Resultados da Enquete: O que vc acha melhor para implantar na sua rede?

Votantes
96. Você não pode votar nesta enquete
  • Ip FIXO

    38 39,58%
  • DHCP

    58 60,42%
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão Ip Fixo ou DHCP

    Pessoal,
    bom dia!

    Gostaria de saber os pros ou contras que vcs tem com relação a usar o:

    IP Fixo

    ou

    DHCP

    Qual que vc acha melhor?

  2. #2

    Padrão

    eu prefiro dhcp, pois qualquer alteração é feita por aqui, e nem precisa ir nos clientes. Recentemente passei minha rede toda para maskara 252 , e fiquei pensando se tivesse ip fixo teria que ir no cliente e fiz tudo por aqui.

  3. #3

    Padrão

    Isso depende de cada cenário... Se possível desativa DHCP para nenhum intruso se meter a besta..

    Abraço..

  4. #4

  5. #5
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Aqui comigo DHCP ...

  6. #6

    Padrão

    Aqui uso DHCP de tal modo que somente clientes (MAC) conhecidos obtêm o endereço. Também passei por uma mudança de mascara aqui foi quase indolor; o poder ficou por conta de outros ajustes no firewall. Preve PPPoE na rede!

  7. #7

    Padrão

    Depende da sua necessidade, mas acho mais interessante o DHCP devido à mobilidade e facilidade de futuras mudanças. Aproveitando o barco, bjaraujo vc direcionou um range para determinados mac's setando ip, ou de forma aleatória, sem direcionar ip, qualquer máquina pode pegar qualquer ip?

    Att.

  8. #8

    Padrão

    Boa tarde

    Parceiro eu vejo a coisa da seguinte maneira:

    Prós = voce tera a administração da tua rede na tua mao, é mais facil caso voce precise alterar algum range de ip, mascaras estas coisas.

    Contras = Limitar o acesso dos clientes somente com mac deixa tua rede um pouco vulneravel, caso voce venha a trabalhar com radius algum dia voce ira perder um dos atributos de checagem que é o ip fixo que ta na maquina do teu cliente, alem do mais voce pode por um ip fixo no cliente e no momento que ele se logar no teu mikrotik voce faz o mascaramento dele para um ip valido ou de algum outro range qualquer, e aqui mesmo no under tem varios tutoriais de como fazer isso.

    Ai fica minha opniao


    Abraços


    Marcelo

    ============================
    Se fui util nao custa nada clicar em agradece

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mgn5005 Ver Post
    Boa tarde

    Parceiro eu vejo a coisa da seguinte maneira:

    Prós = voce tera a administração da tua rede na tua mao, é mais facil caso voce precise alterar algum range de ip, mascaras estas coisas.

    Contras = Limitar o acesso dos clientes somente com mac deixa tua rede um pouco vulneravel, caso voce venha a trabalhar com radius algum dia voce ira perder um dos atributos de checagem que é o ip fixo que ta na maquina do teu cliente, alem do mais voce pode por um ip fixo no cliente e no momento que ele se logar no teu mikrotik voce faz o mascaramento dele para um ip valido ou de algum outro range qualquer, e aqui mesmo no under tem varios tutoriais de como fazer isso.

    Ai fica minha opniao


    Abraços


    Marcelo

    ============================
    Se fui util nao custa nada clicar em agradece
    Sábias palavras!!! Parabens!!! Faço de suas palavras as minhas!!! Mesma opnião!!!

  10. #10

    Padrão

    aqui so uso DHCP

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Sábias palavras!!! Parabens!!! Faço de suas palavras as minhas!!! Mesma opnião!!!
    é só amarra IP ao MAC e jogar no DHCP.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    é só amarra IP ao MAC e jogar no DHCP.
    Mas eu atento para o fato de que o DHCP para redes sem fio não fica tão legal, como sempre tenho dito é quem ele é muito prático, mas em termos de desempenho usar IP fixo é sempre uma boa opção. Então entre praticidade e desempenho, fico "EU" com o desempenho!!! Abraços!!!

  13. #13

    Padrão

    Olá Jociano, mas usando ip fixo numa rede sem fio vc não perderia em eficiência, visto que nem todos têm conhecimento suficiente para configurar um acesso a uma rede wireless, sendo assim teríamos que disponibilizar sempre uma pessoa para fazer essa configuração. O que é q vc's acham?


  14. #14
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    Olá Jociano, mas usando ip fixo numa rede sem fio vc não perderia em eficiência, visto que nem todos têm conhecimento suficiente para configurar um acesso a uma rede wireless, sendo assim teríamos que disponibilizar sempre uma pessoa para fazer essa configuração. O que é q vc's acham?
    Sim! Vc teria uma economia no pessoal... Porém, eu acho q quando vc tem o IP Fixo vc tem o controle da sua rede... vc sabe quem é quem...

  15. #15

    Padrão

    Já vi diversas vezes em Empresas o DHCP do windows não funcionar onde foi preciso configurar os ips manualmente, muitas vezes dá conflito de ip, no caso de uma rede empresarial o ip fixo auxilia no controle de serviços como por exemplo um simples bloqueio de site para tal máquina(ip), a única vantagem do Dhcp em cima do ip fixo é a facilidade de configuração, ou seja tudo automático, imagine eu cliente sendo obrigado a usar os dns da claro no meu modem 3G!

    Como falei no meu primeiro post, tudo depende da necessidade...


    Abraços..

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    Olá Jociano, mas usando ip fixo numa rede sem fio vc não perderia em eficiência, visto que nem todos têm conhecimento suficiente para configurar um acesso a uma rede wireless, sendo assim teríamos que disponibilizar sempre uma pessoa para fazer essa configuração. O que é q vc's acham?
    Eu sei! Não tiro sua razão, é um pouco complicado essa questão, eu mesmo penso em usar DHCP na minha rede, porem estou migrando alguns clientes para 5.8GHz com Nano5 e assim que boa parte já estiver migrada eu irei ativar o DHCP, visto que o PC-AP e RB estaram com um trafego menor e assim dando um resultado melhor para o DHCP funcionar! Abraços!!!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por info24hs Ver Post
    Já vi diversas vezes em Empresas o DHCP do windows não funcionar onde foi preciso configurar os ips manualmente, muitas vezes dá conflito de ip, no caso de uma rede empresarial o ip fixo auxilia no controle de serviços como por exemplo um simples bloqueio de site para tal máquina(ip), a única vantagem do Dhcp em cima do ip fixo é a facilidade de configuração, ou seja tudo automático, imagine eu cliente sendo obrigado a usar os dns da claro no meu modem 3G!

    Como falei no meu primeiro post, tudo depende da necessidade...


    Abraços..
    Justamente, temos que ver se há realmente a necessidade, eu noto que DHCP em redes sem fio não funcionam de forma como deveriam, por isso sempre optei por usar ip fixo, mas isso deve ser analisado caso a caso!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Sim! Vc teria uma economia no pessoal... Porém, eu acho q quando vc tem o IP Fixo vc tem o controle da sua rede... vc sabe quem é quem...
    Ok blz, é válido sim, mas tem a possibilidade de vc controlar o acesso pelo mac. Ter uma base de dados dos macs cadastrados(capaturar esse mac no envio de um formulário web na sua rede sem fio) e liberar ip aleatoriamente. Assim vc usa dhcp e tem controle por mac.
    Vlw pela força.

    Att

  19. #19
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    Ok blz, é válido sim, mas tem a possibilidade de vc controlar o acesso pelo mac. Ter uma base de dados dos macs cadastrados(capaturar esse mac no envio de um formulário web na sua rede sem fio) e liberar ip aleatoriamente. Assim vc usa dhcp e tem controle por mac.
    Vlw pela força.

    Att
    Haaaaaaaaaa!

    VlW! Tranks!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    [...]Aproveitando o barco, bjaraujo vc direcionou um range para determinados mac's setando ip, ou de forma aleatória, sem direcionar ip, qualquer máquina pode pegar qualquer ip?

    Att.

    Ip Fixo por DHCP, ou seja, não aleatório, associado ao MAC.