Postado originalmente por
nandofer
Boa Tarde pessoal!
Quero dizer que ja vi muita briga com relação a esse assunto. Foram os topicos que deram mais criticas e problemas. Já digo que o objetivo não é gerar polemica e vou trabalhar com os dados fornecidos pelos datasheets dos fabricantes dos cabos.
No inicio usava somente RGC-213, depois comecei a usar RGC-58 nos clientes, procurando manter até 10metros. Consegui trabalhar com clientes com 9metros de RGC-58 85% malha da condutti com até 2,74KM de visada perfeita pra uma onmini AQUARIO de 15Dbi. Essa onmini funciona hoje com 20 simultaneos de pico e atende clientes com 128K e 256Kbps. Compro o RGC-58 85% a R$120,00 o rolo de 100mts.
Começou a confusão quando uma cliente de outro provedor me ligou pedindo pra que eu fornecesse sinal pra ela. Percebi que a antena dela estava a uns 15metros da placa PCI ralink 2561t dela, e vi que o cabo era fino. Sem me preocupar alinhei a antena e vi o sinal dando 100% ou -51dbm. Pingou o MK beleza, mesmo com 30000bytes de buffer ficou em torno de 180ms. Gostei. Fui investigar e medi o cabo dela que dava 17metros de comprimento. Anotei o nome do cabo RGC6 de 60% de malha. No google earth a visada era de 2,1KM. Gostei muito do resultado daquele cabo que um concorrente estava usando. Comecei a pesquisar aqui e vi muitas brigas por causa dos 75OHM aqui no forum. Então parti pros DATAsheets dos fabricantes e fiquei surpreso.
Cabo | Atenuação e Potência Remanescente em 10 mts*
Lembrando que DLC58 é o mesmo RGC58.
Estive olhando os Serie 6 e os DLC6 que tambem são equivalentes aos RGC6 com algumas variações como Quadshield trishield, condutor central variando entre aço cobreado e cobre nu.
Bom Galera o que me surpreendeu é como esses cabos de 75OHMs RGC6(DLC-6 e cabos serie 6) tem o mesmo diametro do condutor interno do RGC-58(1,02mm) e o RGC58 tem uma atenuação de 58% a mais em 10 metros.
SALVE os RGC6 em 2,45GHz.
Vi que esses cabos 75ohms, tem eles com 60% de malha e 90% de malha e ainda tem uns com Trishield e Quadshield, concerteza melhorando e muito a inmunidade a ruidos. Velocidades de propagação chegam a superar em 2% a dos RGC58 e RGC213, tendo modelos com 84% de VP.
Estou consciente que estes cabos são melhores que os melhores RGC58, mesmo usando eles em sistemas WI-FI (50ohm).
Não tenho como medir ROE, mas não vou me importar com isso já que na pratica vi uma placa RALINK funcionando melhor que qualquer RGC58, com 17Metros de cabo RGC6 e a cliente me disse que tinha comprado o kit a mais de 1,5 anos(Não Queimou)
Pensei, 75OHM maior que os 50OHM do cabo correto. OK então está errado em usar. Verifiquei e vi que a capacitancia desse cabo é menor, então o sinal ficaria com uma amplitude maior trafegando nesse cabo correto, concerteza os ruidos tb. Mas não vou levar nada disso em consideração, porque também as antenas muitas delas são fechadas em CURTO circuito, e mesmo que apresentem 50OHM considerando ressonancia de 2,4GHz, e se tiver descasamento de impedancia por causa do cabo, Não QUEIMA o equipamento, pois 1,5 ANOS do equipamento dela e nao queimou. Outra, como o cabo´tem uma impedancia maior que a da ANTENA, acredito que a impedancia final se dara pela antena que tem uma impedancia menor, sendo a impedancia do cabo maior, não apresentará problemas.
Bom fecha aqui minha experiencia vivida com esses cabos de 75OHM, e estou providenciando a compra de um rolo de 100mts com Quadshield, condutor central de cobre nu, e uma broca de 7mm, pra refurar a porca dos meus conectores SMA e N-femea, para nao ter dificuldades em colocar os conectores nesses cabos. EM 10 METROS SÃO 2.2dbs de potencia a mais...
Tai explicado porque fica melhor...
Agradecer não toma tempo quanto fazer um topico desses....