Tava rolando um topico muito bom ha um tempo atras, mas o mesmo foi fechado e eu gostaria de citar alguns posts interessantes e iniciar uma discussão "sadia" sobre o assunto.
O protoclo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, ap... etc.Isso quer dizer que qualquer cartão que eu colocar em B não pode ter mais de 32 clientes simultaneos?
No cartão que vou colocar é o XR2 da ubiquiti.Agradeço muito pela sua ajuda amigo e também não duvido do seu conhecimento.
Mas, acho que não faz muito sentido eu investir em um servidor Mikrotik e utilizar um cartão XR2 da ubiquiti com a 802.11b e trabalhar com no máximo 32 clientes simultâneos...
Se fosse assim eu compraria somente um AP da GTS Telecom de R$198,00 que aguenta tranquilo 30 clientes simultâneos, que eu já vi na prática...
A pergunta que fica no ar é: Porque então as pessoas investem pesado em um Mikrotik para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, se elas podem comprar um AP por cerca de R$200,00 que também aguentam os mesmos 32 clientes com controle de banda e tudo mais???
Não é só referente a este Post, mas englobando os anteriores também...
Desculpa por qualquer coisa e muito obrigado!primeiro amigo, que quantidade de clientes é uma coisa e quantidade de clientes com qualidade é outra! Com o mikrotik vc tem um sistema profissional e estável que aproveita o máximo throughput do cartão; tem um excelente sistema de controle de banda, prioridade de tráfego, roteamento, firewall, entre outras coisas. Já trabalhei com esses AP'szinhos no príncipio, e sinseramente só me deram dor de cabeça.
Lembre se que um fusca leva a mesma quantidade de passsageiros de um belo carro de luxo, no entanto, não dá nem para compará-los.
Aps funcionam bem em rede interna, em rede externa é furada!O motivo pelo qual o 11b tende a funcionar em ambientes outdoor melhor, é que a modulação para a qual foi projetado o padrão é a DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) que se beneficia em trabalhar em bandas de frequências menores( ou quase isso, talvez esteja me expressando mal), já o OFDM(Orthogonal Frequency Division Multiplexing) que é usado pelo 11g tende a sofrer maior interferências por utilizar uma banda maior de frequência e com filtragem de ruido simples, o padrão de modulação do DSSS permite aos receptores filtrar sinais que não utilizam o mesmo padrão, incluindo ruídos ou interferências.
Eu sugiro a você a fazer uma avaliação dos fatores que influenciariam no uso do 11g com suas antenas, como distância e banda exigida nos clientes. O G funciona mas para curtas distâncias, baixa interferências, ou em longas distâncias em PTP com baixa interferência.Boa noite a todos! Lendo as contribuições dos amigos fiquei intrigado com a afirmação de que o protocolo 802.11b foi concebido para suportar 32 usuários. Dei uma pesquisada e não encontrei nada a respeito desta afirmação... Não consegui enchergar muito sentido nisso...
Inicialmente acredito ser importante o conceito de usuários simultaneos e usuários conectados... Simultâneo (na minha opinião) é a quantidade de usuários transmitindo ou recebendo dados ao mesmo tempo na rede. Conectados são usuários que estão registrados no AP no entanto naquele instante não estão transmitindo dados. Logo, isso deve ser levado em consideração.
Outro dado que acho importante é o "plano de acesso" do cliente, quanto menor a velocidade do cliente mais clientes simultaneos vc vai poder ter. Fator de grande relevancia é a poluição das frequencias da região. Quanto mais limpo menos se retransmite pacotes e mais a rede fica liberada...
Olhando todas as camadas do modelo OSI não consegui abstrair em que camada estaria esta limitação explícita de 32 usuários, mesmo que seja uma limitação teórica do tipo cabo de rede cat5 só pode ter 100mts...
Acredito que a capacidade de manter a potência com qualidade no sinal mesmo que esta seja 30mW é o mais importante. Para montar um PCAP com qualidade deve-se atentar para alguns fatores importantes: fonte com boa potência real, boa refrigeração, boa qualidade das conexões, cartões e painéis.
Os cartões senao - engenius tem a assustadora potencia de 600mW, mas isso não é importante e até prejudicial e como um carro a 220Km/h fica sem estabilidade... Use panéis de qualidade como os Hyperlink, uma boa dica é o uso do painel de 14dB 90º polarização horizontal da HYP a maioria dos provedores trabalha com pol. vertica, vc já foge um pouco da poluição, use cartões de qualidade o senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 é uma boa opção segura até 120 usuários conectados. Use as versões mais atuais do mikrotik que jah tem alguns BUGs corrigidos e suportam mais memória RAM.
Faça instalações no cliente com qualidade, não misture no mesmo cartão clientes que estão próximos com os que estão muito longe, faça repetidoras ou coloque outros painéis na torre para atende-los.
Estas são sugestões que extraí após algum tempo lendo a colaboração dos amigos do fórum e lendo muitos documentos na net...
Não sou dono da verdade são apenas sugestões que podem ser perfeitamente contestadas pelos amigos...
Crie um hotspot, pools DHCP... para cada cartão e observe as recomendações dos amigos quanto à distancia entre painéis, diferença entre as faixas....
Caso a limitação de 32 usuários na 802.11B seja real divulgue a fonte... fiquei muitoO SL-2511 da Senao 'e muito bom ele tem chipset prismII estou usando ele em todos meus pop's e estao em media 90 clientes simultanoes em cada cartao.... fornecedor tem varios aqui no brasil agora 'e so cotar e ver qual le agrada mais =)
Se funciona no mt, funciona sim muito bem....Se tem uma coisa que eu posso afirmar é que um AP como GTS, WR254, G220 aguenta 30 clientes simultaneos sem problemas.Tenho cartão 2511 da senão aqui, e nunca passou de 50 conectados, aliás com essa quantidade já tinha perda de pacotes etc.
Mas é bom lembrar, que além de conectados meus clientes tinham tráfego.
Não esqueçam a qualidade!!
A briga não é com a quantidade de clientes no cartão e sim com a qualidade da conexão (lembrando que isso também não tem nada a ver com intensidade de sinal)
É agora? É limitação do protocolo? Do processamento? Da memoria?
No proprio Senao 2611 tem o limite de 32 MACs cadastrados, mas usando o cartão num PC-AP já teve gente que conseguiu até 60 simultaneos.