Postado originalmente por
yondaime
Bom, vou deixar o meu argumento nesse tópico:
Caro xande, você irá buscar um link da Unotel que por sinal é bom e barato. [ponto]
mas, não é pouco "20mbps full" para o primeiro salto?
sendo que a sua rede vai ter 3 saltos,
você comprou antenas de dupla polorização, então utilize-á,
você pode colocar outro par de rb e cartões e fazer 2 enlaces de 20mbps full, (o que começa a ser bom)
depois no seu salto de 54kms, é foda fechar um link alto com essa distância, mas garanto que o seu sinal não poderá ser mais que -69 (pois em 63kms conseguimos -71 com xr5)
outra coisa, você terá que ter uma boa estrutura de energia "backup" , acho interessante você fazer o esquema da bateria ligada direta na rb e ligar um carregador de bateria junto.
outra coisa, PTP's tem fama de em algum momento da noite simplesmente parar,
uma chuva, um nevuero ou coisa do tipo, mantenha algum link backup "fibra" nem que seja só para acessar sites basicos "com regras de firewall você faz ume squema de quando um link cair esses sites "essenciais" saia pelo link de fibra".
eu já falei com muita gente para testar antenas da pluton com cartões a 6ghz , você conseguiria um througput mais elevado e tambem uma estabilidade a mais na rede.
existem antenas de maior ganho tambem que podem te ajudar nessa jornada.
"Aviso: o seu sinal está baixo pela distância, mas posso te dar um conselho do porque: as vezes o suporte que está fixado na torre seja em formado de ] pode estar meio "desalinhado" o que faz uma antena ficar assim | e outra assim \ ... aí você perde muito no sinal, pois o sinal fica meio vertical e meio horizontal.."
mas acredito que você pode fazer um bom link, mas é necessario perfeição.
espero que dê certo aí..
poste resultados após os 54kms :}