie e tava 100% mais quando liguei os xr5 o consumo subiu dai comecei a ter falta de energia das 5:00 as 7:30 am coloquei mais duas baterias e resolveu o problema.
Última edição por maguinho; 08-04-2009 às 00:02.
amigos, pode ser ignorancia minha perguntar, pois ja vi aki neste forum que colocaria as RB diretos na Bateria. Entao a pergunta: as RBs suportam qualquer Amperagem sende entre 12 e 48V? ou se recomenda usar alguma amperagem menor pra evitar danos as placas?
Abraços
Cara seus calculos estão além da imaginação, uma rb433ah com 3 cartões consome algo em torno de 700ma ou seja 0,7 amperes, tenho aqui no RS 3 torres com esta configuração sendo alimentadas por um painel kc85 com controlador de carga phocos e uma bateria estacionária de 105ah, e não tenho problemas nem no inverno que o sol passa dias sem dar o ar da graça.
Se sua região tem bom periodo de insolação use um sistema semelhante a este meu, que vai dar conta do recado sem problemas, por precaução use uma bateria de 150ah, e não deixe ela no chão.
Referente ao consumo das rbs não sei dizer oq consomem em watts ou amperes, mas sei em R$, tenho 1 de minhas torres com 2 rbs, 5 cartões, e uma lampada de 60 watts, a lampada liga só a noite, e no final do mes sabe quanto é a minha conta de energia elétrica? R$5,00
Todas as baterias automotivas são de 12V. O que varia é a amperagem dela. Nos caminhões, são usadas duas em série p/ obter os 24V.
O "Guest" está certo. Tenho uma torre alimentada por um sistema solar. Uso uma RB 433 e dois cartoes R52H em 100mw. O consumo do conjunto (pico de tráfego) não chega a 500mA (0,5 ampéres).
Levando em conta a minha situação, o conjunto todo consome 12 Amperes por dia. Uso uma bateria de 100 amperes, o que me dá uma autonomia de pelo menos 6 dias completamente sem sol. O painel solar é de 50W, o que possibilita recarga da bateria a 4 amperes por hora. Levando em conta 9 horas de sol por dia e a média de 2 amperes de carga por hora (levando em conta o angulo de incidencia solar sobre a placa), o painel recarrega a bateria 18 amperes por dia. Em 9 horas de sol, o painel recarrega a bateria p/ as 24 horas deste dia e mais 12 horas do dia seguinte.
Tenho este sistema a 03 meses e não tive problemas (isso em pleno inverno gaúcho).
Espero ter contribuído.
Vamos lah então...
Então uma RB433ah c/ 2 ou 3 cartões da pra ser alimentado c/ 1 painel de 50w + controlador de carga + uma bateria de 100ah ?????????????????????
Cara achei que seria mais pois pensa comigo, uma rb tem q ser usado pelo menos uma fonte de 18v 3 amp isso daria = 54 Watts, bem interessante um painel de 50w dar conta de alimentar ela...
Sem conhecimento, fiz um sistema o seguinte: 1 painel de 100w + controlador de carga + bateria de 100ah para alimentar 2 AP e fiquei com medo de não funcionar... Mas ja faz uns 30 dias e ja esta show de bola...
Abraço !!
Pessoal, vocês poderiam me dizer onde comprar estes equipamentos, o que seria necessário (apenas os ítens, pois a potencia necessária irei calcular ).
Obrigado!
Ai galera...
naum tenho muita certeza mas ligar a RB direto na bateria não é aconselhavel nao... por que a bateria despara os 150A o tempo todo... se por engano vc fechar o curto vc vai queimar até a caixa hermetica.. rsrsrsrs
aqui eu uso a RB direto na Bateria mas com um RESISTOR de 5Ap, assim só passa 5Ap pra a RB...
uso um painel dois paineis de 40wats cada e uma bateria de 150A, funcionando blz a 5 meses...
alimentando uma RB433 e 2 cartoes.
intaum indico vc por os resistores na saida da bateria...!!
vlw!
"Gest".
Fiz os cálculos baseados nas informações que postaram em outro tópico e apenas como orientaçao para os demais.
Se eu fosse fazer o projeto, com toda a certeza do mundo, eu buscaria todas as informações necessárias antes de realizar algum cálculo de dimensionamento.
Uma coisa posso afirmar, se a corrente de uma RH e seus cartões não passa de 700 mA uma bateria de 7 A/H, das pequenas, deixaria o sistema no ar por algo como 5 horas sem problemas. Isso além de tudo reduziria e muito o investimento necessário, tendo em vista também que os paineis seriam menores em potencia e valor $$$.
Posso garantir a você que quem tem conhecimento desse assunto não desperdiçaria tanto em uma bateria de 150AH para alimentar um sistema com consumo tão baixo.
Abraços,
lacerdarocha:
Você tem razão. Não é aconselhavel ligar nada diretamente a bateria sem algum tipo de proteção. Mesmo que seja um simples fusível com valor de face próximo do valor máximo que o dispositivo vai necessitar.
Se o fabricante determina que a máxima corrente que o circuito "puxa" é de 1A deve-se colocar um fusível de 1,5A em séria com o terminal positivo entre a bateria e o circuito.
Isso garante que se houver algum tipo de "curto-circuito" no circuito a corrente máxima que a bateria vai fornecer será o topo do que o fusivel suporta e dai ele se rompe.
Eu aconselho nesse tipo de projeto usar de dispositivos que controlem a carga e descarga pela potencia máxima dos circuitos ligados.
Abraços,
PESSOAL, O QUE EU PODERIA USAR, SIMPLESMENTE PARA EVITAR UMA QUEDA DO SERVIÇO, POR FALTA DE ENERGIA ELETRICA.
E UMA TORRE Q FICA NA ZONA RURAL, E QUE NA EPOCA DA CHUVA , FREQUNETEMENTE TEMOS PROBLEMAS DE ENERGIA ELETRICA.
OBRIGADO
adaptar não tem como, tem que comprar um próprio, eu compro no-breack na localx, um de 1400 v.a com saida pra bateria automotiva ta custando 440,00.
Amigo tem algumas normas aki no under, tipo quando for postar tem que escrever em minusculo, pois maiusculo da a impressão que esta gritando com alguem....
Cara um sistema que eu ja vi uma empresa fazendo é mandar fazer uma fonte cheveada usando a energia elétrica e quando a energia elétrica acaba essa fonte chaveia pra passar a corrente de uma bateria no noobreak, alarme... 12v 7amp que você coloca dentro da própria cx hermética.
Dizendo os técnicos da empresa que eu vi esse projeto, a bateria consegue suportar uma rb433ah c/ 3 cartão xr5 por 6 (seis) horas....
A próxima cx hermética q vou produzir será desta maneira....
Menos custo e menos espaço e o melhor se for torre repetidora não precisa deixar equipamento pesado nela (noobreak) ou então no chão correndo o risco de furto...
Qualquer dúvida pergunta ae q posso ver com eles mais detalhes...
Abraço !!