Ai q ta, nao quero criar queues na SIMPLE QUEUE, utilizo mais de 1500 clientes, ai complica,, vi um cara q conseguiu grava os graficos, mas ele utilizou Mysql, e Radius, so q nao axo esse topico mais...
esse sistema de gerenciamento radius seria bom se fosse integrado com algum software de gestao financeira
galera tive uma idéia...no cacti, tem como criar um gráfico a partir de um OID (snmp), e creio eu q quando se cria uma queue dinamica ele deve ter um OID, entao seria pegar esse OID da queue e gerar o gráfico conforme vc quer...do mesmo jeito q vc pega um OID pra gerar gráfico de UPTIME do mik, deve te como gerar da queue..alguem mais ?
t+
usa um script php q conecte via snmp no mk e pegue atraves de teu sistema o oid da queue, usando o nome dela..
tipow: pppoe-maiko (o nome da queue sempre é o mesmo), mesmo q mude o oid, mas vc antes de atualizar os dados, conecta e valida se tal oid, é mesmo de tal queue...algo assim..
flws
no mik
/queue simple print oid
ta ae...se isso ajudar...
[root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.2.33
enterprises.14988.1.1.2.1.1.2.33 = STRING: "Endrigo"
[root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.10.33
enterprises.14988.1.1.2.1.1.10.33 = Counter32: 49400
[root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.11.33
enterprises.14988.1.1.2.1.1.11.33 = Counter32: 40499
flws amigo..t+
a ideia de um script que verifica o OID com o nome é excelente. Basta eu ter tempo e meter as caras nisso pra testar.
Seria um script que abre os OID de tempo em tempo, pega o nome de cada queue e verifica o OID e manda para um arquivo (cada queue teria o seu), e o linux gera os graficos.
Pensei nessa maneira para funcionar e depois fazer de um jeito mais facil.
isso aqui garanto que ajuda um monti, já tem alguma coisa meio pronta com o cacti...se nao quizer usar ele pega os xml como exemplo pra usar como quiser...
cacti mikrotik queue - Google Search
To finalizando o Cati.. vo posta aki o q fiz, pra pega as queues simple
O Cacti faz isso sobre os dinamicos, mas to testando ainda pra fica 100%, fiz em slack, mudei pra Debian pra ver, e ja to postando os resultados, so me da uns min. pq to sem energia aki afff...