Nandofer, estive lendo aquele arquivo que você postou.
E realmente é possível usar cabo de 75 ohms com rádios e antenas de 50ohms.
Naquele artigo mostrou que pode-se conseguir rendimento, desde que haja um casamento de impedâncias.
Como se consegue isso? Um dos modos é por usar cabos com comprimento correto ou por promover um acoplamento ou casamento das impedâncias. (Lembrei do Gilvan).
Citou lá no artigo, que alguns fabricantes usam calibrar suas antenas para cerca de 60ohms, o que facilita este casamento.
Aqui no Brasil, todas as antenas para wireless são para 50ohms, o que não invalida a informação, mas cria um complicador.
Mas o que mais eu gostei na informação é que não precisamos nos ater aos 50ohms no cabo. Podemos escolher um cabo que tenha as melhores especificações mesmo com 75ohms e daí partir para o casamento perfeito.
Este é um conceito que eu já tinha assimilado lá nas baixas frequencias, mas aqui em 2.4 isso é algo que ainda não está bem claro, pelo menos para mim.
Eu andei fazendo uns testes com stub e deu resultados, mas o trabalho envolvido foi grande, talvêz mais pelo fato de não ter ainda o conhecimento necessário.
Mas uma coisa é certa. O Gilvan tem razão. Temos como melhorar nossas instalações, na medida que adquirirmos mais experiência nesta área.
Logicamente, quando usamos um cabo com alto rendimento como o LMR400 ou 600, temos uma "mãozinha" pois são cabos de alto rendimento. Isso facilita algumas coisas. Mas estes cabos são caros e chatos de trabalhar com eles.
Então porque não usar cabos mais fáceis de trabalhar e mais baratos e conseguir os mesmos resultados? Acho que é isso o que você quiz trazer a atenção ao abrir o tópico.
Eu vou testar os quadrishield 75 ohms para ver no que vai dar. E não são caros, pois se usar o AP junto da antena, o comprimento será mínimo.
Mas antes eu precisava assimilar mais sobre as técnicas do Gilvan. O problema é que sempre que sai o curso dele, aparece algo de mais urgente para mim. No mês passado, eu estava lá em Porto Alegre mas em outro curso que não poderia deixar de participar, já que o meu ganha pão ainda não é wireless. E coincidentemente neste 25/04 estarei novamente em Porto Alegre envolvido no meu curso e não poderei ir lá.
No seu caso específico, melhorou porque o comprimento do cabo promoveu um melhor casamento das impedãncias.